O vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Fujio Takamura participou na segunda-feira (22/08), da cerimônia onde o governador Beto Richa recebeu, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e discutiu o estreitamento das relações comerciais do Paraná com o país europeu. Desde o início do governo, em 2011, Richa tem trabalhado para o fortalecimento comercial com a Rússia e fez duas missões internacionais ao País, em 2013 e 2015.
Também neste mesmo dia, o embaixador da Federação Russa no Brasil, Sergey Akopov, entregou, em cerimônia no Palácio Iguaçu, as credenciais para o primeiro cônsul-honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said, atual presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar).
“Com a instalação deste consulado honorário, temos a certeza de que todos interesses comuns entre o Paraná e Rússia terão um encaminhamento mais célere e vai abrir novos horizontes dos produtos do Estado do Paraná”, afirmou o governador Beto Richa.
A instalação do consulado na capital paranaense vai ajudar no fortalecimento das relações comerciais e institucionais do Estado com aquele país. Também será instalada em Curitiba a Câmara de Comércio e Indústria Paraná-Rússia. A oficialização da câmara aconteceu na noite de segunda-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
“O Paraná é um grande parceiro da Federação Russa. A instalação do consulado e da câmara de comércio objetiva, principalmente, incrementar essas relações, não só as comerciais como também cultural, na área científica e em projetos e parcerias tecnológicas”, explicou o cônsul-honorário.
O governador Beto Richa recebe em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch Akopov. Na foto, e/d: cônsul honorário da Russia em Curitiba, atual presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná, Acef Said; governador Beto Richa; o embaixador , Sergey Pogóssovitch Akopov e o cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Konstantin Kamenev.
Fonte: Agência Estadual de Notícias