Translation Support

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Durante confraternização na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil governador do Paraná destaca papel do Estado de indutor da economia

O presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, junto da primeira dama do Paraná, Fernanda Richa, 
e o governador do Paraná, Beto Richa

Ao melhorar a infraestrutura e o programa de incentivos fiscais através do Paraná Competitivo, o Estado não privilegia grupos econômicos, mas induz à atração de empresas, ao aumento da produção, à geração de empregos e renda, o que consequentemente se traduz em mais arrecadação e melhoria nas condições de vida de toda a sociedade, observou o governador Beto Richa, durante confraternização dos associados da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, realizada no dia 9 de outubro, em São Paulo.

A mesa de autoridades foi composta pelo governador Beto Richa e a primeira-dama do Estado e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, presidente da Câmara, Toshifumi Murata, Consul Geral Adjunta de São Paulo, Hitomi Sekiguti, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, vice-presidente da Câmara, Aiichiro Matsunaga, diretor-executivo da Câmara, Yasuhiro Ishida, novo presidente da Jetro, São Paulo, Atsushi Okubo e Yasuhiro Ishida, presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Aiichiro Matsunaga e como mestre-de-cerimônias, o secretário-geral da Câmara, Fujiyoshi Hirata.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Diretores da CCIBJ participam da Feira Industrial de Suwa no Japão

Estande da CCIBJ do Paraná na feira de Suwa

Os diretores da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão (CCIBJ), da cidade de Ueda na Província de Nagano,  Satoshi Tsuda e Kazuhiko Uehara,  representaram a Câmara na “Feira Industrial de Suwa” – Nagano, realizada de 15 a 17 de outubro, no Japão.

É a terceira vez que a CCIBJ participa da Feira, um evento de grande repercussão realizado anualmente na cidade de Suwa – uma cidade localizada na Província de Nagano (Japão).

Nesta Feira, cada pais expõe fabricações de produtos e máquinas com emprego de tecnologia avançada. O evento contou com a CCIBJ representando o Brasil e de participantes de outros países como Alemanha, India, Indonésia, Suiça, Taiwan, Vietnã, Estados Unidos e Tailândia.

domingo, 25 de outubro de 2015

CCM Comércio e Indústria e Construtora EMADEL comemoram construção de fábrica em Campo Largo

A CCM Comércio e Indústria presidida por Hirofumi Nakagiri e Shinako Nakagiri, recebe o habite-se da construção da monumental fábrica de aproximadamente 50 mil metros quadrados, edificada em Campo Largo.  A edificação foi construída pela Construtora EMADEL, comandado por Luiz Alberto Langer e Keiichiro Nishii.

Na ocasião da entrega e conclusão da indústria, a EMADEL ofereceu um churrasco que contou com a presença do prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, de secretários do município e empresários, do presidente da Câmara do Comércio Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e Massue Habazaki, do Instituto Cultural e Científico Brasil – Japão, instituição presidida por Hirofumi Nakagiri.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

WalkCar: invenção japonesa permite levar novo meio de transporte em sua mochila

O Japão sempre vem buscando desenvolver meios de transporte alternativos que vise amenizar o transito ao mesmo tempo que reduz a poluição e melhora a saúde da população. Pensando em inovar neste aspecto, um engenheiro japonês desenvolveu um transportador portátil pequeno o suficiente para ser levado em uma mochila, onde ele diz ser o primeiro ‘carro em uma mochila’ do mundo.

Com apenas vinte e seis anos de idade, Kuniako Saito e sua equipe no Cocoa Motors revelou recentemente uma plataforma móvel chamada “WalkCar”, que é do tamanho de um laptop e se assemelha a um skate mais do que um carro – sendo alimentada por uma bateria de lítio recarregável.

Fonte: tudocelular.com.br 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No dia 17 de outubro, no Teatro Espaço Torres, em Curitiba, o Grupo Wakaba Taiko apresentou um show inesquecível, TABIJI, cujo tema baseado em acidente trágico de um menino que acorda em um mundo oculto governada pela escuridão. Perdido entre a vida e morte, envolto em sombras de uma vida esquecida, o garoto dependeria de sua coragem e determinação para encontrar o caminho de casa. Uma jornada repoleta de surpresas e desafios a serem vencidos que lhe faria acreditar que sempre há esperança, que na escuridão pode haver luz e que na morte poderá haver vida. Dentro da escuridão dessa noite eterna, apenas a Lua conseguirá iluminar sua jornada.

Baseado nesse tema o Katsuyuki Kajiwara, fundador do grupo Wakaba Taiko,  composto por staf de  mais de 50 participantes, elaborou arranjos com taiko, flauta, kotô, violino e órgão e encantou a plateia presente no Teatro.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná CCIBJ-PR, parabeniza o staf comandado pelo professor Katsuyuki Kajiwara e coordenador senhor Hermes Murakami e a Nikkey Clube de Curitiba-Presidido pelo doutor Rui Hara.

Grupo Wakaba Taiko

O grupo “Wakaba” – Folha jovem – foi fundado pela família Kajiwara no ano de 2003, pela iniciativa de Katsuyuki Kajiwara e era inicialmente composto pelos seus 6 filhos. Posteriormente, com as fascinantes apresentações realizadas pelos irmãos Kajiwara em festivais nipônicos de Curitiba (Matsuri), o Grupo Wakaba foi convidado a integrar o depto. cultural do Nikkei Curitiba (Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba).

Atualmente, o Wakaba Taiko conta com 52 tocadores, e em todos os anos as adesões e procuras são grandes. É relevante a quantidade de pessoas, descendentes e não descendentes de japoneses, que têm interesse em aprender e se envolver com a cultura japonesa, através do taikô. Por isso, com grande honra, também pretendemos através desse instrumento tradicional, preservar e dar continuidade à nossa cultura, transpassando os valores e costumes, que tendem a perder um pouco de suas características, em meio às inúmeras culturas pelo qual nosso país é composto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sem concorrentes, Abe recebe novo mandato como premier japonês

TÓQUIO – O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ganhou seu segundo mandato nesta terça-feira após o seu único rival potencial para o cargo de chefe do partido governista não conseguir apoio suficiente para se inscrever na disputa.

Abe, que assumiu o cargo em dezembro de 2012, foi o único candidato a se registrar na eleição para a liderança do Partido Liberal Democrático (LDP), após Seiko Noda, ex-executivo da legenda, não angariar apoio suficiente.

Com a exclusividade, Abe tem agora mais um mandato de três anos como chefe do partido e, portanto, como primeiro-ministro. A equipe política de Abe prometeu focar na vacilante economia.

— Para criar um vitorioso ciclo econômico, quero espalhar o sentimento de recuperação em cada canto do país, focando no futuro — disse ele, antes de registrar seu voto.

Abe usou seu capital político no último ano para encaminhar uma legislação impopular, que deve ser aprovada este mês, que pode autorizar as tropas japonesas a lutarem no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

O premier já havia governado o país entre 2006 e 2007.

Fonte: O Globo

Agências japonesas recebem treinamento sobre o Brasil

Oitenta agências de viagem japonesas receberam na última quarta-feira (2) um treinamento sobre o Brasil. O destino, juntamente com o Peru, é o mais comercializado no Japão.

Somente no ano passado, 84.636 mil visitantes japoneses vieram ao país. Esse número, em relação a 2010, aumentou 41,67% e ainda há espaço para crescimento.

“Nosso intuito é motivar os japoneses a estarem no Brasil. Queremos ampliar o número de agências que trabalham com os nossos produtos e destinos”, afirmou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Durante a capacitação, que ocorreu no seminário “LATAM South America Specialist”, foram abordados o aumento nos pacotes comercializados para Foz do Iguaçu, os preparativos e melhorias dos serviços turístico no Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a oferta turística de mais destinos como Salvador e Chapada da Diamatina, ambos na Bahia.

Fonte: Com informações da Assessoria da Embratur

Visitas à Câmara: Indusparque


O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, acompanhado do diretor de Projetos da CCIBJ-PR, Fujio Takamura, receberam no dia 16 de outubro, visita do consultor de vendas da Indusparquet, Fabio Valério.

 A Indusparquet é considerada uma das maiores indústrias de piso em madeira maciça do Brasil e sucesso mundial.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CCIBJ-PR participa de Feira Tecnológica e leva empresas associadas durante a Haru Matsuri Curitiba

Satoshi Tsuda – Diretor regional da CCIBJ-Pr na Provìncia de Nagano Japão; Yoshiaki Oshiro – Presidente da CCIBJ-Pr; Kazuhiko Uehara – Diretor da CCIBJ-Pr em Nagano; Yoshimasa Miura – Vice- reitor da Universidade  Shinshu da Provincia de Nagano; Gustavo Fruet – Prefeito de Curitiba; Toshio Ikeda – Cônsul geral do Japão em Curitiba; Rui Hara – Presidente da Nikkei Curitiba; Jorge Yamawaki – Presidente  da Comissão Organizadora Nikkei  do  Paraná

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR participou da Feira Tecnológica, promovida pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, durante a Haru Matsuri Curitiba – 25º Festival da Primavera 2015, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no Expo Renault Barigui, em Curitiba.

A CCIBJ-PR levou a feira as seguintes empresas associadas da Câmara; Furukawa Industrial S.A.; Hamaya do Brasil Ltda., Nippon Express; Daiken;  Farmácia Nissei; IHI Ishikawajima do Brasil e Orion Contabilidade.

A Feira Tecnológica faz parte dos eventos comemorativos dos 120 anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e Japão; Centenário da Colonização  japonesa  no Paraná e 45 anos de irmandade entre o Estado do Paraná e Província de Hyogo, que estão sendo comemorados neste ano de 2015.

Imigrantes japoneses

No Brasil e no Paraná, estes eventos estão sendo comemorados com muita intensidade, porque os primeiros imigrantes japoneses (1908), desde que chegaram ao Porto de Santos, sofreram muito devido diversas adversidades, tais como terra estranha, alimentação, língua, muitas doenças, sem um trabalho definido. Os pais se empenharam em dar educação aos filhos, para que eles não tivessem o mesmo sofrimento que os pais tiveram.

Hoje, os descendentes, chamados nisseis, sanseis e yonseis, estão participando da vida brasileira em todos os segmentos, tais como indústria, comércio, política, professores, desembargadores entre outros cargos de grande importância na sociedade.

Empresas e Indústrias de nikkeis brasileiros estão espalhadas por todo o pais e devido este intenso trabalho dos imigrantes e seus descendentes, estas comemorações tem um sentido muito significativo para toda a colônia.

Visitas à Câmara: Carbon Free Consulting


O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e o diretor da CCIBJ de Ueda Nagano, Satoshi Tsuda receberam no dia 08 de outubro, a visita de Takeshi Nakanishi, CEO da Carbon Free Consulting, acompanhado de Yuriya Naito e do consultor e tradutor Jorge Ninomiya.

Visitas à Câmara: Nippon Express

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro acompanhado do diretor de Projetos da CCIBJ-PR, Fugiu Takamura receberam visita do diretor da empresa Nippon Express – Transportes Internacionais, Tomoyo Suzuki, acompanhado do gerente de vendas, Marco Sasaki.

Nippon Express

Nippon Express oferece um serviço one-stop suave, desde a aquisição de Logística, otimizando a logística necessária nos processos de fabricação do produto, a Logística de Distribuição, agilizando o fluxo de transporte do produto para garantir a entrega segura para o usuário final.

Nippon Express oferece incomparáveis ​​”logística estratégicos”, combinando sistemas de informação distintos, infra-estrutura logística e os modos de transporte.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Foz do Iguaçu foi palco de um grande espetáculo no dia 10 de setembro, na Ono Music Hall. O Spirit of Japan marcou os 120 anos de amizade e relações diplomáticas entre o Brasil e Japão. Os grupos de tambores milenares Wabunka e Ondekoza comandaram o show, que uniu teatro, música e dança.

O espetáculo foi uma promoção da Association for Exchange and Promotion of Japanese Culture do Japão, Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão e Instituto Cultural Científico Brasil Japão de Foz do Iguaçu.

Parte do valor arrecadado com a venda dos ingressos foi destinado a Acefi- Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Foz do Iguaçu.

Para entender a importância desta comemoração é preciso resgatar a história que envolve os dois países. Em 1895, Brasil e Japão assinaram um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação para estreitar as relações diplomáticas.

De lá pra cá, esta parceria só ganha força. Hoje, o Japão é o principal parceiro do Brasil na Ásia, seja nas ações diplomáticas, industriais, empresariais, culturais, tecnológicas ou sociais.

O Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora do Japão, mais de 1,5 milhão de pessoas, e o Japão, por sua vez, acolhe a terceira maior comunidade de brasileiros no exterior, mais de 175 mil.

Além de comemorar os 120 anos de amizade, o projeto fortalece esta aliança e constrói novas pontes de união entre as duas nações.

Desde o desastre causado pelo Tsunami no leste do Japão em 2011, estes espetáculos não vieram ao Brasil, devido a todos os recursos estarem voltados à reconstrução da região e amparo as vítimas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Comitiva da Universidade Shinshu encerra agenda no Paraná com Seminário em Curitiba

No seminário em Curitiba a mesa foi composta pelo presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, professores da Universidade Shinshu; Kiyoshi Tanaka,  Yoshimassa Miura, Daisuke Tsuda e Yutaka Hasegawa e da CCIBJ do Japão, Satoshi Tsuda e Hiroyuki Tsuda

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR e o Instituto Cultural e Científico Brasil Japão organizaram comitiva com integrantes da Shinshu University para cumprirem agenda no Paraná.

De 21 a 26 de outubro, a comitiva vinda de Nagano (Japão), cumpriu agenda e realizaram entrevistas de bolsistas nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, onde encerram na capital paranaense a programação com o seminário sobre Ciência das Águas e Nano Tubo de Carbono, realizado no dia 26 de setembro, na sede da CCIBJ-PR.

Candidatos a bolsistas foram entrevistados pelos professores da Universidade Shinshu,
Kiyoshi Tanaka e Daisuke Tsuda

Segundo o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, a organização e acompanhamento da comitiva da Universidade Shinshu do Japão, nas cidades programadas, possibilitou acordo de cooperação com as Universidades do Paraná.

A comitiva fez intercâmbio com as Universidades; Positivo, UFPR, UTFPR, PUC, UEL, Unicensumar, FAG, IPTI, Unioste e a secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.