Translation Support

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Diretor da Jetro Tóquio visita o Paraná em fevereiro

O Paraná receberá um diretor da Agência de Fomento e Comércio Exterior do Governo Japonês (Jetro) de 3 e 7 de fevereiro. Seu objetivo será de analisar possíveis investimentos do governo japonês em tecnologias limpas (energias renováveis, créditos de carbono e outros) e no setor de meio ambiente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo representante da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná, Heberthy Daijó, ao secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.

De acordo com Daijó, Curitiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taiwan (China) e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores cidades do mundo para se investir no setor de meio ambiente e no desenvolvimento limpo.

“Há interesse do governo japonês em investir em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) aqui em Curitiba e os técnicos vêm para fazer um primeiro contato e prospectar possíveis empreendimentos”, afirma. Os MDL's foram definidos no protocolo de Quioto e permitem aos países desenvolvidos investir em nações em desenvolvimento em projetos que tenham o objetivo de diminuir ou capturar gases causadores do efeito estufa.

Daijó reforçou o interesse da câmara japonesa de ampliar as parcerias com o Estado e de trabalhar junto na implantação e operação da Agência de Internacionalização do Paraná, que está sendo constituída entre o Governo e diversas entidades de comércio exterior. “Queremos auxiliar no estabelecimento de novas parcerias, convênios e missões que ajudem ainda mais a integração dos dois povos e das duas economias”.

O secretário Ricardo Barros afirmou que o Governo do Paraná tem o interesse na parceria e dará assistência necessária à comitiva durante a missão. “Trabalharemos em conjunto com outros órgãos do governo para apresentar da maneira mais detalhada as possibilidades de investimentos que existem não só em Curitiba, mas em todo o estado”.

Fonte: aen.pr.gov.br