Translation Support

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Novo associado Arata Hara é recebido pelo presidente, vice-presidente e diretoria da CCIBJ-PR

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado do vice-presidente, Fujio Takamura, da diretora Massue Habasaki e de Mario Azuma – recebem o mais novo associado da CCIBJ-PR, Arata Hara, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golf e superintendente da Nova Castro Agrícola.

Durante o encontro, o presidente Oshiro apresentou o programa IDEAL da CCIBJ-PR e ICCBJ, e colocou à disposição aos cooperados da Cooperativa União Castrense – Unicastro e Nova Castro os programas de desenvolvimento econômico em administração pública (programas e projetos Smart City, programas de desenvolvimento agrícola com tecnologias de alta produção e menor espaço e rentabilidade).

O filho do Arata, Diego Hara participará da 44ª Missão Econômica ao Japão, em outubro próximo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CCIBJ-PR recebe visita da diretoria do Hospital de Câncer de Londrina

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado da diretora e coordenadora do programa KUSSA-NO-NE do Consulado do Japão, Massue Habasaki, recebeu no dia 23 de setembro, a visita da  diretora do Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), Mara Fernandes, com a diretora de Ações Estratégicas e Projetos, Silva Garcia e o administrador Geral do Hospital do Câncer de Londrina e vice-presidente da ABIFICC, Edmilson Silva Garcia.

Durante o encontro, Mara Fernandes solicitou informações de programas filantrópicas do Japão, além de formas de desenvolver intercâmbio com o Japão no combate ao câncer.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CCIBJ-PR e Instituto Cultural e Científico Brasil Japão realizam reunião de diretoria

Foi realizada no dia 22 de setembro, reunião da diretoria da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná – CCIBJ-PR, presidida por Yoshiaki Oshiro.  Por se tratar de assuntos para desenvolvimento em conjunto, nesta mesma data, também foi realizada a reunião do ICCBJ – Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, presidido por Hirofumi Nakagiri.

No encontro o presidente Oshiro seguindo a pauta da reunião apresentou o relatório de atividades até o mês de agosto, os trabalhos de cooperação realizados como a da FIEP, ONU, programa Amo Colombo e tratados os temas sobre a 44ª Missão Econômica e Cultural e 4ª Missão Cultural e Científica da ICCBJ; Acordo de Cooperação com Shinshu Universidade; Acordo de Cooperação com Suwa Messe; Seminário JICA no Japão e Seminário em Hyogo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Visitas à Câmara: Unicastro

No dia 21 de setembro, os diretores da Cooperativa União Castrense – Unicastro, Roberto Koike, Renam Koike, Mutsumi Okubo e Hana Okubo foram recebidos pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado da diretora, Massue Habasaki.

No encontro, os diretores receberam informações sobre a viagem ao Japão que está sendo organizada pela CCIBJ e Instituto Cultural e Científico Brasil Japão – ICCBJ-PR, e passadas informações aos diretores dos contatos importantes para a cooperativa em andamento, na área de técnicas e tecnologias agrícolas.

O presidente Oshiro apresentou aos diretores, a forma que a CCIBJ-PR e ICCBJ podem participar no desenvolvimento do Centro de Tecnologia Agrícola de Castro e nos acordos de cooperação com centros tecnológicos agrícolas do Japão.

26ª edição do Haru Matsuri de Curitiba será nos dias 24 e 25 de setembro, na Expo Renault Barigui

A chegada da primavera será celebrada na 26ª edição do Haru Matsuri, Festival da Primavera, nos dias 24 e 25 de setembro, na Expo Renault Barigui – Parque Barigui, das 10 às 20h (sábado) e das 10 às 18h (domingo). Uma grande festa nipo brasileira em comemoração à estação das flores e em agradecimento à natureza por sua beleza e pelos dias prósperos.

O Haru Matsuri, assim como o Imin Matsuri, é realizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, com a participação de entidades nikkeis culturais, educacionais, esportivas e religiosas. O público terá a oportunidade de assistir atrações como taikô (tambores), bon odori (dança folclórica), nihon buyou (dança tradicional), yosakoi soran (dança moderna) e karaokê (música). Em 2016, o Haru Matsuri receberá, no domingo (25), o XXIV Gueinosai do Paraná – Festival de artes cênicas, organizado pela Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná. Neste, além dos grupos do Nikkei Curitiba, participarão os grupos das associações nikkeis das cidades de Londrina, Maringá, Assaí, Paranavaí, entre outras. Feira de artesanato, bazares e a grandiosa praça de alimentação da gastronomia japonesa (com pratos como sushi, hotsushi, tepanyaki, yakisoba, katsudon, takoyaki, tempurá, gyoza, dorayaki, manju, entre outros) funcionarão durante todo o evento.

O culto às flores e às divindades da natureza é uma tradição milenar no Japão. As flores simbolizam o renascimento e a alegria após um rigoroso inverno. Na primavera os japoneses prestam homenagens à natureza, como fazem os pássaros e borboletas, para garantir boas colheitas. A beleza da primavera inspira artistas, músicos e dançarinos. O Haru Matsuri de Curitiba iniciou em 1991 e, desde então, traz os elementos da milenar cultura japonesa de amor à natureza.

26º Haru Matsuri 24 e 25 de setembro
Horário: Sábado das 10 às 20h – Domingo das 10 às 18h (XXIV Gueinosai do Paraná, Festival de artes cênicas)
Local: Expo Renault Barigui, Parque Barigui – Curitiba-PR
Ingresso: R$ 7,00 ou R$ 10,00 para os dois dias (menores de 05 anos e acima de 65 anos são isentos)


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Grupo de técnicos se reúnem na Chácara Aizen para elaboração do Programa e Projeto “Amo Colombo”

Sede da Chácara Aizen

No dia 1° de setembro, o grupo de pensadores comunitários, coordenados pela Dra. Jane Cortez Carneiro e Yoshiaki Oshiro se reuniram na Chácara Aizen, em Colombo, para programar a elaboração de projeto global para o desenvolvimento do município, com supervisão da Global Company Cities Programme da ONU – Organização das Nações Unidas. Participaram do programa, Sra. Lucia Carla Zornig, Wilian Cezar de Oliveira, Dante Cioffi da MCM Telecon, Maria Lourdes de Mendonça.

Os presentes ao evento apresentaram propostas e ideias para a elaboração do Programa e Projeto “Amo Colombo”, nas áreas de segurança e desenvolvimento da comunidade, de formação e desenvolvimento profissional, formação e desenvolvimento das crianças e juventude através do esporte e consciência coletiva.

O objetivo do encontro foi de elaborar um projeto amplo e global, voltados para o desenvolvimento e socialização da comunidade, elevando o nível cultural, social, profissional e espiritual, com programas sustentáveis e em busca de resultados visando todas às áreas como o programa de viabilidade urbana; intermunicipal e interestadual; meio ambiente com aproveitamento do lixo em energia e o resíduo em adubo; preservação de encostas; tratamento de esgoto e reaproveitamento da água; energia alternativas; parques e jardins; sistema de transporte; educação participativa; segurança e desenvolvimento comunitária participativa; saúde e higiene participativa; desenvolvimento de técnicas e tecnologias agrícolas; esporte integrado com as escolas, clubes e a comunidade; desenvolvimento de serviços profissionalizantes ; programas de educação e desenvolvimento das crianças com processos participativos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Presidente da CCIBJ-PR recebe equipe do Programa “Ame Colombo”

Um grupo de profissionais de diversas áreas sociais, que fazem parte do Programa “Ame Colombo”, estiveram reunidos com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, no dia 19 de setembro.

Durante o encontro os visitantes informaram ao presidente sobre o programa de desenvolvimento elaborado há 50 anos em Maringá. E que a cidade hoje desfruta dos resultados como Cidade Planejada do Brasil, com a implantação de programas com fundo social, econômico e político.

A CCIBJ e o Instituto Cultural e Científico Brasil Japão – ICCBJ, irão colaborar com o programa para implantar o Projeto Bambu com sua capacidade em atender o desenvolvimento de todas as regiões do Paraná e Brasil.

Neste mesmo dia, o presidente da CCIBJ-PR foi convidado para visitar o trabalho social da Vila Torres, executado com apoio de empresas de comunicação MCM TELECON, que fornece instalação de internet gratuita para o desenvolvimento da comunidade. Fazem parte do grupo para socialização e desenvolvimento da comunidade programas esportivos, costura e artesanato. Oshiro ficou encantado com o programa e cooperará no desenvolvimento.

Presidente da CCIBJ-PR recebe equipe do Programa “Ame Colombo”

Um grupo de profissionais de diversas áreas sociais, que fazem parte do Programa “Ame Colombo”, estiveram reunidos com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, no dia 19 de setembro.

Durante o encontro os visitantes informaram ao presidente sobre o programa de desenvolvimento elaborado há 50 anos em Maringá. E que a cidade hoje desfruta dos resultados como Cidade Planejada do Brasil, com a implantação de programas com fundo social, econômico e político.

A CCIBJ e o Instituto Cultural e Científico Brasil Japão – ICCBJ, irão colaborar com o programa para implantar o Projeto Bambu com sua capacidade em atender o desenvolvimento de todas as regiões do Paraná e Brasil.

Neste mesmo dia, o presidente da CCIBJ-PR foi convidado para visitar o trabalho social da Vila Torres, executado com apoio de empresas de comunicação MCM TELECON, que fornece instalação de internet gratuita para o desenvolvimento da comunidade. Fazem parte do grupo para socialização e desenvolvimento da comunidade programas esportivos, costura e artesanato. Oshiro ficou encantado com o programa e cooperará no desenvolvimento.

Edital de Convocação para reunião de diretoria da CCIBJ-PR, no dia 22 de setembro, às 18 horas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
REUNIÃO DE  DIRETORIA

Senhores Diretores,

Com os cordiais cumprimentos, convocamos para a Reunião de Diretoria a ser realizada no dia 22 de Setembro de 2016 (quinta-feira),  em primeira convocação às 18h, e em segunda convocação às 18h30, com término ás 20h, na sede desta entidade, localizada na Avenida Comendador Franco, 871  – Jardim Botânico, em Curitiba – PR, para discutirem e deliberarem sobre os seguintes assuntos da ordem do dia:

a) 44ª  Missão Econômica e Cultural
b) Acordo de Cooperação com Shinshu Universidade
c) Acordo de Cooperação com Suwa Messe
d) Seminário JICA no Japão
e) Seminário em Hyogo

Curitiba,  19   de  Setembro   de  2016

Yoshiaki Oshiro
Presidente

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Presidente da CCIBJ-PR participa de Café Diplomático promovido pelo jornal Diário Indústria & Comércio

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro participou no dia 15 de setembro, da edição do Café Diplomático promovido pelo jornal Diário Indústria & Comércio, com representantes do Corpo Consular do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Reitoria da UFPR, em Curitiba.

Estiveram presentes ao evento o presidente do jornal Diário Indústria e Comércio, Odone Fortes Martins e o magnífico reitor da UFPR, Acke Zackel Sobrinho. Na ocasião o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro relatou o seu papel e prestação de serviços realizados para a comunidade econômica do Paraná e intercâmbios prestados para o Japão e Brasil.

No encontro coordenado pelo presidente do Corpo Consular, Thomaz R. Amaral foram homenageados os países que completaram aniversário ou independência. Os cônsules fizeram votos de um futuro de paz e prosperidade homenageando os seguintes países: Uruguai (Cônsul: Joaquim Pires Jorge), Guatemala (Cônsul: Norberto Franchi F. de Castilho), Chile (Cônsul: Luiz Celso Branco), Costa Rica (Cônsul: Sergio Levy), Hungria (Cônsul: Lorand Ferenczy), Ucrânia (Cônsul: Mariano Czaikoswski) e Coreia do Sul (Cônsul: João Bosco Lee).

Fonte: Diário Indústria & Comércio,

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Presidente e vice-presidente da CCIBJ-PR participam da reunião do Conselho Temático de Negócios Internacionais na FIEP

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e o vice-presidente, Fujio Takamura, participaram no dia 14 de setembro, de uma reunião do Conselho Temático de Negócios Internacionais, na Federação das Indústrias do Paraná –FIEP, em Curitiba.  O encontro foi coordenado pelo vice-presidente da FIEP, Paulo Roberto Pupo, e contou com a presença de representantes Consulares e de Câmaras do Comércio e Indústrias.

O presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro, e o Vice-Presidente, Fujio Takamura durante o evento

Com objetivo de participar ativamente do Conselho Temático de Negócios Internacionais, durante o evento, foi assinado o Acordo de Cooperação entre FIEP e CCIBJ-PR.

Nesta reunião, o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro foi convidado para fazer uma apresentação sobre a Câmara – informando aos presentes seus objetivos e atividades com participação ativa nos projetos em desenvolvimento pela FIEP, nas áreas de Mobilidade Urbana, Ferrovias, Rodovias, Portuária para o desenvolvimento do Paraná.

Oshiro relatou no evento, as possibilidades em participar e colaborar com os programas elaborados pela CCIBJ-PR, observando e participando no Japão de projetos de Smart City, Smart Community, Building, House e entregou os estudos realizados para poder integrar como participação ao amplo projeto em elaboração.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Vice-Governador de Hyogo é recebido na CCIBJ e faz seminário sobre negócios e turismo

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro recebeu no dia 11 de setembro, a visita da comitiva japonesa liderada pelo vice-governador da província de Hyogo, Kazuaki Araki acompanhado do diretor da Divisão de Intercâmbio Internacional do governo de Hyogo, Katsunori Ishida e do sub-chefe do Departamento de Indústria e Trabalho do Governo de Hyogo, Kentaro Otani.

A comitiva veio ao Paraná para participar de um seminário que busca divulgar o ambiente de negócios e o turismo de Hyogo. O evento que contou com a participação de cerca de 60 convidados foi realizado no Auditório da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná.

O vice-governador de Hyogo e sua comitiva também foram recebidos pelo governador Beto Richa, no dia 12 de setembro, no Palácio Iguaçu. “Essa parceria com o Estado do Paraná é muito importante e queremos ampliar. Estou honrado em contribuir para fortalecer mais a ligação do Paraná com a província de Hyogo”, afirmou o vice-governador Kazuaki Araki. Ele entregou a Richa uma carta do governador de Hyogo, Toshizo Ido.

A comitiva também visitou o governo do estado

O Paraná e a província de Hyogo têm 46 anos de irmandade e cooperação. Os laços de amizade entre Paraná e Hyogo foram renovados em agosto de 2015, por ocasião dos 45 anos de irmandade entre os dois povos. O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e o governador Toshizo Ido, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

CCIBJ-PR e ICCBJ recebem deputados da Província de Saitama – Japão

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná – CCIBJ-PR e o Instituto Cultural e Científico Brasil Japão – ICCBJ, representados pelo presidente, Yoshiaki Oshiro, pelo vice-presidente, Fujio Takamura, diretores, Massue Habasaki e Gloria Hayashi receberam nesta quinta-feira (01/09), a comitiva da província de Saitama, do Japão, composta pelos deputados, Hiroyoshi Nagamine, Tetsuya Kobayashi, Hirao Ishii, Shinishiro Ogawa e da Astel Travel, Masaaki Saito e Hidemichi Naiki.

Durante o encontro, o coordenador da Comitiva, Hiroyoshi Nagamine informou que é a primeira visita ao Paraná em busca de cooperação entre o Estado paranaense e a província de Saitama.

O presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro relatou a comitiva os trabalhos realizados com o Japão, com apoio direto da Sucursal de Nagano, através do diretor, Satoshi Tsuda e contatos em Tokyo, Nagoya e Hamamatsu.

Oshiro propôs também a realização de acordo de cooperação com Saitama e incluir na programação de visita ao Japão, que será realizada no mês de outubro, a empresa Kinsei, instalada na província japonesa. O presidente acordou com a comitiva a visita à Associação Comercial de Saitama e o início de intercâmbio de negócios e cooperação entre Saitama e Paraná.