A chegada da primavera será celebrada na 26ª edição do Haru Matsuri, Festival da Primavera, nos dias 24 e 25 de setembro, na Expo Renault Barigui – Parque Barigui, das 10 às 20h (sábado) e das 10 às 18h (domingo). Uma grande festa nipo brasileira em comemoração à estação das flores e em agradecimento à natureza por sua beleza e pelos dias prósperos.
O Haru Matsuri, assim como o Imin Matsuri, é realizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, com a participação de entidades nikkeis culturais, educacionais, esportivas e religiosas. O público terá a oportunidade de assistir atrações como taikô (tambores), bon odori (dança folclórica), nihon buyou (dança tradicional), yosakoi soran (dança moderna) e karaokê (música). Em 2016, o Haru Matsuri receberá, no domingo (25), o XXIV Gueinosai do Paraná – Festival de artes cênicas, organizado pela Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná. Neste, além dos grupos do Nikkei Curitiba, participarão os grupos das associações nikkeis das cidades de Londrina, Maringá, Assaí, Paranavaí, entre outras. Feira de artesanato, bazares e a grandiosa praça de alimentação da gastronomia japonesa (com pratos como sushi, hotsushi, tepanyaki, yakisoba, katsudon, takoyaki, tempurá, gyoza, dorayaki, manju, entre outros) funcionarão durante todo o evento.
O culto às flores e às divindades da natureza é uma tradição milenar no Japão. As flores simbolizam o renascimento e a alegria após um rigoroso inverno. Na primavera os japoneses prestam homenagens à natureza, como fazem os pássaros e borboletas, para garantir boas colheitas. A beleza da primavera inspira artistas, músicos e dançarinos. O Haru Matsuri de Curitiba iniciou em 1991 e, desde então, traz os elementos da milenar cultura japonesa de amor à natureza.
26º Haru Matsuri 24 e 25 de setembro
Horário: Sábado das 10 às 20h – Domingo das 10 às 18h (XXIV Gueinosai do Paraná, Festival de artes cênicas)
Local: Expo Renault Barigui, Parque Barigui – Curitiba-PR
Ingresso: R$ 7,00 ou R$ 10,00 para os dois dias (menores de 05 anos e acima de 65 anos são isentos)