O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná, CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, representando também o ICCBJ – Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, participou no dia 3 de agosto, da reunião sobre o projeto Angra Doce, com a presença de lideranças do Paraná e de São Paulo, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O encontro foi promovido pela Global Compact Cities Programme, coordenada por Rosane de Souza, Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Planejamento e do secretário Cylênio Pessoa Pereira Júnior, e Estado de São Paulo, coordenado pelo Deputado Capitão José Augusto.
O projeto, que tem a parceria do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, prevê a concretização do potencial turístico e o desenvolvimento sustentável da região denominada Angra Doce, que engloba cinco municípios paranaenses e dez paulistas.
Na reunião foi assinada uma manifestação de interesse dos municípios da região em participar do projeto inovador do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.
Representantes da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp) e da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (Unesp) também assinaram um termo de acordo para a constituição de um convênio de cooperação técnica nas áreas de pesquisa e extensão.
O autor do projeto de lei que denomina a região como Angra Doce e institui a área como de especial interesse turístico, o deputado federal capitão José Augusto, também esteve no evento. Ele ressaltou que o turismo pode dar à região outro patamar de desenvolvimento, de forma sustentável, para melhorar a geração de emprego e renda e a qualidade de vida da população.
Também estiveram presentes no encontro o secretário estadual de Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício; o secretário em exercício da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio; o secretário estadual de Turismo de São Paulo, Romildo Campello; os deputados estaduais paranaenses, Luiz Claudio Romanelli e Pedro Lupion e representantes da empresa Duke Energy.
Fonte: www.pr.gov.br