Translation Support

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resumo de notícias econômicas do Japão (Fevereiro 2012)

Superávit em conta corrente do Japão é o menor em 15 anos

TÓQUIO - O superávit na conta corrente do Japão caiu 43,9% e ficou em 9,629 trilhões de ienes em 2011, ante 2010. É a primeira queda em dois anos, segundo informações do Ministério das Finanças. Além disso, é o menor superávit em 15 anos.

Comércio sobrevive em cidade devastada por tsunami

São duas horas de trem da capital Tóquio até a cidade de Sendai, no nordeste do Japão, um município com imensos arrozais que, nessa época do ano, estão completamente cobertos por neve. Para sair de Sendai e chegar até bem próximo da costa do Pacífico, são mais duas horas de ônibus, sob um frio de - 4ºC. Na estrada, os tratores que arrastam o gelo dividem a rodovia com pequenas caminhonetes carregando pedaços de vidro, madeira e grades. Os japoneses vão atrás de material de construção para trocar os plásticos azuis grossos que cobrem telhados e janelas das casas. Sendai foi o município japonês mais atingido pelo maior terremoto da história do Japão, em março de 2011, que deixou 20 mil mortos no país.

Japão vê consumo em "ritmo firme", mas segue cauteloso com Europa

TÓQUIO – O governo do Japão melhorou sua avaliação para os gastos com consumo, mas manteve sua visão geral para a economia do país, de acordo com relatório mensal divulgado nesta quinta-feira. “A economia está gradualmente se recuperando, embora ainda vejamos alguns estragos do terremoto e do tsunami”, diz o relatório.

Japão reforça compra de bônus em 10 tri de ienes

A surpreendente decisão do Banco do Japão (BOJ, em inglês) de aumentar o estímulo e definir uma meta para a inflação poderá levar o banco central a comprar um recorde de 25% dos títulos vendidos neste ano fiscal pelo país mais endividado do mundo.

Produção industrial do Japão cresce 2% em janeiro

TÓQUIO - A produção industrial do Japão cresceu 2% em janeiro em relação ao mês anterior, impulsionada pela fabricação de automóveis e de câmeras fotográficas digitais. Os dados foram divulgados hoje pelo governo do país. Essa foi a segunda alta consecutiva.

Vendas no varejo do Japão sobem 1,9% em janeiro

SÃO PAULO - As vendas no varejo do Japão subiram 1,9% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2011, segundo informou o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do país nesta terça-feira. No entanto, em dezembro do ano passado as vendas tinham avançado 2,5%.

Iene tem a menor cotação em 7 meses

A moeda japonesa se desvalorizou na terça-feira e passou da cotação de 80 ienes por dólar pela primeira vez desde julho, uma trajetória de queda que vem trazendo certo alívio para os atribulados exportadores japoneses.

Fonte: Valor

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Visitas à câmara: Hyogo Prefectural Institute of Environmental Science

Nesta semana o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, acompanhado pelo diretor para Assuntos de Meio Ambiente e presidente do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão (ICCBJ), Hitoshi Nakamura, recebeu a visita de Jiro Eiho, diretor do Instituto de Ciências para o Meio Ambiente do governo da província de Hyogo.

Eiho está no Paraná em função do acompanhamento de projetos de cooperação técnica estabelecidos entre o governo de Hyogo, UTFPR, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sanepar, e prefeitura de Londrina, no que diz respeito ao melhoramento da qualidade das águas na região.

Na reunião ficara pré-estabelecido que o ICCBJ passará a centralizar todas as questões inerentes a mediação destes projetos entre o governo de Hyogo e as partes interessadas no estado, facilitando assim o diálogo e a condução destes.

De acordo com Nakamura, esta parceria teve início com câmara na década passada, durante a gestão de seu fundador e ex-deputado federal, Antonio Ueno. "Após servir por 8 mandatos seguidos como deputado federal, Ueno focou-se na condução de trabalhos que visassem o estabelecimento de projetos de cooperação técnica entre o Paraná e o Japão. Desta forma surgiram novas oportunidades de parcerias, que hoje demandam um amparo e follow up mais polarizador e preciso, que efetivamente apresentem resultados, e é aí que insere-se o trabalho do instituto" finalizou.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Japão registra déficit comercial recorde em janeiro

BRASÍLIA - O Japão registrou déficit comercial recorde no mês de janeiro, com importações superando as exportações em quase US$ 19 bilhões, de acordo com dados divulgados hoje. O Ministério das Finanças informou que o Japão teve o maior déficit desde que os números começaram a ser compilados há 30 anos.

A valorização do iene japonês e a demanda global fraca fizeram com que as exportações caíssem mais de 9% em comparação ao ano anterior. As importações cresceram quase 10% devido à necessidade do Japão de comprar combustíveis de fora, depois do tsunami e da crise nuclear do ano passado.

A economia japonesa vive um momento delicado devido aos impactos da crise econômica internacional e os efeitos causados pelos acidentes nucleares ocorridos em março do ano passado – quando houve explosões e e vazamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi em decorrência do terremoto seguido por tsunami no país.

(Agência Brasil)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Novo Associado: Clínica Sato (Labore Saúde Ocupacional)

Nesta quarta-feira (15) o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, assinou a ficha de inscrição da Clínica Sato, sediada em Joinville, Santa Catarina, especializada em assessoria na segurança e medicina do trabalho.

É a primeira empresa do estado vizinho a filiar-se a câmara. O apoio à câmara pela Clínica Sato partiu de seu proprietário, Mário Sato, que também é presidente da Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville.

Sato já mostrou-se favorável a constituição de um escritório da entidade no estado, e compreende que com a consolidação desta parceria, novas oportunidades comerciais poderão surgir a longo prazo. "Estamos familiarizados com os trabalhos desenvolvidos pela câmara no Paraná e compreendemos que a entidade vem realizando um trabalho honesto e coeso pelo desenvolvimento do estado. Esperamos que este mesmo trabalho num futuro próximo estenda-se para Santa Catarina" finalizou.

Sobre a Clínica Sato:

BC do Japão define meta de inflação de 1% e amplia compra de ativos

SÃO PAULO - O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) estabeleceu uma meta de inflação de 1% para o curto prazo e definiu que vai continuar com o relaxamento monetária por meio da política de taxa de juro perto de zero e pelo programa de compra de ativos, que foi ampliado em cerca de 10 trilhões de ienes, para 65 trilhões de ienes.

"A atividade econômica do Japão tem ficado praticamente estável, em razão basicamente dos efeitos de uma desaceleração das demais economias internacionais e da apreciação do iene. Ao mesmo tempo, as condições financeiras no Japão continuaram abrandando. No front de preços, a taxa anual de variação do índice de preços ao consumidor, menos alimentos frescos, está ao redor de 0%", destacou o BOJ em nota em sua página eletrônica.

A instituição notou que a perspectiva para a economia do Japão continua envolvendo um alto grau de incertezas, relacionadas com as perspectivas e desfechos para o problema da dívida europeia, com o equilíbrio da oferta e demanda de eletricidade e com o impacto da apreciação do iene.

Observou, contudo, que diminuíram recentemente, de alguma forma, as tensões nos mercados financeiros com relação à questão da dívida soberana da Europa e que houve indícios de melhoria na economia americana. Quanto à economia do Japão, a demanda doméstica tem sido firme, devido, em parte, aos trabalhos de reconstrução do país após o terremoto e tsunami em março de 2011.

"Em meio à persistência de alta incertezas rondando os eventos econômicos tanto domésticos como externos, o BOJ julgou necessário apoiar mais os eventos positivos recentes do lado financeiro e assegurar a volta da economia ao caminho de recuperação moderada. Com esse propósito, o banco decidiu esclarecer sua posição de política monetária e acentuar o abrandamento monetário no encontro de hoje a fim de superar a deflação e alcançar o crescimento sustentável com estabilidade de preços", destacou.

(Juliana Cardoso | Valor)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Câmara sedia palestra sobre acordo previdenciário Brasil-Japão em Curitiba

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) na sede da CCIBJ do Paraná a palestra sobre o acordo previdenciário Brasil Japão, que entra em vigor em 1° de março deste ano.

Contando com as presenças de Noboru Yamaguchi, Cônsul Geral do Japão em Curitiba; Yoshiaki Oshiro, presidente da CCIBJ do Paraná; Takashi Saito, diretor da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão; Kazuhiro Yamazaki, conselheiro do Grupo de Operações Internacionais do Departamento de Planejamento de Operações da Japan Pension Service; Aiko Abe, chefe da seção de Planejamento da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão; Luiz Nishimori, deputado federal; Teruo Kato, deputado estadual; Jorge Yamawaki, vereador de Curitiba; Jorge Ishii, presidente da Associação Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba; Teichum Hiramatsu, presidente da Associação Brasileira de Dekasséguis; Rui Hara, diretor-presidente da Comec; especialistas do INSS, Previdência Social, além de demais lideranças e convidados, o evento foi aberto ao público e serviu para esclarecer as dúvidas das cerca de 70 pessoas presentes.

Com a palavra, o cônsul Yamaguchi ressaltou a importância do evento para a comunidade nipo-brasileira do Paraná, relevando a singularidade do acordo para a manutenção e desenvolvimento das relações bilaterais Brasil-Japão.

Relator do acordo na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Nishimori descreveu com emoção este importante passo dado por ambos os governos. "Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos que trabalharam noite e dia para que este importante acordo fosse redigido e aprovado, tanto do lado brasileiro, quanto do lado japonês, em especial, o ex-primeiro ministro Taro Aso na condução desta delicada e relevante questão no Japão. Normalmente esse tipo de trabalho duraria entre um a dois anos, mas foi elaborado em tempo recorde de oito meses. Com o acordo, mais de 200 mil brasileiros que hoje vivem e trabalham no Japão serão beneficiados".

Dando início as apresentações, Takashi Saito, da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão, e Mauro Luciano Hauschild, do INSS, realizaram suas palestras, abordando em detalhes como o acordo previdenciário deverá beneficiar milhares de brasileiros que residem no Japão, e milhares de japoneses que residem no Brasil.

O acordo estabelece que o tempo de contribuição de um brasileiro, por exemplo, que trabalhou no Brasil e no Japão poderá ser utilizado no cálculo da sua aposentadoria. O mesmo acontece com um japonês de contribuiu para a previdência dos dois países. O tempo de contribuição de um brasileiro ou japonês, que trabalhou nos dois países que entraram em acordo, poderá ser utilizado no cálculo de sua aposentadoria.

Para visualizar o acordo na íntegra, acesse:

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tecnologia japonesa busca reduzir o contrabando

Membros da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná desembarcaram ontem em Cascavel dispostos a manter encontros com gestores públicos e prefeitos para dar base a um estudo de viabilidade econômica de projetos a serem implantados na região. Entre eles o de casulos tecnológicos, uma alternativa para produzir eletroeletrônicos, refletindo na diminuição do índice de contrabando na região.

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, esteve em O Paraná ontem de manhã acompanhado de comitiva. No período da tarde, participou de encontros com os prefeitos de Capitão Leônidas Marques, Cláudio Quadri (PMDB), e de Boa Vista da Aparecida, Wolnei Savaris (PMDB).

No dia 11 de março, completará um ano da maior tragédia natural vivida pelo povo japonês. Um terremoto seguido de tsunami devastou a costa do nordeste do país, deixando um rastro de destruição e causando ao menos 15 mil mortes.

A catástrofe atingiu a Usina Nuclear de Fukushima, causando sérios danos nos reatores. Devido ao desastre, das 52 usinas nucleares japonesas 28 foram desativadas, causando um colapso no setor industrial e reduzindo a energia gerada em até 40%.

Sem energia para mover as máquinas, as grandes indústrias começaram a investir em outros países, migrando toda a sua produção. Conforme Oshiro, o problema agora é com relação às pequenas indústrias japonesas, que dependem de incentivo do governo para aplicar seus investimentos em centros menores. A região Oeste do Paraná, por conta de sua localização estratégica e da proximidade com o Paraguai e Argentina, acaba se tornando uma das apostas dos japoneses.

“O Oeste é um polo de prestação de serviços interessante para o Japão”, admite Oshiro, que esteve acompanhado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Leopoldo Furlan.

Conforme dados apresentados pela Câmara Brasil/Japão, são dez mil pequenas empresas japonesas interessadas em migrar seus negócios pelo mundo. O Brasil, por ser considerado um país em franca ascensão econômica, abre os olhos dos japoneses para novas oportunidades.

Empresas japonesas procuraram a Câmara Brasil/Japão no Paraná atrás de informações preciosas das regiões mais promissoras do Brasil. “Diferente da China, que prefere um investimento imediatista e de resultados rápidos, o Japão opta por uma postura mais cadenciada, alimentando um casamento comercial mais longínquo”, salienta Oshiro. Outra sugestão exposta pelo presidente é a exploração de energias alternativas no Oeste. Em função da presença maciça da avicultura na região, uma das propostas é fazer com que os dejetos de aves virem energia e o excedente seja utilizado como adubo.

Fonte: O Paraná

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PIB do Japão cai 2,3% no 4º trimestre de 2011, mais que o esperado

TÓQUIO - A economia japonesa contraiu-se 2,3% no quarto trimestre do ano passado, em termos anualizados. Esse foi o quarto trimestre dos últimos cinco em que o PIB japonês recuou, em meio às queda das exportações causada pela fraca demanda global, pelo iene apreciado e pelas inundações na Tailândia.

Economistas consultados pela Dow Jones previam que o PIB real fosse recuar, em termos reais e anualizados, 1,6% na comparação com o trimestre anterior.

“Em dezembro, as exportações e a produção aumentaram depois [dos estragos inicialmente causados pelas] enchentes na Tailândia, e se levarmos esses fatores em consideração e olharmos para a situação econômica geral, acredito que podemos dizer que o movimento de alta continua”, disse o ministro da Economia, Motohisa Furukawa, em comunicado.

Na comparação com o terceiro trimestre, em termos não anualizados, o PIB japonês caiu 0,6%.

O consumo privado, que responde por cerca de metade da economia japonesa, expandiu-se 0,3% no quarto trimestre. As famílias compraram mais automóveis e gastaram mais com restaurantes no período.

A perspectiva para o primeiro trimestre parece melhor, em meio à expectativa de aumento da demanda relacionada com a continuação da reconstrução após os desastres de março do ano passado e os sinais de vigor da economia americana, embora incertezas, incluindo o iene ainda forte, possam pesar sobre o crescimento.

“Nossa visão de que a economia japonesa vai começar a expandir-se a partir do primeiro trimestre deste ano segue inalterada por causa dos dados recentes de encomendas de maquinários, que mostram que o investimento está acelerando no país”, disse o economista do Barclays Capital Yuichiro Nagai.

“O investimento público deverá aumentar no segundo trimestre graças ao impacto do orçamento extra, enquanto as exportações devem crescer no terceiro trimestre, quando as economias estrangeiras deverão gradualmente recuperar impulso”, prevê o economista-chefe de mercado da Mizuho Securities Yasunari Ueno.

(Dow Jones Newswires)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ProCaxias quer receber capital estrangeiro

Capitão L. Marques – Os nove municípios banhados pelo reservatório da Usina de Salto Caxias, na divisa entre as regiões Oeste e Sudoeste do Estado, articulam-se pelo seu contínuo fortalecimento social e econômico. Uma das ações que ganham força é buscar contatos com câmaras técnicas e consulados estrangeiros no Brasil. Nesta semana, a região recebeu a visita do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro.

A comitiva foi recepcionada pelos prefeitos de Capitão Leônidas Marques e presidente do ProCaxias, Cláudio Quadri (PMDB), e de Boa Vista da Aparecida, Wolnei Savaris, além de outros líderes. Oshiro ficou impressionado com o nível de qualificação da indústria moveleira de Capitão, uma das que proporcionalmente mais empregam na região. Boa parte do que as empresas produzem segue para mais de 20 países. “Com alguns ajustes é possível que o Japão também possa estabelecer parcerias nessa área”, diz Oshiro.

O potencial do reservatório de Salto Caxias, com suas praias artificiais e condomínios de alto padrão também chamaram a atenção da comitiva. “Fico feliz em poder ver algo tão bonito”, disse o presidente, que esteve na região para buscar informações e estabelecer futuros contatos com grupos japoneses interessados em investir no Paraná e também no Oeste. Um dos caminhos viáveis é estabelecer uma troca: tecnologia por alimentos. “A região do ProCaxias tem muito a oferecer”, segundo Wolnei.

Municípios

As cidades que compõem o ProCaxias são: Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Três Barras, São Jorge do Oeste, Salto do Lontra, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata.

Fonte: O Paraná

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Japão tem interesse de investir no Oeste

Capitão L. Marques – O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro, cumpre uma extensa agenda de compromissos nesta semana na região Oeste do Paraná. Ele vem especialmente para visitar o Show Rural Coopavel, mas aproveita para manter contatos com prefeitos de três municípios da região – Cláudio Quadri, de Capitão Leônidas Marques, Wolnei Savaris, de Boa Vista da Aparecida, e Edgar Bueno, de Cascavel.

Oshiro estará na região nesta quarta e quinta-feira. Os primeiros compromissos oficiais serão com os prefeitos de Capitão e de Boa Vista, os dois do PMDB. Ele conversará com os gestores e fará visitas a empresas e à Usina de Salto Caxias. O prefeito Cláudio Quadri informa que a presença do presidente da Câmara Brasil/Japão é bastante aguardada, principalmente depois da informação de que grupos japoneses têm interesse de investir no Paraná e na região Oeste do Estado.

Quadri chegou a enviar correspondência a líderes japoneses colocando a administração pública à disposição para ampliar as chances de parcerias. “Capitão tem matérias-primas abundantes, conta com mão de obra qualificada e a prefeitura garante bons incentivos”, diz o gestor, que é presidente do ProCaxias, o Consórcio Intermunicipal da Usina de Salto Caxias, formado por nove municípios banhados pelo reservatório da hidrelétrica.

Na quinta-feira, durante o Show Rural, Oshiro vai manter contatos com vários líderes em Cascavel, entre eles Rainer Zielasko, Khaled Nakka e Leopoldo Furlan, presidentes da Faciap, da Caciopar e da Acic. Ele terá encontros também com o prefeito Edgar Bueno (PDT) e com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Com a onda de descentralização de investimentos japoneses, principalmente para países emergentes, o interesse de estabelecer e estreitar relações é grande, diz o consultor Takao Koike.

Fonte: O Paraná

Japão estuda ajuda financeira à Europa via FMI, diz ministro

SÃO PAULO - O Japão avalia oferecer ajuda financeira à Europa por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI) a fim de aliviar as tensões relacionadas com a crise da dívida soberana na região, disse nesta sexta-feira o ministro das Finanças japonês, Jun Azumi.

Segundo a Kyodo News, ele negou que o governo já tenha estipulado um número para os empréstimos para o FMI. "O Japão sempre contribui para o FMI. Entendemos a posição do Fundo", observou o ministro. A Kyodo recordou que o Japão é o segundo maior contribuinte do Fundo, após os Estados Unidos.

Sobre o quadro doméstico do Japão, Azumi comentou que o Banco do Japão precisa agir adequadamente a fim de reverter a queda nos preços ao consumidor, sugerindo esperar mais relaxamento monetário pelo banco central.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais e Dow Jones)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comitiva japonesa visita o Oeste e se surpreende com a potencialidade da região

BOA VISTA- Nesta semana uma comitiva do Japão visitou a região Oeste do Paraná. No roteiro esteve Cascavel com o show rural, Capitão Leônidas Marques com visita a Usina Hidrelétrica Governador José Richa e Boa Vista, onde a comitiva japonesa fez um passeio de barco e conheceu além das belezas naturais do local, o projeto de piscicultura da Unioeste em parceria com o consórcio Pró-Caxias.

Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Pró-Caxias, Claudio Quadri, pelo prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris, pelo prefeito de Salto do Lontra, Luis Gotardi, pelo prefeito de Corbélia e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Eliezer Fontana, pelo secretário regional de Estado do Oeste do Paraná, Sérgio Terres, além de outras autoridades civis, empresariais e políticas.

O passeio de barco com a presença ilustre da Polícia Florestal foi com certeza um dos pontos mais fortes da visita. As autoridades e a comitiva fizeram uma rota pelos condomínios, parque municipal e praia artificial até os tanques redes do projeto de piscicultura. O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, ficou encantado com as belezas naturais de Boa Vista e pela potencialidade de turismo e também da piscicultura na região e afirmou que se o céu existe, ele se localiza ali.

“Primeiro agradeço a Deus pela oportunidade concedida a mim através de uma visita a Cascavel, onde me falaram que iam me mostrar o lugar mais encantador do Paraná. Então fui a Capitão conheci as industrias e a Usina e senti a região tem o perfil para a tecnologia de pequenas empresas japonesas que estão necessitando sair do Japão. Olhei este lago, o rio Iguaçu e seus afluentes e conheci a piscicultura, acho que é um bom trabalho para fazermos uma parceria com a área de tecnologia agrícola e da piscicultura do Japão, e eles tem recursos para mandar pessoas para trazer esta tecnologia avançada do país. O trabalho da Unioeste é fantástico, mas ainda recente, e no Japão eles tem mais de mil anos de tecnologia na piscicultura. Olhando esta região eu me comprometi comigo mesmo, vamos trabalhar em cima disso para avançarmos e podermos competir no primeiro mundo”, afirma Oshiro.

Oshiro também falou do momento difícil que o Japão está passando devido ao terremoto e a explosão da Usina Nuclear de Fukushima, fator que aproxima e facilita ainda mais uma parceria entre o Oeste do Paraná e o Japão.

“Recebemos esta comitiva através de contato do Pró-Caxias que convidou o Oshiro para vir até Boa Vista e Capitão para ver o grande projeto de piscicultura desenvolvido na região. Eles ficaram surpresos com o grande projeto, que visa em cinco anos ter mais de três mil tanques redes distribuídos nos nove municípios do Pró-Caxias. Nós acreditamos que a piscicultura vai alavancar o desenvolvimento econômico da região e os japoneses ficaram muito interessados em investir aqui. O povo japonês tem uma tecnologia muito avançada na área da piscicultura e com o vazamento na Usina de Fukushima muitos locais de produção ficaram contaminados, então oferecemos a nossa região para o povo japonês vir investir em piscicultura”, explica o prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris.

O prefeito de Capitão e presidente do consórcio Pró-Caxias, que integra os municípios: Capitão Leônidas Marques, Boa Vista, Quedas do Iguaçu, Três Barras, São Jorge do Oeste, Salto do Lontra, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata, enfatiza a importância do trabalho em conjunto entre os municípios para fortalecer e desenvolver a região.

“Nós estamos mostrando a potencialidade da nossa região. O povo japonês está passando por um momento difícil, com terremotos, explosão da usina nuclear, que criaram empecilhos e fizeram com que os japoneses olhassem para outros países para fazerem seus investimentos. De fato oferecemos a estrutura que temos em toda a nossa região do consórcio Pró-Caxias que integra o Oeste e Sudoeste do Paraná. Nós temos uma visão diferente, não adianta nada termos somente Capitão forte, ou Boa Vista forte, nós queremos fortalecer todos estes nove municípios e consequentemente toda a nossa região”, afirma o presidente do Pró-Caxias Claudio Quadri.

“A visita foi excelente, a impressão que o presidente teve foi fantástica, ele gostou muito da região e a possibilidade de trazer estes investimentos, empresas e tecnologias japonesas para cá é muito grande”, enfatiza o economista e consultor Takao Koike.

Reportagem: Luli Savaris
Foto: Luli Savaris

Presidente da CCIBJ do Paraná visita região oeste do estado

Representantes de entidades empresariais e da administração pública municipal estiveram nesta semana em audiência com o presidente da Câmara Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro. A finalidade foi estabelecer um primeiro contato para futuras parcerias entre empresários dos dois países, com foco preferencial aos estabelecidos em Cascavel e na região Oeste do Paraná. O potencial de futuros acordos comerciais é amplo, disse Oshiro.

O presidente traçou um perfil do empreendedor japonês, focado nos princípios da coletividade e da solidariedade. Com os recentes desastres naturais no Japão, que afetaram seriamente o sistema distribuidor de energia nacional, muitos grupos buscam no exterior a oportunidade de continuar a crescer. "O Brasil tem muito a oferecer e futuros acordos poderão fazer muito bem aos dois países", conforme Oshiro, que esteve também com prefeitos de cidades do Oeste.

A região ainda é focada principalmente em empresas de caráter familiar, de pequeno e médio portes. Já chegou a hora de avanços em empresas de alta tecnologia e os grupos japoneses podem auxiliar muito nisso, conforme Oshiro. Todas as informações pertinentes à região Oeste do Paraná, no advento de futuras parcerias, são anteriormente enviadas aos potenciais interessados. "Quando vierem é porque já estão familiarizados com a realidade local e sabem o que querem e o que fazer".

Passos

O primeiro passo de futuros acordos está no envio de dados, o segundo em identificar as empresas locais e regionais com interesse em se associar aos grupos japoneses e informar sobre características empresariais microrregionais, ou seja: sobre uma possível vocação de uma determinada fração do Oeste, a exemplo do polo de confecções infantis de Terra Roxa. Oshiro diz que será possível estabelecer uma troca: de conhecimentos tecnológicos por alimentos e produtos primários.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Gasparovic Kasprzak, informa que o potencial da região para futuros acordos é fantástico. Ela também ressaltou sobre programas de aperfeiçoamento e do avanço de empresas formalizadas em Cascavel. Já o presidente da Acic, Leopoldo Nestor Furlan, disse que a associação comercial é parceira nesse processo de aproximação. Acic e Caciopar entregaram documento que pede a instalação de uma subcoordenadoria da Câmara Brasil/Japão em Cascavel.

Legenda da foto: O presidente da Acic, Leopoldo Furlan, entrega matéria sobre a associação comercial ao presidente da Câmara Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro - Crédito: Divulgação

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Visitas à câmara: Naoyoshi Watanabe, prefeito de Minokamo

Acompanhado pelo Deputado Federal Luiz Nishimori, Naoyoshi Watanabe, prefeito de Minokamo, cidade localizada na província de Gifu, região central do Japão, esteve na manhã desta segunda-feira (06) visitando a sede da CCIBJ do Paraná, onde encontrou-se com o presidente da instituição, Yoshiaki Oshiro.

Em Curitiba desde o dia 04 (sábado), e cumprindo uma agenda de apenas três dias na cidade, Watanabe disse estar impressionado com a beleza e o tamanho de Curitiba, e que sem dúvida, o Paraná vem consolidando-se como uma rota permanente para novos negócios com o Japão.

A visita de Watanabe faz parte de um roteiro na cidade que incluiu ainda visitas ao prefeito Luciano Ducci, Ippuc, Associação Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba, e Consulado Geral do Japão em Curitiba.

No fim da tarde, Watanabe viajou para Colorado, no interior do estado, onde amanhã irá encontrar-se com o prefeito Marcos Mello para a assinatura de um protocolo de intenções com o município, transformando-as em cidades co-irmãs.

Para mais acesse:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 05 (encerramento)

Na foto: comitiva brasileira na ENEX 2012, em Tóquio.

(TÓQUIO) - Nesta sexta-feira (03), os participantes do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" visitaram a 2012 Energy & Environment Exhibition (ENEX), uma das uma das maiores feiras de eficiência energética do Japão e que tem por objetivo expor e debater as mais recentes tecnologias ligadas à baixa emissão de carbono. Contando com mais de 50 exibidores na edição deste ano, a feira esteve dividida em três temas: economia, conservação, e redes inteligentes de energia.

O tema "economia de energia" ou energy saving vem chamando muito a atenção dos japoneses devido ao tsunami/terremoto que atingiu o país no mês de março do ano passado. As exibições ligadas a este tema apresentaram soluções para a economia do consumo de energia para prédios, escritórios, e fábricas. Outro destaque acerca do tema foi a exibição de um conjunto de empresas ligadas a captação de energia, como fabricantes de geradores eólicos e solares.

Já o tema "conservação de energia" ou energy conservation é mais voltado para as soluções concebidas no que diz respeito ao armazenamento e conservação de energia. Ainda sobre o tema, a Enex deste ano também sediou o "Energy Conservation Grand Prix", competição que premia as empresas que desenvolveram os melhores produtos voltados para a conservação e aproveitamento inteligente de energia elétrica.

E finalmente, o terceiro tema "redes inteligentes de energia" ou smart grid abrangeu todas as novidades do setor, como módulos de rádio para medições inteligentes, equipamentos de monitoramento, redes, TI, etc...

ENCERRAMENTO DO WORKSHOP

O encerramento do workshop deu-se no início da tarde. Todos os participantes, incluindo os diretores e coordenadores da missão do Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ) expuseram seus pontos de vista sobre os cinco dias de curso, debatendo possíveis parcerias, intercâmbio de tecnologia, barreiras, e soluções para o estreitamento das relações bilaterais Brasil-Japão no setor de energias renováveis.

De acordo com Hitoshi Maeshima, gerente geral do departamento de cooperação internacional do ECCJ, este foi o primeiro passo na busca pela geração de novas oportunidades comerciais para ambos os países, tanto a nível de governo quanto a nível de capital privado. No entanto, para ele, as relações internacionais do Japão ainda sofrem com o que ele denominou de "3C's": 1) Comunicação; 2) Custos; 3) Colaboração.

Neste sentido Maeshima expôs que a realização deste tipo de promoção quebra a primeira barreira, que é a da comunicação, pois integra ambos os países e gera margem para negociações e colaborações futuras. O mesmo ainda relatou estar satisfeito com o progresso do curso, pois todas as visitas técnicas foram permeadas com muitas perguntas e respostas, o que certamente ajudou a comitiva brasileira a compreender um pouco melhor o que tem sido feito no Japão em termos de eficiência energética.

Com a palavra o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, enalteceu a organização do evento, agradecendo a coordenação da CCIBJ do Paraná e a singular oportunidade que o governo japonês ofereceu ao Brasil, compartilhando uma série de novas tecnologias sustentáveis e assimilando este conhecimento que certamente trará bons frutos para o estado. Campagnolo foi além, e num gesto simbólico, presenteou Maeshima com o seu broche de presidente da federação, colocando-se a disposição do governo japonês para assinatura de um protocolo de intenções que vise a manutenção e desenvolvimento de novas tecnologias.

Edson Sardeto (Copel), Cícero Bley (Itaipu), Paulo Base (Secretaria do Planejamento), Eduardo Gobbi (Secretaria do Meio Ambiente), Rui Hara (Comec), Emerson Salvador (Eletrobras), e Cristiano Barbosa (Firjan), também realizaram seus respectivos pronunciamentos agradecendo a oportunidade dada pelo governo japonês, enfatizando a qualidade das visitas técnicas e o profissionalismo na qual todas as atividades foram conduzidas, o trabalho desempenhado pela CCIBJ do Paraná no gerenciamento da comitiva, e a importância da manutenção desta relação para a efetivação de projetos futuros.

Por fim, Fujio Takamura, diretor de projetos da CCIBJ do Paraná, encerrou os pronunciamentos agradecendo a hospitalidade e o excelente trabalho desempenhado pelos representantes do ECCJ, Yasunori Serizawa e Masaki Kimura, que acompanharam integralmente a comitiva brasileira nos cinco dias de workshop. Agradeceu ainda o empenho do presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, que dedicou-se integralmente para que esta missão saísse do papel, e o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, que nos auxiliou na rápida retirada dos vistos.

Takamura ressaltou ainda que a câmara já está auxiliando a Japan External Trade Organization (JETRO) na condução e organização de uma missão do Japão ao Paraná. "Agora no mês de março deste ano, o Paraná irá receber mais uma missão japonesa que terá como foco a apresentação de geradores de energia a partir da incineração de lixo. Sabemos que o lixo é um problema extremamente em voga nas capitais brasileiras. Por isso estamos apoiando a Jetro e empresas privadas do setor para viabilizarmos novas parcerias".

AGRADECIMENTO

A todos que participaram do workshop (Governo do Estado do Paraná, Copel, Itaipu, Fiep, Lactec, Firjan, Eletrobras, Estre Ambiental, Grupo Hubner, Elco Engenharia Elétrica, e Wiecheteck Engenharia Elétrica), registramos aqui nosso agradecimento pela paciência, suporte, e apoio para que tudo desse certo. Esperamos que todos tenham aproveitado esta oportunidade da melhor maneira possível, e que esta experiência norteie novos projetos em prol do desenvolvimento energético e econômico de ambos os países.

Fotos: Masaki Kimura - ECCJ

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 04

Na foto: geradores eólicos da Zephyr Corporation em pleno funcionamento.

(TÓQUIO) - Na manhã desta quinta-feira (02) os participantes do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" visitaram o distrito de Shinjuku, Tóquio, a Zephyr Corporation, fabricante das turbinas eólicas denominadas "Airdolphin", consideradas as mais versáteis do mercado japonês.

Desde 2002, a empresa passou a focar seus trabalhos na pesquisa e desenvolvimento de turbinas eólicas de altíssimo rendimento (4.5kW) aliado a leveza (apenas 20 kg), baixa emissão de ruídos, e praticidade, acompanhando a direção do vendo independente de sua direção, semelhante ao funcionamento de uma biruta ou manga de vento.

Tendo como empresas parcerias deste projeto, expressivas multinacionais japonesas como Toray, Nedo, Hitachi, NTN, Yokogawa, contando ainda com o amparo técnico da Universidade de Tóquio, a empresa vem provendo soluções em energia eólica para bases de telecomunicações, fazendas, terraços, iluminação pública, pontos de ônibus, residências, refinarias em alto mar, e placas de publicidade.

Em função desta versatilidade, a empresa possui uma ampla gama de consumidores, que vão desde a residências, pequenos comércios, bem como grandes empresas de diferentes setores como NTT Docomo, Vodafone, McDonald's, etc...

Após a palestra introdutória, os participantes foram até o terraço do prédio ver in loco o funcionamento dos geradores Airdolphin, que possui seu design inspirado na natureza e é vencedor do prêmio Japan's Good Design Awards Japan 2005.

À tarde a comitiva deslocou-se para o distrito de Shinagawa, ainda em Tóquio, para conhecer as instalações da Clean Association of Tokyo 23, usina de 47 mil m² responsável pela intermediação do processamento e reciclagem de lixo, além do tratamento de esgoto junto aos 23 distritos que compõem a capital japonesa.

De acordo com Tadashi Sasaki, diretor da associação, todo o lixo processado pela associação é reaproveitado de diferentes maneiras. Parte do mesmo é incinerado, gerando energia, outra parte é pulverizada, gerando insumo para diferentes aplicações, como a produção de asfaltos e calçada, etc...

Ainda de acordo com Sasaki, este trabalho de processamento e adequado reaproveitamento do lixo fez com que, de 1989 à 2009, o volume de lixo gerado em Tóquio que tinha como destino principal os aterros sanitários da região, reduzisse cerca de 85% ou 360 toneladas, dado extremamente relevante e que nos diz muito sobre o quão ainda temos que avançar neste campo no Brasil.

Amanhã, sexta-feira (03), além do encerramento do workshop, está programada a visita a ENEX 2012, uma das principais feiras de smart energy do Japão.

Fotos: Masaki Kimura - ECCJ

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 03

Na foto: gerador de energia fotovoltaico da JFE: capaz de amplificar em 1000 vezes o calor solar.

(TÓQUIO) - Ainda dentro do programa do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" proposto pelo Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ) e que contou com a coordenação da CCIBJ do Paraná, o segundo dia de visitas técnicas abrangeu duas empresas distintas: a JFE Engineering, e a Tokyo Electric Power Company - Tepco (unidade Kawasaki).

Pertencente a um dos maiores grupos empresariais do Japão, o JFE Holdings Inc (que em 2010 teve um faturamento líquido de U$41,5 bilhões), a JFE Engineering está sediada no litoral de Tóquio, e atua em diversas áreas, que vão desde a construção de estaleiros navais para o exército japonês, construção civil, até a manufatura de máquinas e equipamentos ligados a eficiência energética, como ares condicionados geotermais, geradores fotovoltaicos de energia capazes de amplificarem em 1000 vezes o calor solar, sistemas de armazenamento de calor, bombas para abastecimento de carros elétricos, geradores de energia elétrica e termal a partir de lodo de esgoto, turbinas a vapor, etc...

O grande destaque ficou por conta da exclusiva tecnologia de geração de energia por meio de vapor geotermal, que emite menos CO² que geradores eólicos e solares, reduzindo o impacto no meio ambiente, sendo a JFE a única empresa no mundo a fabricar a turbina para este tipo de gerador.

A tarde foi a vez da comitiva visitar a usina de energia solar de Ukishima, unidade da Tepco de Kawasaki.

Contando com impressionantes 37.700 painéis solares numa área de 11ha, a usina produz 7MW, reduzindo anualmente cerca de 3,100t de CO² da atmosfera e abastecendo mais de 4 mil casas por dia (em condições climáticas favoráveis), e cerca de 1 mil em dias com pouco sol.

Entre as empresas parceiras deste ambicioso projeto, estão grandes empresas privadas japonesas, como Toshiba, Sharp, Hitachi, e Kyocera, responsáveis não só pela manutenção dos painéis solares, bem como a manutenção desta e demais usinas solares na região de Kawasaki.

Para o diretor de projetos da CCIBJ do Paraná, Fujio Takamura, o contato com ambas empresas foi extremamente positivo. "As visitas a JFE & Ukishima evidenciaram a utilização e desenvolvimento de tecnologias exclusivas que fogem completamente a nossa realidade. Mas este é o objetivo desta missão: aprendermos ao máximo com as empresas japonesas - que estão na vanguarda deste tipo de tecnologia sustentável - sempre nos atendo ao que está sendo, será, e poderá ser feito em termos de eficiência energética. É muito importante levarmos um pouco deste knowhow para o Paraná na tentativa de, na medida do possível, provocarmos permanentemente este intercâmbio tecnológico entre ambos os países".

Mais sobre a JFE e Tepco:

Fotos: Fotos: Masaki Kimura - ECCJ / Internet

Novo associado: Farmácias e Drogarias Nissei

Nesta quarta-feira (01) o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, protocolou pessoalmente a ficha de inscrição das Farmácias e Drogarias Nissei, a maior rede de farmácias e lojas 24 horas do estado.

Os diálogos com Sérgio Maeoka, presidente da empresa, começaram em maio de 2011, quando Oshiro e o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, foram convidados a visitarem o grêmio recreativo da Nissei, localizado em Morretes, no litoral do Paraná.

Para a entidade, esta associação representa o reconhecimento de um longo e árduo trabalho de reestruturação que começou em 2009. "Somos uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a atração e mediação de investimentos japoneses no estado. Para desempenharmos este papel em apoio ao governo e municípios do Paraná, além das empresas e entidades japonesas, contamos apenas com a receita gerada pelas mensalidades, oriundas da sociedade com empresas que acreditam no nosso trabalho. Contudo, jamais podemos garantir o sucesso do nosso trabalho, pois nosso objetivo possui inúmeras variantes que fogem completamente nossa competência e controle, como a guerra fiscais entre os estados, por exemplo" argumenta o diretor Heberthy Daijó.

"O governo anterior, por exemplo, era avesso a atração de investimentos estrangeiros, o que dificultou nosso trabalho, colocando em cheque a existência da instituição. Porém, não desistimos e com muito suor, estamos conseguindo inserir novamente o Paraná na rota dos investidores japoneses. Por isso, este apoio do Sr. Maeoka é de extrema importância para o nosso trabalho, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo" completou.

Em 2011 a câmara recebeu mais de 50 empresas japonesas, organizou seminários, apoiou missões do governo japonês, realizou sua 38° Missão Econômica ao Japão, trouxe empresas japonesas ao Paraná, e este ano, auxiliou o Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ), coligado ao Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão, a coordenar a comitiva brasileira que participou do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building". Mais do que isso, foi a responsável pelo aumento no número de vagas do estado do Paraná, que originalmente era de 8, para 15 integrantes. Foi a primeira vez que o Brasil foi convidado a participar deste tipo de workshop pelo governo japonês.

SOBRE A NISSEI

Com 190 lojas e mais de 3.600 colaboradores a Nissei atende 3 milhões e meio de clientes por mês. Presente no estado do Paraná e desde 2010 em Santa Catarina a empresa planeja a abertura de mais 14 lojas no Paraná e 13 em Santa Catarina, ainda neste ano.

Ganhadora do prêmio Top of Mind no Paraná, consolidando o 1° lugar (4º ano consecutivo) e comlarga folga a marca mais lembrada do Paraná quando o assunto é Farmácia.

A Nissei tem conseguido fazer com a marca o que poucas empresas de varejo conseguem: humanizá-la. Além do compromisso de oferecer sempre o menor preço, a Nissei tem uma profunda preocupação com seu cliente. Prova disso são os 2 clubes de fidelidade: O Clube da Mulher e o Clube da Melhor Idade.

Trazendo modernidade em suas instalações, variedade de produtos, excelência no atendimento, amplos estacionamentos e localização de fácil acesso, tudo isso para oferecer a ao cliente a maior comodidade, agregando serviços que fazem a diferença, proporcionando bem estar com simplicidade, paixão, inovação e sustentabilidade.