Translation Support

sábado, 27 de junho de 2015

Mercado japonês voltou a subir, batendo recorde de cotação final dos últimos 18 anos

O mercado japonês fechou em valor máximo de 18 anos. Voltou a subir para valores históricos. E a tendência é aproximar a cotação total das melhores nas duas últimas décadas.

A bolsa em Tóquio está vivendo tempos de euforia. Após mais uma sessão em alta e ganhos, o mercado acionista bateu o recorde de cotação final. Das 225 empresas mais representativas da economia, o índice Nikkei subiu 0,28%, proporcional a 58,61 pontos a mais que no fecho de terça-feira.

No total, o indicador mais significativo da bolsa de Tóquio, agora vale 20.868,03 pontos, o valor mais alto desde 97. Em saldo global das trocas, os ganhos foram de 0,21% para o valor total de 1.679,89 pontos.

Fonte: IPC Digital

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CCIBJ-PR sedia seminário sobre a Tradição Japonesa na Produtividade das Empresas e conceito de Omotenashi

“Para as empresas japonesas, os colaboradores são considerados seus maiores tesouros”, disse a palestrante Reiko Matsuoka, durante Seminário “Produtividade & Omotenashi – A Tradição Japonesa na Produtividade da sua Empresa”, realizado nos dias 23 e 24 de junho, no Auditório da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná – CCIBJ-PR, em Curitiba.

Com apoio da CCIBJ-PR, o evento foi promovido pela Terra Roxa Investimentos – Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná – Coordenadoria Regional dos Empreendimentos entre os municípios de Londrina e Maringá.  O  seminário também  faz parte da programação das comemorações dos 120 anos de Cooperação Brasil-Japão, no Paraná e contou com a presença do presidente do Instituto Cultural e Cientifico Brasil Japão, Hirofumi Nakagiri  e senhora Shinako Nakagiri.

Durante a abertura do seminário, o presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro destacou a importância do investimentos das empresas na capacitação, atualização e principalmente valorização da equipe, funcionários e colaboradores para o sucesso nos negócios.

Palestras

Para um público formado por empresários, funcionários de recursos humanos e outros profissionais, na primeira noite do evento, Reiko Matsuoka falou sobre “A Tradição Japonesa na Produtividade da sua Empresa”, apresentando conceitos e técnicas de empresas japonesas na comunicação, desenvolvimento e motivação dos colaboradores, otimizando a aplicação dos recursos humanos em busca de aumento na produtividade. Sobre este tema, a palestrante destacou que, pedir ‘por favor’ e agradecer com um ‘muito obrigada’ entre chefia e colaboradores, faz muita diferença na motivação e produtividade do profissional e na rotina do dia a dia da empresa.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Visitas à Câmara: IHI do Brasil

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná – CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, recebeu no dia 23 de junho, visita do presidente executivo da IHI do Brasil, empresa do grupo Ishikawajima, Kawasaki e outros do Japão, Osami Imai e diretor Masato Ochiai.

Os executivos estavam acompanhados do presidente da comissão organizadora dos 120 anos de Cooperação Brasil-Japão, Jorge Yamawaki e do diretor da Daiken-Indústria, Osmar Yamawaki.

Durante o encontro, Osami Imai informou que é vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e solicitou informações da forma de atuação da CCIBJ-PR.

O presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro, passou as informações necessárias para a Câmara do Rio de Janeiro desenvolver intercâmbio entre Estados e criar mecanismos de atração das médias empresas japonesas com técnica de produção. O presidente também indicou aos executivos formas de intercâmbio e formação de sistemas de melhor intercâmbio entre os Estados com o Japão.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Moeda de 1 iene completa 60 anos de idade

A menor unidade de moeda corrente japonesa, a moeda de 1 iene, completa seu aniversário de 60 anos neste dia 1 de junho.

A moeda pesa 1 grama possui valor um pouco inferior a 1 centavo americano.

De acordo com o Japan Mint (Agência Administrativa Incorporada do Japão) o total de moedas de alumínio ao final de 2014 alcançou a cifra de 44,24 bilhões de ienes.

A agência espera produzir cerca de 80 milhões de unidades neste ano fiscal.

Fontes oficiais informaram que esta moeda representa um orgulho à memória do país.

“A moeda é a base da economia. Estamos orgulhosos de ter conseguido manter a alta qualidade das moedas japonesas ao longo destas seis décadas”, informou Yasukazu Toteno, um alto funcionário da organização.

Na fábrica em Hiroshima, que possui o tamanho aproximado de um ginásio esportivo, máquinas de moedas instaladas em linha prensam ambos os lados do metal de 2 centímetros de diâmetro, produzindo cerca de 1.500 moedas por minuto.

Fonte: Asahi Shimbun