Foz do Iguaçu foi palco de um grande espetáculo no dia 10 de setembro, na Ono Music Hall. O Spirit of Japan marcou os 120 anos de amizade e relações diplomáticas entre o Brasil e Japão. Os grupos de tambores milenares Wabunka e Ondekoza comandaram o show, que uniu teatro, música e dança.
O espetáculo foi uma promoção da Association for Exchange and Promotion of Japanese Culture do Japão, Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão e Instituto Cultural Científico Brasil Japão de Foz do Iguaçu.
Parte do valor arrecadado com a venda dos ingressos foi destinado a Acefi- Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Foz do Iguaçu.
Para entender a importância desta comemoração é preciso resgatar a história que envolve os dois países. Em 1895, Brasil e Japão assinaram um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação para estreitar as relações diplomáticas.
De lá pra cá, esta parceria só ganha força. Hoje, o Japão é o principal parceiro do Brasil na Ásia, seja nas ações diplomáticas, industriais, empresariais, culturais, tecnológicas ou sociais.
O Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora do Japão, mais de 1,5 milhão de pessoas, e o Japão, por sua vez, acolhe a terceira maior comunidade de brasileiros no exterior, mais de 175 mil.
Além de comemorar os 120 anos de amizade, o projeto fortalece esta aliança e constrói novas pontes de união entre as duas nações.
Desde o desastre causado pelo Tsunami no leste do Japão em 2011, estes espetáculos não vieram ao Brasil, devido a todos os recursos estarem voltados à reconstrução da região e amparo as vítimas.