Translation Support

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Visitas à Câmara: Figwal Transportes Internacionais Ltda

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, recebeu no dia 17 de dezembro, a visita do presidente da empresa Figwal Transportes Internacionais Ltda, Deonisio T. Petry, acompanhado pelo Sales Executive, Leandro Gonçalves e pela Operational Manager,  Yurianne Hayashi.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Novo associado: Wakasugi e Associado Advocacia Empresarial

Diretor Financeiro da CCIBJ-PR, Mário Azuma, diretor de Projetos da CCIBJ-PR, Fujio Takamura, 
as advogadas, Acacia Sayuri Wakasugi e Jessica Dallagrana com o presidente da CCIBJ-PR, 
Yoshiaki Oshiro

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, acompanhado do diretor de Projetos, Fujio Takamura e do diretor Financeiro, Mário Azuma, receberam nesta quarta-feira (16/12), novos associados da área de advocacia geral com foco empresarial da Wakasugi e Associado Advocacia Empresarial, Acacia Sayuri Wakasugi e Jessica Dallagrana.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná encerrou o ano de 2015 com o tradicional Bonenkai

Em comemoração aos 120 Anos de Relações Diplomáticas Brasil – Japão, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, encerrou suas atividades de 2015, com o tradicional Bonenkai, que foi realizado em Curitiba, no Restaurante Veneza, na noite do dia 15 de dezembro. Mais de 250 membros-associados de várias cidades do Paraná e São Paulo e convidados participaram do evento.

Incialmente, o presidente da CCIBJ-PR Yoshiaki Oshiro, destacou as principais atividades realizadas pela Câmara no ano de 2015 e fatos importantes que marcaram as relações nipo-brasileiras.

O Cônsul das Filipinas, Dr. Kiyoshi Ishitani, fez o brinde de saudação “kampai” e logo depois, foi realizado o sorteio de brindes ofertados por empresas.

Entre os convidados e associados participaram no Bonenkai da CCIBJ-PR: Atsushi Yoshii e esposa Kimiko, da A. Yoshii Engenharia que inicia construção em Curitiba,  Emadel Engenharia- Dr. Luiz Alberto Langer e Dr. Kishiro, Dr. Nilson Nishimura e esposa Taty, da Elco Engenharia, Cônsul Geral do Japão, Toshio Ikeda e Consulesa Akemi, Hirofumi Nakagiri e esposa Shinako, da CCM Indústria de Implementos Agrícolas, Dr. Kiyoshi Ishitani, Cônsul das Filipinas, FECOMÉRCIO, representado pelo Sr. Rui Lemes e esposa, Laura Tamaru e esposo Hatiro, representando Deputado Luiz Nishimori, Artista Plástico, Kenji Fukuda e esposa Cleci, Sra. Tomoyo, da Nippon Express, Jorge Yamawaki, presidente da Comissão dos 120 anos de acordo cooperação Brasil/Japão e esposa Mitiko, Dr. Rui Hara, presidente do Nikkey Clube de Curitiba, Hermes Murakami e esposa Marcia, coordenador da Wakaba Taiko, chefe de Gabinete da Prefeitura de Campo Largo, Antônio Reinaldi, secretário Desenvolvimento Econômico e Rural de Campo Largo,  Lucir José Marchioli,  Flui Press, Sr. Denis e Akira Ioshii, George Hiraiwa, diretor da Sicoob, Rommel Barion, da Chocolates Barion e esposa Santa e Bruno Pessuti, vereador de Curitiba.

Mais de 250 membros-associados de várias cidades do Paraná e São Paulo e convidados participaram do evento

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Presidente da CCIBJ-PR participa em SP da reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas japoneses no Brasil

Reunião conjunta dos órgãos governamentais e entidades privadas 
japoneses no Brasil realizada em São Paulo (SP)

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, participou no dia 10 de dezembro, em São Paulo, da Reunião Conjunta dos Órgãos Governamentais e Entidades Privadas do Japão no Brasil (“Kamin Godo Kaigi”). Conjuntura atual e perspectivas das relações entre o Brasil e o Japão foram discutidas na ocasião, com base em análises e depoimentos dessas instituições.

Presidido pelo embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, o encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas representantes de entidades privadas e órgãos governamentais japoneses no Brasil como da Embaixada, dos consulados japoneses, câmaras de comércio, entre outros. Takahiro Nakamae, cônsul-geral do Japão em São Paulo, também participou da reunião.

Durante o encontro foi aprovada a proposta levada pelo presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, sobre a criação da Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão (CNCBJ). Segundo o presidente, conforme proposta da CCIBJ-PR, o comando para a legalização da CNCBJ, ficará por conta de São Paulo, assim como a presidência da Instituição.

Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão

A proposta de criação da Confederação Nacional das Câmaras Brasil/Japão tem objetivo de melhor o desempenho da subdivisão em superintendências de acordo com a subdivisão da Embaixada do Brasil, em 7 Jurisdições.

As regiões serão divididas da seguinte forma: Região Centro ou 01- Brasília, Goiás e Tocantins; Região Centro-Oeste-ou 02, formado por São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;  Região Sul ou 03, formado pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;  Região Sudeste ou 04, formado por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;  Região Nordeste ou 05, formado por Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará;  Região Norte ou 06, por Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.; Região Noroeste, formado pelos Estados de Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cônsul Geral do Japão em Curitiba entrega Diplomas de Honra ao Mérito

Em cerimônia realizada na residência Oficial Consular, no dia 8 de dezembro de 2015, o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, fez a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito, concedidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a três personalidades do Estado do Paraná.

Cônsul Geral do Japão, Toshio Ikeda e Consulesa Akemi concedem Diploma de Honra ao Mérito ao presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, ao presidente do Nikkey Clube de Curitiba, Rui Hara e ao presidente do Parque do Japão/Memorial IMIN 100/Maringá, Eduardo Temiziro Suzuki

Receberam o Diploma, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR), Yoshiaki Oshiro; o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Rui Kiyoshi Hara e o presidente do Parque do Japão/Memorial IMIN 100/Maringá, Eduardo Temiziro Suzuki. A concessão do Diploma foi em razão de terem os beneficiados prestado “relevantes serviços, por longos anos, para a promoção da amizade e mútua compreensão entre o Brasil e o Japão”.

Visitas à Câmara: Jica

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e o diretor de Projetos, Fujio Takamura, receberam no dia 8 de dezembro, a visita dos representantes da JICA – Japan International Cooperation Agency, do Diretor Representante Chefe no Brasil da JICA, Ryuichi Nasu e do Coordenador de Projetos da JICA, Mauro Manabu Inoue.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Visitas à Câmara: Rediex PY

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, recebeu no dia 4 de dezembro, a visita de assessores da REDIEX composta pelo assessor de Atração de Investimentos na REDIEX, Pedro Dinator e Miuriel Bendlin, da assessora de Promoção Comercial, Gabriela Villagra, da assessora de Investimentos do Ministério de Indústria e Comércio, Macarena Barboza e do Adido Comercial do Paraguai no Brasil, Sebastian Bogado.

REDIEX – é uma agência do Ministério da Indústria e Comércio, estabelecida pelo Decreto nº 4.328 / 05 do Poder Executivo para implementar o Plano Nacional de Exportação, que visa apoiar a exportação de setores mais produção do país através de trabalho em rede com todas as principais partes interessadas do governo, da comunidade empresarial, universidades e sociedade civil, a fim de gerar ações conjuntas que pretendem exportar produtos e atrair novos investimentos para o desenvolvimento social e econômico do Paraguai.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Visitas à Câmara: ETEC Evolução Tecnológica de Projetos Ambientais

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, recebeu no dia 3 de dezembro, a visita de Gustavo Possas Pereira e Nildon Pereira, da ETEC Evolução Tecnológica de Projetos Ambientais.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Presidente da CCIBJ-PR participa de Seminário Brasil Japão em Foz do Iguaçu

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, representando a Câmara e o Instituto Tecnológico Brasil Japão, participou como palestrante nos dias 27 e 28 de novembro, do III Seminário Brasil – Japão de Manejo Ambiental Sustentável e Inovação Tecnológica, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

O fórum realizado pela APAEX – Associação dos Ex-Bolsistas Brasil-Japão do Paraná e a Itaipu Binacional contou com apoio da JICA – Japan International Cooperation Agency, da Embaixada do Japão, do Consulado Geral do Japão em Curitiba, da CCIBJ – Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão, do PTI – Parque Tecnológico Itaipu e Ministério de Minas e Energias.

Com o objetivo difundir, debater, promover os temas abordados, o Seminário contou com palestrantes da Itaipu e ex-bolsistas do Japão, especialistas em diversas áreas como:  medicina, engenheiros, advogados, sociólogos, administradores que trataram de temas importantes para o alcance do desenvolvimento sustentável: mottainai, licitações sustentáveis, energia, construções hidráulicas, visão, objetivos de desenvolvimento sustentável e conteúdos como a divulgação de bolsas de estudos.

Empreendedorismo e tecnologia são destaques no Fórum iCities

A 4ª Edição do Fórum Internacional iCities acontece nesta quinta-feira, dia 03 de dezembro, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. O evento foca na exposição de ideias sobre novas concepções de desenvolvimento urbano, voltadas, sobretudo, à tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. A programação conta com palestras sobre diversos assuntos e recebe grandes nomes do universo de startups e inovação, como Gui Telles, general manager do Uber no Brasil. Todas as palestras e painéis podem ser conferidos pelo do site www.icities.com.br.

Serviço

IV Fórum Internacional iCities

Data: 03/12 (quinta-feira)

Horário: 8h às 19h

Local: Salão de Atos do Parque Barigui Alameda Ecologica Burle Marx, s/n

Santo Inácio – Curitiba – PR

Mais informações: http://www.icities.com.br/forum-internacional-icities/

Fonte: www.centralpress.com.br

Dez tecnologias que são comuns no Japão e nos EUA, mas não no Brasil

Embora a globalização e a internet permitiram a disseminação de tecnologias ao redor do globo mais rapidamente, a diferença entre os países mais desenvolvidos e as economias emergentes é grande. Segundo a colunista sobre Inovação e Tecnologia do jornal O Estadão, Ligia Aguilhar, conversando com uma colega, a empreendedora Tatiana Aoki, que esteve recentemente no Japão, falaram sobre várias das tecnologias que são bem comuns nos EUA e lá no Japão, mas ainda não são muito usadas ou nem chegaram ao Brasil.

Confira a matéria completa clicando aqui

Fonte: Coluna de Ligia Aguilhar sobre Inovação e Tecnologia do Jornal O Estadão

Presidente da CCIBJ-PR fala sobre Plano Diretor em Araquari, município de Santa Catarina

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado do advogado e especialista em Parcerias Público Privadas – PPP´s, Paulo Base, participaram no dia 24 de novembro, da reunião do grupo gestor do Plano Diretor do município de Araquari, em Santa Catarina.

A convite do prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem, e recepcionados pelos vereadores do município, o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro fez uma explanação sobre Plano Diretor e de como formar Cidades e Comunidades Inteligentes. Já o advogado e especialista Paulo Base, falou aos presentes na reunião sobre Parcerias Público Privadas – PPP´s.

Plano Diretor de Araquari

A primeira rodada de reuniões pelos bairros de Araquari e mesmo uma reunião com as entidades da cidade, já aconteceu.

“As reuniões estão sendo realizadas nos bairros, sempre após 19h, contudo, tivemos pouca participação da comunidade, mesmo com as divulgações. O que nós queremos é ouvir a comunidade, este é momento para que a população que mais conhece os bairros onde moram, nos digam o que acreditam que pode mudar, melhorar em nossa cidade”, explica, Mirian Soares, secretária de Planejamento.

Araquari foi destaque este ano, sendo colocada por meio de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a cidade que mais cresce no Estado e o Plano Diretor também servirá para ordenar esse crescimento de uma forma mais adequada e que possa trazer sempre benefícios para a população.

As reuniões são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

O Plano Diretor é uma exigência constitucional para as cidades com mais de 20 mil habitantes e está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico de orientação política de desenvolvimento urbano. Para a sua elaboração foi necessário a participação de profissionais de várias áreas, como arquitetos, engenheiros e consultores. “Esta etapa é a oportunidade para a população participar das decisões sobre o futuro de Araquari e por esta razão há diversas datas, horários e locais”, diz Mirian.