Translation Support

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Presidente da CCIBJ-PR fala sobre Plano Diretor em Araquari, município de Santa Catarina

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado do advogado e especialista em Parcerias Público Privadas – PPP´s, Paulo Base, participaram no dia 24 de novembro, da reunião do grupo gestor do Plano Diretor do município de Araquari, em Santa Catarina.

A convite do prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem, e recepcionados pelos vereadores do município, o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro fez uma explanação sobre Plano Diretor e de como formar Cidades e Comunidades Inteligentes. Já o advogado e especialista Paulo Base, falou aos presentes na reunião sobre Parcerias Público Privadas – PPP´s.

Plano Diretor de Araquari

A primeira rodada de reuniões pelos bairros de Araquari e mesmo uma reunião com as entidades da cidade, já aconteceu.

“As reuniões estão sendo realizadas nos bairros, sempre após 19h, contudo, tivemos pouca participação da comunidade, mesmo com as divulgações. O que nós queremos é ouvir a comunidade, este é momento para que a população que mais conhece os bairros onde moram, nos digam o que acreditam que pode mudar, melhorar em nossa cidade”, explica, Mirian Soares, secretária de Planejamento.

Araquari foi destaque este ano, sendo colocada por meio de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a cidade que mais cresce no Estado e o Plano Diretor também servirá para ordenar esse crescimento de uma forma mais adequada e que possa trazer sempre benefícios para a população.

As reuniões são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

O Plano Diretor é uma exigência constitucional para as cidades com mais de 20 mil habitantes e está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico de orientação política de desenvolvimento urbano. Para a sua elaboração foi necessário a participação de profissionais de várias áreas, como arquitetos, engenheiros e consultores. “Esta etapa é a oportunidade para a população participar das decisões sobre o futuro de Araquari e por esta razão há diversas datas, horários e locais”, diz Mirian.