Translation Support

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Japoneses estreiam shopping on-line no Brasil

SÃO PAULO - A Rakuten, maior empresa de comércio eletrônico do Japão, inicia em novembro a operação de um negócio inédito no país: o shopping on-line. Como num shopping físico, o on-line reúne diversos varejistas em um mesmo lugar, mas cada lojista terá uma página com identidade visual própria.

“No futuro, em torno de dez anos, o Brasil será um dos mercados mais importantes para nós”, afirma Hiroshi Mikitani, CEO da Rakuten. A empresa atua em nove países hoje e pretende estar em 27 num prazo de cinco anos. Em 2010, teve lucro líquido de 428,9 milhões de dólares.

Em junho, a Rakuten adquiriu 75% da brasileira Ikeda, especializada na criação de softwares para lojas eletrônicas. A Ikeda continua com o seu negócio original, operado pela Rakuten Commerce Service, e o shopping virtual será gerido pela Rakuten Shopping Online. O presidente da companhia no país é Ricardo Ikeda, que fundou e comandava a companhia com seu sobrenome.

(Adriana Meyge | Valor)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Produção industrial do Japão cresce 0,6% em jul, menos que o esperado

TÓQUIO – A produção industrial japonesa cresceu 0,6% em julho em comparação com junho – dado sazonalmente ajustado –, marcando o quarto mês seguido de expansão do setor, segundo informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Contudo, o resultado ficou abaixo da expectativa de expansão de 1,5% dos economistas entrevistados pela Dow Jones e pelo Nikkei, revelando que as restrições no abastecimento de energia elétrica reduziram o ritmo de crescimento do setor industrial.

Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério, as empresas projetam um crescimento de 2,8% na produção em agosto, o que representa uma pequena melhora em comparação com a projeção de 2,2% apontada em julho. Porém, para setembro, os empresários estimam uma queda de 2,4%.

Fonte: Valor / Dow Jones

Produção de Coreia do Sul e Japão em julho desaponta

A produção industrial de Japão e Coreia do Sul apresentou desaceleração em julho. O fraco desempenho de duas das maiores economias da Ásia vem ampliar os receios sobre a recuperação da economia global.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão anunciou ontem que a produção industrial do país teve uma expansão de apenas 0,6% em julho, na comparação com junho. Contribuíram para o fraco desempenho a alta do iene, que prejudica as exportações, o racionamento de energia, ainda em função do terremoto de março, e a queda na demanda global.

Na Coreia do Sul, a produção industrial apresentou recuo de 0,4% em relação à atividade registrada em junho, de acordo com a Statistics Korea. A agência estatal de estatísticas sul-coreana também informou que a inflação subiu de 4,7% em julho para 5,3% no mês passado, superando as expectativas de analistas.

A alta dos preços agrava o dilema do Bank of Korea (o banco central do país) de aumentar a taxa de juros num momento em que a demanda global em retração põe em cheque a produção industrial da nação e abala a confiança de consumidores e empresas.

Fonte: Agências Internacionais/Valor

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comitiva do Consulado Geral do Japão e câmara realizam visitam cidades do interior

A convite do Cônsul-Geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Noboru Yamaguchi, o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, esteve neste final de semana visitando prefeituras e participando de eventos culturais em 5 cidades do interior do estado: Assaí, Londrina, Mauá da Serra, Arapongas e Apucarana.

O tour teve início em Assaí na última sexta-feira (26), na visita oficial ao prefeito Michel Bomtempo. Em seguida, a comitiva participou da abertura da Exposição Estadual de Ikebana, em seguida deslocando-se à Londrina.

Já no sábado pela manhã (27), ainda em Londrina, a câmara ofereceu um café da manhã ao empresário Atsushi Yoshii, proprietário da A.Yoshii Engenharia (empresa associada), e equipe do consulado, apresentando os trabalhos que vem sendo realizados pela entidade em prol da promoção e mediação de investimentos japoneses na região.

No período da tarde, a comitiva partiu para Mauá da Serra, onde foram recebidos pelo prefeito Hermes Wicthoff. Na sequência, a mesma fez uma série de visitas na região, passando desde a sede da Sementes Mauá (um dos maiores produtores privados de grãos do estado) à Praça da Lagoa Bonita. No começo da noite, a comitiva desembarcou em Arapongas, visitando o Hospital João de Freitas e participando do jantar oferecido pela Associação Cultural e Esportiva de Arapongas.

No domingo, a série de visitas na região teve desfecho em Apucarana, na cerimônia de abertura do 13° encontro de Senhoras Nikkeis do Paraná, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana. O evento contou ainda com as presenças do deputados estaduais e federais, Teruo Kato e Luiz Nishimori, ambos diretores da câmara.

Partido Democrata elege Yoshihiko Noda o novo premiê do Japão

TÓQUIO – O ministro de Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, foi eleito primeiro-ministro nesta segunda-feira pelo Partido Democrata, que governa o país.

Aos 54 anos, Noda, conhecido por ser um conservador na área fiscal, derrotou em segunda votação o ministro de Economia e Comércio, Banri Kaieda, por 215 votos contra 177, depois que nenhum dos cinco candidatos iniciais conseguiu obter a maioria.

Na primeira votação, Noda havia obtido 102 votos e Kaieda, 143. O resultado deixou de fora o ministro de Relações Exteriores, Seiji Maehara, que era o favorito da opinião pública. Kaeida, por sua vez, tinha o apoio de Ichiro Ozawa que, embora atualmente afastado do partido enquanto aguarda julgamento em um escândalo de levantamento de fundos, exerce forte influência sobre boa parcela dos correligionários.

Os outros candidatos eram o ministro de Agricultura, Michihiko Kano, e o de Transportes, Sumio Mabuchi. Poucas diferenças notáveis surgiram entre os cinco durante as entrevistas coletivas e o debate que ocorreram neste fim de semana. De modo geral, suas falas estiveram carregadas de retórica, mas carentes de propostas concretas. Todos prometeram reativar a economia japonesa e dar mais apoio aos esforços de reconstrução.

Noda será o sexto primeiro-ministro do Japão em cinco anos. Como tarefa, terá de enfrentar a crescente dívida nacional e pôr um fim à crise nuclear, que provocou o deslocamento de 100 mil pessoas. Ele sucede Naoto Kan, que havia renunciado na sexta-feira depois de pouco mais de um ano no cargo e em meio a críticas públicas sobre o modo como lidou com o tsunami e a subsequente crise nuclear.

(Associated Press)

Vendas no varejo crescem 0,7% em jul no Japão; desemprego sobe a 4,7%

TÓQUIO – As vendas no varejo no Japão cresceram 0,7% em julho em comparação com igual mês de 2010, marcado o segundo mês seguido de aumento nas vendas, segundo informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país. Esse aumento foi atribuído em grande medida a um crescimento nas vendas de máquinas, que registrou um ganho de 9,9% ao ano.

As vendas das grandes varejistas japonesas cresceram 0,8% ao ano em julho
Em junho, as vendas no varejo cresceram 1,2% ao ano. As vendas dos grandes varejistas avançaram 0,8% ao ano em julho, segundo o relatório do governo.

DESEMPREGO SOBE EM JULHO

Em outro relatório, o governo japonês informou que a taxa de desemprego sazonalmente ajustada subiu para 4,7% em julho, de 4,6% em junho. A previsão de consenso dos analistas entrevistados pela Dow Jones era de manutenção da taxa em 4,6%.

Segundo a Associated Press, o resultado da pesquisa de desemprego reflete a fragilidade da terceira maior economia do mundo, que sofre os efeitos da forte valorização do iene e crescente incerteza sobre a perspectiva econômica global.

Contudo, o dado real de desemprego pode ser pior, uma vez que o dado divulgado nesta terça-feira não inclui as três cidades mais atingidas pelo terremoto e tsunami de 11 de março: Iwate, Miyagi e Fukushima.

(Suzi Katzumata | Valor, com AP e Dow Jones)

Eleição de Noda para premiê do Japão desperta preocupação na China

TÓQUIO – Yoshihiko Noda foi eleito hoje, pela câmara baixa do parlamento japonês, o sexto primeiro-ministro do país em cinco anos. Ele terá tantos problemas pela frente que a última coisa que precisa é de relações complicadas com a China.

Ainda assim, Noda é visto com preocupação pelo país vizinho, que também é o maior parceiro comercial do Japão. A imprensa chinesa, de modo geral, tem retratado Noda como um nacionalista da direita e prevê um período de relações complicadas entre Japão e China.

O novo premier japonês é retratado pela imprensa chinesa como um nacionalista da direita
Até mesmo os jornais mais liberais destacaram, por exemplo, um comentário que Noda fez em 2005 e que reiterou este mês, defendendo que os líderes da Segunda Guerra que são homenageados no memorial Yasukuni, em Tóquio, não sejam mais considerados criminosos.

“Um falcão tornou-se primeiro-ministro no Japão”, escreveu o nacionalista Global Times. As visitas de políticos ao memorial costumam enfurecer os vizinhos do Japão, que veem o local como a glorificação do militarismo e um sinal da incapacidade japonesa de abandonar seu passado imperialista.

Em editorial contundente, a agência de notícias oficial da China, a Xinhua, pediu a Noda que não ignore os “principais interesses” de Pequim, que não visite Yasukuni e que reconheça o suposto direito da China sobre as ilhas Senkaku, no Mar do Leste da China, que hoje são controladas pelo Japão.

Noda não visitou Yasukuni este ano e analistas japoneses acreditam que ele não fará isso agora que é premiê. Para o professor de ciência política da Universidade Sophia, em Tóquio, Koichi Nakano, Noda poderá até mesmo minimizar seus comentários anteriores sobre o memorial.

“Muita gente aprendeu a lição com a ‘era do gelo’ de Koizumi’”, disse ele, referindo-se ao ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que visitou o memorial e manteve relações frias com a China e a Coreia do Sul. “Noda não tem interesse em complicar sua situação criando um clima de animosidade num momento em que precisa cooperar com as nações asiáticas para tirar o Japão da letargia econômica”, acrescentou.

A China ultrapassou os EUA e é hoje o principal parceiro comercial do Japão; a corrente de comércio entre os dois países chegou a US$ 176 bilhões no primeiro semestre do ano. A expansão da classe média chinesa cria potencial para as exportações do Japão, que por sua vez tenta atrair também mais turistas do país vizinho.

(Associated Press)

Vallourec-Sumitomo usará fábrica de MG para exportação

A francesa Vallourec em parceria com a Sumitomo do Japão inauguram hoje na cidade de Jaceaba, em Minas Gerais, um megacomplexo siderúrgico que produzirá tubos para o mercado externo, sobretudo África e Oriente Médio. Os investimentos da usina da VSB, fruto da joint venture entre as duas empresas, são de R$ 5 bilhões. Com a nova fábrica, o grupo Vallourec planeja transferir parte da produção de tubos da usina do Barreiro, em Belo Horizonte (BH) e, assim, liberar espaço para fabricar mais peças que exigem tecnologia e mão de obra especializadas e cujo grande filão são os projetos do pré-sal.

De Jaceaba, prevê a VSB, sairão 1 milhão de toneladas de aço bruto anualmente, dais quais 600 mil toneladas na forma de tubos sem costura. São peças para os setores de óleo e gás principalmente que a empresa pretende vender para países africanos, entre eles Angola, Gana, Moçambique e Tanzânia e também para o Oriente Médio. As cargas serão escoadas pelo porto de Sepetiba, no Rio.

Em pleno funcionamento, a nova fábrica permitirá que a planta da Vallourec em Belo Horizonte transfira a produção de mais de 100 mil toneladas de tubos que atualmente são produzidos ali, segundo Flávio Roberto Silva de Azevedo, diretor mundial de inovação do grupo francês.

A opção pelo Brasil, segundo o presidente mundial da Vallourec, Philippe Crouzet, em entrevista ao Valor, se baseou na disponibilidade de recursos naturais em abundância, mão de obra bem treinada e a experiência prévia que a empresa tem no Brasil desde a fusão com o grupo alemão Mannesmann, ocorrida em 2000. A Rússia era a outra possibilidade. "O Brasil é o país mais competitivo do mundo no que fazemos", ressaltou.

A Vallourec disputa mercado internacional principalmente com a japonesa - e ao mesmo tempo parceira no Brasil - Sumitomo e com a Tenaris, do grupo Techint. E centra suas críticas nas práticas das empresas chinesas de tubos, que, para o executivo francês, chegam com preços abaixo dos de mercado. A Vallourec no Brasil, junto com outras empresas, entraram com uma ação antidumping contra material chinês. "Não sou contra a competição, mas sim contra a competição injusta." Para Crouzet, o Brasil acerta em procurar incentivar política que favoreça a produção local frente a um cenário de concorrência que a China oferece.

O pequeno município de Jeceaba foi escolhido por estar próximo à mina de ferro que hoje abastece a planta de Belo Horizonte; a cidade também é cortada por linha férrea, crucial para o escoamento da produção, além de disponibilidade de água e eletricidade para o empreendimento. Os investimentos começaram em 2008 e vão até 2012. Comparado com uma fábrica de tubos que a empresa ergue em Ohio, nos EUA, esse projeto supera em tamanho e em investimento. Nos EUA, a injeção é de US$ 650 milhões.

A nova fábrica obteve um empréstimo de R$ 400 milhões do BNDES para ser construída. E terá 1.500 postos de trabalho diretos e 1.500 indiretos. A presidente Dilma Rousseff é esperada para participar da inauguração hoje.

Para Crouzet, o empreendimento é uma mostra de que a Vallourec tem uma visão de longo prazo e otimista em relação à demanda por energia no mundo. O período de desaceleração das economias desenvolvidas não representa nesse momento risco de recessão muito menos de nova forte freada, como a de 2008/2009. "A crise é hoje mais financeira do que na economia real. O que há é menor expansão na Europa e oscilaçoes nos EUA. "Nossa visão é de longo prazo e a demanda por energia no mundo continua crescendo", afirmou.

No Brasil, o grupo francês Vallourec tem a subsidiária V&M do Brasil, que é líder na fabricação de tubos de aço sem costura. É integrada em matéria-primas -- minério de ferro e carvão vegetal. Ela opera a usina do Barreiro, com capacidade de fazer 550 mil toneladas ao ano, distribuídas em tubos petrolíferos, automotivos, estruturais e para energia e indústria.

Presente em mais de 20 países, o grupo está apto a fazer 3 milhões de toneladas de tubos por ano.

Fonte: Valor

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Percebi minha incapacidade, diz Kan ao renunciar como premiê do Japão

TÓQUIO – O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse nesta sexta-feira que o fato de seu governo não ter conseguido evitar a crise na usina nuclear de Fukushima o fez entender que suas ações como premiê não estavam sendo suficientes. Kan anunciou hoje, conforme esperado, sua renúncia ao cargo, após o Parlamento votar projetos de reconstrução do país.

“Eu percebi minha incapacidade” como premiê após o acidente nuclear, disse Kan, em sua última entrevista coletiva como primeiro-ministro. Ele disse que, mesmo após a renúncia, continuará trabalhando, como político, para reduzir a dependência do país em relação à energia nuclear.

Kan também pediu ao próximo governo que trabalhe para melhorar o programa de seguridade social do país e para conseguir equilíbrio fiscal porque “não podemos deixar o encargo financeiro para as próximas gerações”.

Kan, que ficou 14 meses no cargo, disse ainda que o próximo primeiro-ministro deveria permanecer pelo menos quatro anos e que deve conservar relações próximas com os EUA, “porque isso é impotante para manter o mundo seguro”.

Desde que Junichiro Koizumi deixou o posto em 2006, quatro outros primeiros-ministros já governaram o Japão. A renúncia de Kan tanto ao cargo de premiê quanto à liderança do Partido Democrático põe fim a um governo marcado por uma série de medidas impopulares e pela queda forte de popularidade após ter atuado mal em uma disputa diplomática com a China relacionada a questões territoriais em setembro do ano passado.

Não faltaram também queixas quanto ao modo como Kan enfrentou o terremoto de 11 de março e o tsunami e a crise nuclear que se seguiram. A oposição, crescentemente hostil, também tirou-lhe popularidade e o deixou numa situação política difícil, a ponto de até seus colegas de partido pedirem sua renúncia.

De 66% de popularidade que tinha logo que tomou posse, Kan deixa o cargo com apenas 15% de aprovação. “Fiz o que pude e o fiz sob circunstâncias difíceis”, disse ele aos congressistas do partido ao anunciar sua saída.

(Marcílio Souza | Valor, com Dow Jones Newswires)

Opinião de líder partidário afastado pesa na sucessão de Kan no Japão

TÓQUIO – Cinco candidatos devem disputar a liderança do Partido Democrático no Japão, o que, em caso de vitória, significaria a ascensão ao cargo de primeiro-ministro segundo as regras do país. De maneira geral, a corrida divide-se entre apoiadores e opositores de Ichiro Ozawa.

Embora esteja suspenso do partido, à espera de julgamento em um escândalo de levantamento de fundos, Ozawa ainda tem forte ascendência sobre uma larga fatia de correligionários e já declarou apoio ao ministro de Comércio e Energia, Banri Kaieda.O ex-ministro de Relações Exteriores Seiji Maehara, ao contrário, lidera as pesquisas de opinião e opõe-se a Ozawa.

A preferência do líder partidário por Kaieda pode ser controversa junto ao eleitorado, já que seu ministério está encarregado da energia nuclear, que cresceu em impopularidade após o desastre em Fukushima.

Os possíveis demais candidatos ao posto que ficou vago hoje com a renúncia de Naoto Kan são o ministro de Finanças, Yoshihiko Noda, o ex-ministro de Meio Ambiente Sakihito Ozawa e o atual ministro de Agricultura, Florestas e Pesca, Michihiko Kano.

Eles deverão apresentar seus nomes amanhã, e a votação ocorrerá na segunda-feira entre os cerca de 400 parlamentares do Partido Democrático. Haverá apenas um debate oficial, na véspera da votação.

De modo geral, os candidatos evitam detalhar suas posições sobre a energia nuclear, apesar do forte interesse do eleitorado no tema. Na terça-feira, Maehara limitou-se a dizer que é a favor de uma “mudança” na política. Ontem, em entrevista ao vivo na televisão, pediu a redução gradual do uso desse tipo de energia, à medida que os reatores mais velhos vão sendo desativados.

Noda, por sua vez, mostrou apoio à retomada de usinas nucleares que estavam paralisadas e à continuidade da dependência desse tipo de energia. “Apesar de objetivarmos a redução de nossa dependência da energia nuclear, vamos utilizar as usinas atuais para uma certa proporção de nossas necessidades até pelo menos 2030”, escreveu ele em artigo publicado na respeitada revista Bungei Shunju.

De modo semelhante, Kaieda pede a inclusão da energia nuclear como parte de um “melhor mix” de fontes, “em vez de simplificar demais as coisas pedindo simplesmente seu fim”.

(Marcílio Souza | Valor, com Dow Jones Newswires)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Visitas à câmara: FIEP

Na tarde desta quinta-feira (25), o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, e o diretor, Fujio Takamura, receberam a visita do Secretário Executivo dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Eduardo Knechtel, e do representante, Dorgival Lima.

Na pauta, a apresentação dos trabalhos realizados pela FIEP, além do debate de temas em comum na qual ambas entidades se predispõem à atuarem coletivamente: atração de investimentos estrangeiros, atenuação da carga tributária, celebração de convênios entre ambas entidades e instituições congêneres do Japão, formação de mão-de-obra especializada, entre outros.

Para o diretor Fujio Takamura, a reunião foi extremamente proveitosa, abrindo um canal de diálogo entre ambas entidades. "A visita oficial da FIEP à nossa entidade reflete o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela câmara nos últimos anos. Mas não só isso. Reflete também a amplitude do trabalho realizado pela própria federação na polarização de opiniões em busca de objetivos comuns em prol da industrialização e crescimento econômico do estado".

O encontro serviu também para oficializar o apoio da câmara a campanha "A sombra do imposto", promovida pela FIEP no trabalho de conscientização do consumidor a respeito da nossa abusiva e incoerente carga tributária.

Site oficial da campanha:

Ministro japonês ganha força na disputa pela sucessão de premiê

TÓQUIO – Yoshihiko Noda não é muito conhecido no Japão, mas isso está prestes a mudar, já que ele tem sido cada vez mais visto como o principal nome na disputa para suceder o atual primeiro-ministro, Naoto Kan.

Como ministro de Finanças do país, Noda, de 54 anos, cultivou uma reputação de austero e ao mesmo tempo um pouco apagado. Mas os que o conhecem bem dizem que por baixo de sua calma aparente há um político de carreira profundamente apaixonado pelo serviço público.

O atual ministro das Finanças do Japão é o mais forte candidato a assumir o posto de primeiro-ministro Kan não especificou quando deixará o poder, mas isso pode acontecer a qualquer momento depois de a câmara alta do Parlamento japonês votar amanhã um projeto para o setor de energia. Enquanto isso, Noda recusa-se a falar sobre sua possível candidatura, mas fontes próximas a ele dizem que o ministro está pronto para aceitar o desafio.

Seus críticos, por outro lado, dizem que o apoio dos burocratas no ministério de Finanças seria um sinal de que Noda raramente toma iniciativa e questionam se ele seria um nome adequado para liderar um país que precisa reconstruir-se após o terremoto e o tsunami de março e ao mesmo tempo conter uma crise nuclear.

Ao contrário de muitos primeiros-ministros anteriores, Noda não vem de uma família de políticos. Seu pai era militar, integrante da Força de Autodefesa do país, que é considerada por muitos como uma filha indesejada da aliança de segurança que o Japão tem com os EUA.

Graduado pela conceituada Universidade Waseda, Noda foi eleito aos 29 anos em sua primeira candidatura à câmara da prefeitura de Chiba, subúrbio de Tóquio no qual nasceu. Amante de artes marciais, o ministro é faixa preta em judô e, apesar de suas poucas palavras à frente do cargo e de raramente aparecer em programas de entrevista, seus aliados o retratam como jovial e um orador nato.

Além de Noda, devem disputar a liderança do partido governista e consequentemente o cargo de premiê o ex-ministro de Meio Ambiente Sakihito Ozawa, o ex-ministro da Economia Comércio e Indústria Banri Kaieda, o atual ministro de Agricultura, Florestas e Pesca, Michihiko Kano, o ex-ministro de Transportes Sumio Mabuchi e o ex-ministro de Relações Exteriores Seiji Maehara.

(Marcílio Souza | Valor, com agência Dow Jones)

Núcleo da inflação ao consumidor no Japão sobe 0,1% a.a. em julho

TÓQUIO – O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão subiu 0,1% em julho em relação a igual mês de 2010, apesar da mudança do ano-base do indicador de 2005 para 2010, o que deu um viés de baixa ao índice, segundo relatório divulgado pelo governo nesta sexta-feira.

O resultado de julho ficou acima da média das previsões dos economistas entrevistados pela Dow Jones e Nikkei, que era de uma contração de 0,1%. Em junho, o núcleo da inflação ao consumidor registrou uma queda de 0,2% ao ano.

Na área metropolitana de Tóquio, o núcleo da inflação ao consumidor, considerado um indicador da tendência dos preços em todo o país, recuou 0,2% ao ano em agosto, superando a previsão de declínio de 0,1% dos analistas. Em julho, houve uma contração de 0,1% ao ano do núcleo da inflação ao consumidor.

O dado de núcleo da inflação ao consumidor exclui os preços de alimentos frescos, mas inclui o de energia.

“Considerando o impacto do iene elevado e desaceleração das economias no exterior, além da revisão do ano-base, as variações anuais no núcleo da inflação ao consumidor provavelmente vão ficar positivas pelos próximos dois anos”, disse Kyohei Morita, economista-chefe do Barclays Capital no Japão.

Apesar da inesperada alta da inflação, os mercados continuam a projetar um prolongado cenário de política monetária frouxa no Japão. O banco central japonês já avisou que vai manter sua taxa de juro básica perto de zero até que a economia comece a superar a pressão deflacionária.

(Dow Jones)

Japão vai escolher o 6º premiê em 5 anos

Acuado pela atabalhoada reação do governo ao terremoto e ao tsunami de março, e ao subsequente acidente nuclear, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, deve renunciar hoje. A sucessão ocorre em meio a uma situação econômica incerta no país. A produção se recupera lentamente das catástrofes de março, a valorização da moeda, o iene, tira competitividade das exportações e o país ainda enfrenta uma crise energética, por conta da paralisação de vários usinas nucleares.

Com a renúncia de Kan, o seu partido, o Democrata (PD), realiza na segunda-feira eleição interna para escolher um novo líder. Como detém a maioria na Câmara Baixa, o PD definirá o próximo premiê. Os principais candidatos à sucessão de Kan são o ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, 54, o ministro do Comércio, Banri Kaieda, 62, o ministro da Agricultura, Michihiko Kano, 69, e o ex-ministro do Exterior Seiji Maehara, 49.

O novo primeiro-ministro herdará uma economia em contração há três trimestres consecutivos, a maior dívida pública do mundo (943,8 trilhões de ienes, aproximadamente R$ 19,6 trilhões) e uma moeda em seu ponto de maior valorização desde a Segunda Guerra Mundial, o que é um obstáculo às exportações. Terá ainda que lidar com um partido dividido quanto à opção de aumentar os impostos para controlar a dívida e financiar a reconstrução. O governo de Kan estabeleceu planos de gastar 19 trilhões de ienes ao longo dos próximos cinco anos para recuperar as áreas atingidas pelo terremoto e tsunami que mataram cerca de 20 mil pessoas e desalojaram 80 mil.

"O próximo líder provavelmente não terá coragem para aumentar impostos para financiar a reconstrução porque estará mais preocupado com a perda de popularidade do que com a situação fiscal do Japão", disse Hiromichi Shirakawa, economista-chefe para o Japão no Credit Suisse em Tóquio. "Não há nada que sugira que estamos no caminho certo para atingir a saúde fiscal."

O futuro premiê também precisará definir a nova política energética do país, já que após o acidente em Fukushima o governo definiu que o Japão irá abandonar gradativamente a alternativa nuclear, encerrando as operações de todos os 54 reatores.

O PD vem perdendo prestígio junto aos eleitores desde que, em agosto de 2009, terminou com um domínio de 50 anos quase ininterruptos do Partido Liberal Democrático (PLD). O PD não conseguiu cumprir a promessa de tirar o país de duas décadas de estagnação econômica e repetiu o padrão do PLD de trocas constantes da liderança. Com o sucessor de Kan, o Japão chegará ao sexto premiê num espaço de cinco anos. Em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com a situação, dizendo que "o Japão muda tanto de primeiro-ministro que a gente dá bom-dia para um e boa-noite para outro".

Anteontem, a empresa de avaliação de risco Moody's rebaixou a classificação dos títulos japoneses para AA3. Segundo a Moody's, a decisão foi tomada porque a instabilidade política "impede o governo de transformar estratégias econômicas e fiscais de longo prazo em políticas eficazes e duradouras".

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Japão compensa alta do iene com ajuda a empresas

O governo do Japão anunciou ontem um programa para conceder US$ 100 bilhões de suas reservas em moedas estrangeiras em empréstimos para exportadores e empresas do país com investimentos no exterior. A medida é uma reação à forte valorização do iene em relação ao dólar.

Pelo programa, previsto para durar um ano, o governo transferirá reservas para o Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC, na sigla em inglês). O banco estatal, então, emprestará a bancos comerciais, para que possam auxiliar empresas com investimentos internacionais e pequenos é médios exportadores. Um aspecto positivo do iene forte é que ele barateia para os japoneses aquisições e fusões em outros países.

Em consequência, empresas japonesas deram início a uma agressiva onda global de compras. Segundo um estudo da empresa Dealogic, o valor das aquisições e ampliações de participação das companhias japonesas neste ano mais do que dobrou em relação a 2010. Um exemplo é a recente oferta de US$ 2,5 bilhões da Kirin para comprar a cervejaria Schincariol.

No entanto, a alta do iene prejudica a exportação de produtos japoneses, já que os torna mais caros no exterior. As autoridades também temem o fechamento de postos de trabalho no país, pois algumas empresas podem decidir transferir a produção para fora a fim de se protegerem contra o aumento dos custos.

O Ministério das Finanças interveio no câmbio no começo do mês, mas o impacto da ação teve curta duração. Na semana passada, a cotação do dólar caiu a menos de 76 ienes, ponto mais alto da moeda japonesa em relação à americana desde a Segunda Guerra Mundial. Ontem, a cotação do iene em relação ao dólar fechou em 76,94 (ou US$ 0, 013).

"Espero que isso ajude a revalorização unilateral do iene", disse o ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda. Analistas, porém, manifestaram ceticismo em relação ao programa. Junko Nishioka, economista-chefe do RBS Securities no Japão, questionou o foco nas fusões e aquisições, num momento em que o país tem dificuldades para sustentar a sua produção industrial. "A questão atual mais crítica na economia japonesa é o risco de um encolhimento do setor manufatureiro. Acreditamos que a decisão terá pouco impacto para aliviar a pressão da alta do iene", disse Nishioka.

O governo determinou ainda que os operadores de câmbio das instituições financeiras do país devem entregar relatórios diários sobre as suas carteiras até o final de setembro. "Estamos observando mais cuidadosamente para ver se há quaisquer atividades especulativas no mercado. Não excluiremos nenhuma alternativa e tomaremos ação decisiva quando necessário", disse o ministro Noda.

Também ontem, a empresa de avaliação de risco Moody's rebaixou a classificação dos títulos do Japão para AA3, colocando-os no mesmo nível dos papéis da China.

Fonte: Valor

Japão de olho no câmbio

O Japão lançou ontem novas medidas cambiais para ajudar exportadores, na esperança de segurar a valorização do iene. Essa é a terceira intervenção do governo no câmbio. Entre as medidas, está a destinação de US$ 100 bilhões para o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) a fim de que o dinheiro seja repassado com juros baixos a empresas interessadas em investimentos fora do país.

O objetivo, segundo o ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, é incentivar as companhias domésticas a realizar fusões e aquisições no exterior e adquirir recursos energéticos. A expectativa é de que o programa, que tem previsão de durar um ano, incentive o setor privado a fazer bom uso da força do iene ante o dólar e, ao mesmo tempo, alivie a apreciação da moeda japonesa.

A moeda japonesa ganhou terreno pois é vista como investimento seguro em relação a outros ativos. O governo japonês também determinou que os dealers no mercado de câmbio das principais instituições financeiras reportem suas posições diariamente ao longo de setembro. Mais de 30 instituições vão ser monitoradas duas vezes ao dia.

Fonte: Valor

Visita à sede KYB MANDO do Brasil sela sociedade com a câmara

Recebidos pelo diretores Carlos Ichii, Takashi Abe, e pelo diretor geral no país, Márcio Brull, os representantes da câmara, Yoshiaki Oshiro (Presidente), Gilberto Hara (Vice-presidente), Heberthy Daijó (diretor) e Fujio Takamura (diretor), estiveram na tarde desta quarta-feira (24) visitando a sede da KYB-MANDO do Brasil, em Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba).

O intuito da reunião foi apresentar à câmara o projeto de expansão da empresa no Paraná, que dividida em 3 etapas, irá implantar uma nova linha de produção. O encontro serviu também para selar a sociedade entre a empresa e a entidade, que já colocou toda sua estrutura de assessoria jurídica e government affairs à disposição do projeto.

A EMPRESA

Com sede em Tóquio, fundada em 1919 por Shiro Kayaba, a empresa japonesa KYB é especializada na manufatura de suspensões e equipamentos hidráulicos para automóveis, aviões, motocicletas, e indústrias, empregando mundialmente cerca de 11 mil funcionários.

No Brasil, a empresa foca suas atividades na fabricação de suspensões automotivas, sendo uma das principais fornecedoras para montadoras como Ford, Renault, entre outras. Recentemente, com a vinda das montadoras coreanas ao país, a KYB constituiu uma joint venture com a empresa sul coreana Mando, para a manufatura de suspensões aos automóveis da marca Hyundai. Com esta fusão no país, a empresa, até 2014, irá ampliar em 3 vezes sua produção.

ASSESSORIA JURÍDICA

Tendo em vista a importância do projeto de expansão da empresa ao estado, especialmente aos residentes de Fazenda Rio Grande, a câmara disponibilizou à KYB-MANDO sua assessoria jurídica no suporte as questões referentes a viabilidade do processo, que irá demandar a importação de uma série de máquinas e equipamentos do Japão. Através dos advogados Fernando Ishikawa (área tributária estadual), e Antonio Myasawa (área tributária federal), a empresa pôde esclarecer uma série de dúvidas co-relacionadas ao projeto, que ainda encontra-se numa fase de análise e prospecção.

Para mais, acesse:
http://www.kyb.co.jp
http://www.ftishikawa.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Moody's rebaixa rating soberano do Japão

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota de crédito do governo do Japão em um degrau, de "Aa2" para "Aa3". A ação encerra a análise iniciada em 31 de maio.

A piora na classificação se deve, segundo comunicado da Moody's, ao elevado grau de endividamento do governo e ao aumento da dívida pública desde a recessão global de 2009. "Diversos fatores tornam difícil para o Japão diminuir o crescimento da relação entre dívida e PIB e isso motivou essa decisão sobre o rating", explica o comunicado da agência.

A perspectiva da nota de crédito do Japão é estável, ou seja, não deve haver nova alteração no futuro próximo.

(Valor)

Visitas à câmara: Glory LTD.

Na manhã desta terça-feira, o diretor da câmara, Hitoshi Nakamura, recebeu a visita do diretor comercial para o continente americano da empresa japonesa Glory Money Handling Machines LTD., Sr. Hayashida.

Fundada em 1918, originária de Himeji, no Japão, a empresa manufatura uma variada linha de equipamentos bancários, como máquinas de contagem de dinheiro (cédulas), cofres, além de soluções anti falsificações.

No Japão, a Glory é líder de mercado, fabricando desde embalagens para o transporte de moedas, à contadores token e máquinas automáticas de vendas de ingressos e cigarros.

A reunião teve o propósito de apresentar oficialmente a empresa à empresários da região sul e sudeste do país, uma vez que a mesma vem buscando parceiros comerciais na América do Sul.

Atualmente a mesma possui filiais nos EUA, Europa, Coreia do Sul e China.

Para mais, acesse:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vice-governador Flávio Arns recebe comitiva da câmara

O governador em exercício Flávio Arns e os secretários Cassio Taniguchi, do Planejamento, e Luiz Carlos Hauly, da Fazenda, receberam nesta segunda-feira (22) uma comitiva de executivos da indústria japonesa de rolamentos NSK. O grupo busca um local para instalar uma segunda fábrica no Brasil, onde já atua desde 1970, com uma unidade instalada em Suzano (SP), onde emprega 800 pessoas. A empresa avalia questões como a infraestrutura da região, a qualificação de pessoal e a oferta de cursos superiores, além de incentivos estaduais.

Arns disse que é uma honra receber os representantes da NSK e ressaltou os vínculos culturais e de amizade entre o Japão e o Paraná, estado que abriga uma grande colônia de imigrantes japoneses. Ele reforçou a importância de estar aberto para oportunidades que permitam dinamizar a economia paranaense. “A determinação do governador Beto Richa é que estejamos sempre atentos e dispostos a dar todo o apoio necessário para que sejam bem sucedidas iniciativas como a da NSK, que representa possibilidade de emprego, renda, serviços e tecnologia avançada no Paraná”, afirmou o governador em exercício.

“A intenção da NSK é crescer com o Brasil, aproveitando o bom momento do País”, disse o diretor da NSK, Hiroshi Fujishiro. Ele recebeu dos representantes do governo informações detalhadas sobre a infraestrutura do Paraná e outras vantagens que o Estado oferece.

O secretário Luiz Carlos Hauly reforçou, entre outros aspectos, a posição estratégica do Paraná, no meio do Mercosul, próximo dos mercados consumidores, com portos secos, porto competitivo, rodovias, aeroportos de boa qualidade e mão de obra qualificada. Também falou dos benefícios fiscais proporcionados pelo programa Paraná Competitivo, que já atraiu mais de R$ 2 bilhões em novos investimentos e tem R$ 12 bilhões em negociação.

“Várias companhias multinacionais decidiram aumentar a capacidade de suas instalações no Paraná e outras anunciaram novos empreendimentos. Temos certeza que a NSK vai se decidir pelo Paraná também, porque aqui é um bom lugar para viver e para produzir e tem um povo trabalhador”, afirmou Hauly.

Para o secretário Cassio Taniguchi, a possibilidade da implantação de uma fábrica de rolamentos da NSK no Paraná representa uma grande oportunidade de inovação tecnológica e de agregação de valor à base produtiva paranaense. “A NSK tem intenção de produzir uma linha de produtos standard, com tecnologia avançada, que é utilizada por grandes empresas que atuam no Brasil, especialmente fabricantes de automóveis”, disse Taniguchi.

Participaram do encontro o diretor da NSK, Hiroshi Fujishiro; o gerente de negócios, Katsumi Matsui; o gerente de vendas, Alexandre Froes; o diretor executivo de negócios, Hirokazu Koguchi; os representantes da Câmara de Comércio Brasil – Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro e Fugio Takamura; e o deputado federal Luiz Nishimori.

Fonte: SEPL - Governo do Paraná

Ministério defende aumento do imposto sobre consumo no Japão

TÓQUIO – Um relatório encomendado pelo ministro de Política Econômica e Fiscal Kaoru Yosano vai destacar a necessidade de elevação do imposto sobre consumo apesar dos crescentes alertas contra tais medidas dentro do governista Partido Democrático do Japão (PDJ), segundo informa o diário The Nikkei.

O relatório sobre Crescimento Econômico e Solidez Fiscal, que será divulgado nesta terça-feira pelo Gabinete japonês, é visto como uma mensagem de Yosano, um defensor da disciplina fiscal, para que o país avance na reforma integrada da seguridade social e do sistema tributário, mesmo se for removido do seu posto, considerando a iminente saída do primeiro-ministro Naoto Kan.

Vários membros do PDJ vistos como potenciais sucessores de Kan têm defendido o aumento da oferta monetária, através de medidas como a compra direta de bônus governamentais pelo banco central, como forma de dar impulso ao crescimento econômico. O rascunho do relatório de Yosano diz que o crescimento através de preços mais altos, que não estejam atrelados ao crescimento real, não vão levar a uma melhora nas finanças públicas.

Políticas econômicas e fiscais que tenham como foco o aumento da oferta monetária e taxas nominais de crescimento econômico são problemáticas, porque não apenas elevam a receita tributária mas também aumentam os gastos e é improvável que a receita cresça muito mais rápido do que as despesas, diz o rascunho do relatório.

(Dow Jones)

Banco do Japão acompanha movimento do iene e está pronto para agir

SÃO PAULO - O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) está prestando atenção de perto no impacto do iene forte na economia e está pronto para agir, afirmou o presidente da instituição, Masaaki Shirakawa.

Ao comparecer na comissão de assuntos financeiros e fiscal da Câmara Alta do Japão, o dirigente da autoridade monetária disse que a instituição "vai observar cuidadosamente como a apreciação do iene vai afetar a economia e vai atuar apropriadamente".

Para Shirakawa, uma moeda japonesa forte vai ter impacto negativo na recuperação econômica doméstica no pós-terremoto e tsunami de 11 de março ao afetar as exportações e o lucro e a confiança empresarial.

Shirakawa acredita que os fluxos de capitais e movimentos especulativos estão por trás das recentes valorizações do iene.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

sábado, 20 de agosto de 2011

Japão vai atuar no câmbio se for preciso, avisa ministro

SÃO PAULO - O governo japonês vai agir, se necessário, para conter uma valorização acentuada do iene. A afirmação partiu do ministro das Finanças do país, Yoshihiko Noda. Ele comentou que a moeda japonesa parece estar se fortalecendo e que as autoridades monetárias vão intervir se for preciso.

A apreciação do iene está relacionada, em grande parte, com a debilidade do dólar e com a busca de ativos seguros diante das incertezas quanto às perspectivas da economia mundial.

Um iene forte ameaça a competividade das exportações do país asiático. Por esse motivo, as autoridades japonesas atuaram no mercado de câmbio no começo do mês, vendendo ienes e comprando dólares.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Visitas à câmara: Ecco Salva

Na tarde desta sexta-feira (19), o gerente de negócios da Ecco Salva, Osmar Carone, esteve visitando a sede da câmara para apresentar os trabalhos desenvolvidos pela empresa, que atua no setor de emergências médicas.

Além da apresentação da mesma, o encontro também serviu para formatar uma possível parceria entre a empresa e a entidade, no que diz respeito a indicação dos serviços prestados pela Ecco junto ao quadro de associados da câmara e futuros investidores do Japão.

SOBRE A EMPRESA

A ECCO-SALVA é a primeira empresa de emergências médicas do Brasil, e uma das pioneiras da América Latina. As operações do grupo ECCO-SALVA começaram em 1984, na cidade Argentina de Rosário.

Rapidamente, o grupo se estendeu a outras cidades da Argentina como Córdoba, Tucuman e Rio Quarto, além de Valencia na Venezuela; Cali e Medellín na Colômbia; Monterrey e Guadalajara no México; Quito no Equador. A ECCO-SALVA ingressou no território brasileiro em 1992, na cidade de Curitiba, Paraná. Em 1996, passou a atuar também em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

As empresas abertas pelo grupo realizam cerca de 1 milhão de atendimentos por ano. São aproximadamente 500 unidades móveis de suporte avançado (UTI) e suporte básico à vida, com mais de 4 mil funcionários e colaboradores, sendo aproximadamente 1.500 profissionais médicos.

Para mais sobre a Ecco Salva, acesse:

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Hitachi reforça planos para o Brasil

A proposta inicial era um projeto menos ambicioso para ficar pronto em 2010, mas a Hitachi Data Systems (HDS) ampliou os planos para o Brasil. A companhia já havia anunciado a instalação no país de um centro operacional para clientes com grande necessidade de processamento de dados, mas postergou porque vai aliar ao centro uma unidade de produção de equipamentos.

"O Brasil é uma das nossas prioridades, é um dos mercados que mais crescem na nossa área de atuação, à frente de China e Rússia", disse ao Valor o vice-presidente e gerente-geral para as Américas da companhia, o americano Jeff Henry.

Esse é um mercado que cresce com a demanda acelerada de serviços com a presença da informática nas mais variadas atividades. O volume de dados processados ganha espaço na chamada computação em nuvem e torna-se cada vez maior. Por isso, os planos da empresa são de ganhar competitividade nos serviços de gerenciamento de informações por meio da produção de sistemas de armazenamento de dados - produto voltado para o cliente empresarial. Entram no portfólio os sistemas modulares, que serão os primeiros a serem montados.

Henry veio ao país visitar clientes e disse ao Valor que a expectativa é de finalizar o projeto nos próximos seis meses. As instalações serão em terreno próximo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O executivo não informou o volume de investimentos previstos, apenas o caracterizou como "expressivo".

"A corporação destinou cerca de US$ 30 milhões para o desenvolvimento de sistemas que viabilizem a criação de aplicações para atender grandes clientes. A meta é certificar e trazer isso para o Brasil", completou.o brasileiro Pedro Saenger, vice-presidente da companhia para a América Latina.

Com faturamento mundial de US$ 1,028 no primeiro trimestre, a HDS atende no país a bancos, empresas de telecomunicação, governos federal e estaduais, e grandes indústrias. Os serviços são prestados para a América Latina por meio do centro de operações, conhecido no setor pelo nome em inglês "Storage Operation Center" (SOC), instalado em Buenos Aires, na Argentina.

Saenger admite que os custos do mercado argentino são menores, mas afirmou que o Brasil vai ser destaque, pois nos últimos três anos, o mercado local para os produtos e serviços da Hitachi Data Systems cresceram "a uma taxa de 70% e, neste ano, deverão avançar 50%".

"Queremos fazer investimentos de longo prazo aqui. Desenvolver uma instalação com linha de montagem e centro de distribuição é muito mais trabalhoso e requer um investimento muito maior, mas estamos concentrados em fazer isso aqui no país", afirmou.

A estratégia de montar aqui tem como objetivo baixar preços, pois passariam a deter os benefícios de redução de custos pela montagem local. "Os clientes brasileiros são de grande porte. Então, procuramos oferecer nossos serviços aqui. É importante frisar que, embora não tenhamos construído um centro de armazenagem no Brasil, já lançamos nossos serviços aqui", disse.

Criada no Japão, a Data Systems é sediada na Califórnia (EUA) e é parte de um grupo que faturou US$ 112,2 bilhões em 2010. Foi fundada em 1989, tem 4,9 mil empregados e atua em mais de cem países. Segundo dados da companhia, todas as regiões registraram crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior.

(Heloisa Magalhães | Valor)

Prefeito de Fazenda Rio Grande reúne-se com diretoria da câmara

Nesta semana o prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos, juntamente com o secretário da Indústria e Comércio, Eloy Kuhn, receberam a visita de membros da diretoria da câmara que estiveram no município promovendo a 38° Missão Econômica da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná ao Japão e China.

Tendo em vista o trabalho executado pelo prefeito Santos em parceria da câmara na promoção da cidade junto ao capital estrangeiro, que até 2013 abrigará 4 empresas japonesas, a missão pode transformar-se numa importantíssima ferramenta de promoção das potencialidades econômicas do município no exterior.

A missão deste ano será a única do estado do Paraná dentre todas as promovidas por outras entidades de classe a ser chefiada por um parlamentar, o deputado federal Luiz Nishimori, o que dá a mesma um expressivo grau de importância e singularidade.

PROGRAMAÇÃO

A comitiva sairá do país no dia 15 de outubro e deve retornar após duas semanas, no dia 30. A primeira metade será Japão, a segunda, China. Entre os destaques da missão deste ano, além da chefia do deputado Nishimori, estão as visitas oficiais a instituições do governo japonês e da província da Hyogo (estado co-irmão do Paraná há mais de 40 anos), visitas a empresas japonesas, rodadas de negócio no Japão, e dois dias na feira de Cantão, na China.

Para maiores informações, acesse:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Deputado Federal Hidekazu Takayama recebe presidente da câmara em Curitiba

O presidente da Comissão Parlamentar Brasil-Japão da Câmara Federal, o deputado federal Hidekazu Takayama, reuniu-se nesta segunda-feira (15) com o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, em Curitiba.

Depois de um período de férias no Japão, Takayama, que também é conselheiro da câmara, apresentou um relatório dos trabalhos realizados por lá durante o período, colocando à disposição da entidade sua assessoria e contatos para o follow up dos assuntos tratados, gerando a possibilidade de novos negócios com o Japão.

Acesse o site oficial do deputado:

sábado, 13 de agosto de 2011

Vice-presidente do Sicoob Paraná reúne-se com presidente da câmara

Em recente visita a Londrina, o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, foi recebido neste sábado (13) pelo vice-presidente do Sicoob Paraná (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão), George Hiraiwa.

Na pauta, a apresentação dos trabalhos e atividades mais recentes desenvolvidas pela câmara no que diz respeito a atração e mediação de investidores japoneses no estado, além da apresentação de um projeto que estuda a possibilidade do estabelecimento de um convênio entre ambas as partes.

Sobre o Sicoob, acesse:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A. Yoshii Engenharia recebe visita da câmara

Recebido pelo presidente da A. Yoshii Engenharia, Atsushi Yoshii, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, esteve nesta sexta-feira (12) visitando a sede da A. Yoshii Engenharia, em Londrina.

A empresa, que hoje atua nos setores da engenharia e construção civil, atuando em diversos projetos que variam desde a implantação de plantas industrias à constituição de condomínios residenciais, é uma das únicas do segmento a seguir uma metodologia de trabalho japonês, contando inclusive com maquinários de ultima geração, como os utilizados no Japão.

Além da metodologia empregada, a A.Yoshii também possui uma série de certificações que vão desde o Nível A do PBQP-H (instrumento do Governo Federal que tem como meta a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva) ao ISO 9001:2008, concebido pelo ITAC - Instituto Tecnológico de Avaliação da Conformidade. Não por acaso entre seus principais clientes estão a Honda, Ajinomoto, Pepsi, Itaú, Bunge, PUC, Editora Ftd, entre outros.

A visita de Oshiro à região tem o propósito de anexar novos parceiros e associados na cidade, uma vez que o capital japonês vem despertando interesse em investir em outras regiões do estado além de Curitiba e região metropolitana. Para tanto, a instituição vê como necessária esta ligação com o empresariado local, inclusive na constituição da regional da entidade na cidade, uma das metas da atual gestão. “A exemplo do que fora realizado em Foz do Iguaçu e Maringá, a câmara irá buscar a constituição de um escritório regional em Londrina no intuito de agilizar a interação de futuros investidores com o poder público local e empresários” finalizou Oshiro.

Conheça os trabalhos da A. Yoshii Engenharia:
http://www.ayoshii.com.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Instituto Federal do Paraná e câmara estudam convênio visando qualificação da mão-de-obra local junto ao capital japonês

Uma das principais qualidades do Paraná frente aos demais estados da federação na busca por investimentos estrangeiros é a qualidade de sua mão-de-obra. Tendo este assunto como pauta, o vice-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paulo Yamamoto, reuniu-se nesta quarta-feira (10) com a diretoria da câmara para apresentar os trabalhos realizados pelo referido instituto acerca do tema.

Contando hoje com 14 unidades em diferentes regiões do estado, o IFPR provém das antigas Escolas Técnicas da Universidade Federal (ET - UFPR), ganhando status de instituto os antigos cefets, escolas técnicas e agrotécnicas. Em todo o Brasil, existem 38 Institutos que constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec).

O grande diferencial dos institutos federais é a oferta de todos os níveis de ensino na mesma instituição. Pela primeira vez é possível oferecer, no mesmo local, desde a Educação Básica (cursos de nível médio e técnico) até a Pós-Graduação (especialização, mestrado e doutorado).

PARCERIA COM A CÂMARA

Desde 2009 a câmara vem reformulando sua plataforma de trabalho, revisando desde os seus objetivos as suas atividades. Durante este processo, a entidade constatou a real necessidade de atrair parceiros de diferentes setores para melhorar o atendimento e assessoria junto as comitivas de empresários japoneses que aportam nosso estado visando novos investimentos. Um dos setores na qual os japoneses precisam de um parecer técnico é, sem dúvida, na área da educação e/ou qualificação de mão-de-obra.

Para tanto a câmara propôs a Yamamoto o estabelecimento de um convênio na qual a mesma passaria indicar o IFPR como o responsável oficial pelo assunto/setor "qualificação de mão-de-obra" da entidade. Assim, cada empresa japonesa que decidir estabelecer-se e investir no Paraná (na qual a câmara tenha participação no processo de mediação e vinda) teria a oportunidade de reunir-se com a reitoria do instituto para o estabelecimento de um projeto conjunto.

Para o diretor da câmara, Heberthy Daijó, a parceria deve ser o início do estabelecimento de outros convênios com outras entidades e empresas. "É muito importante frisar que não é todo dia que recebemos comitivas do Japão no estado. O trabalho de prospecção por novos investidores, ao mesmo tempo que nos gratifica, é longo, penoso, e não possui garantias. Por isso, se a entidade conseguir estabelecer parceiros para cada setor que os japoneses julgam ser importantes para a concretização de novos negócios, passamos a possuir um diferencial, que certamente irá agradar não só aos nossos associados - mantenedores da nossa entidade - bem como a sociedade em geral, verdadeira beneficiária destes investimentos" concluiu.

Para mais sobre o IFPR, acesse:

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Câmara no anúncio da nova fábrica da Cargill em Castro

A Cargill escolheu o município de Castro Paraná para construir sua nova fábrica de processamento de milho para produção de soluções em amidos e adoçantes. O protocolo de intenções foi assinado nesta sexta-feira (5), em Castro, entre o presidente da empresa, Marcelo Martins, o governador Beto Richa e o prefeito Moacyr Fadel Junior em evento realizado no Memorial da Imigração Holandesa.

Serão investidos cerca de R$ 350 milhões para acompanhar o crescimento da demanda de clientes no país, o que representará um aumento de 30% na capacidade de moagem de milho da empresa para a América do Sul. A nova fábrica terá cerca de 200 funcionários diretos, com a geração de mais 600 postos de trabalho indiretos. O início das operações está previsto para 2013.

“Recebemos um ótimo suporte e atendimento das áreas técnicas dos municípios, que apresentaram ótimas condições para receber a fábrica. A escolha considerou disponibilidade da matéria-prima, proximidade de clientes e condições logísticas, que, em seu conjunto, fizeram de Castro a localidade com o maior conjunto de atributos para a instalação da nova unidade”, afirma Gonzalo Petschen, líder da Unidade de Negócio Amidos & Adoçantes América do Sul da Cargill. A empresa havia anunciado sua decisão em construir uma nova fábrica no início do ano e, desde então, um Comitê Técnico vinha avaliando as alternativas para a localização dessa nova fábrica.

O presidente da Cargill, Marcelo Martins, destacou que a nova fábrica foca o segmento da cadeia agrícola, um dos três ramos de negócios da empresa que também atua na área de alimentos e gestão de negócios de risco financeiros e commodities. “Esta é a segunda fábrica no setor de amidos e adoçantes no Brasil, o que reforça nosso compromisso com o País”. Além disso, há potencial para desenvolver uma biorrefinaria com indústrias de ponta que poderão vir a compor um complexo industrial”.

O governador do Paraná, Beto Richa, afirma que o investimento da Cargill segue a linha do governo, que busca ampliar o horizonte da agroindústria, gerar inovação tecnológica e fortalecer o processo de industrialização em todo o Estado. "Com diálogo e abertura ao capital produtivo, o Paraná todo volta à rota dos grandes investimentos industriais. Este empreendimento em Castro é uma mostra da atenção que damos para o fortalecimento econômico dos municípios do interior paranaense", declara.

Richa destacou ainda que a vinda da Cargill para Castro é uma conquista para todos e ressaltou a participação do prefeito Moacyr Fadel Junior para atrair o investimento. “Moacyr teve participação decisiva e essa união entre governo e município efetivou a instalação da Cargill em Castro”.

O prefeito Moacyr Fadel Junior afirma que Castro vive um momento especial em sua industrialização. Além do fortalecimento da agroindústria, esse investimento vai gerar novos empregos e mudar a realidade econômica do município. Ele agradeceu o empenho do governo do Estado e dos diversos setores da sociedade castrense que apoiaram a vinda da empresa para o município. “Honrada em receber a Cargill, Castro se sente preparada e de braços abertos para essa grande conquista. A Cargill significará muito para a comunidade. É o início de uma nova era, promissora para todos”, diz. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2012.

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 131 mil funcionários em 66 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios.

No Brasil desde 1965, a Cargill tem sua origem no campo, a partir das atividades agrícolas, e hoje constitui uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 13 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em aproximadamente 122 municípios e cerca de seis mil funcionários.

Convite

O convite para a participação da câmara na solenidade surgiu do prefeito Moacyr Junior, que recentemente reuniu-se com o presidente da entidade, Yoshiaki Oshiro, tendo a oportunidade de familiarizar-se com os trabalhos desenvolvidos pela mesma sobretudo na mediação de investimentos japoneses no estado.

Fonte: Prefeitura de Castro

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Visitas à câmara: Siderúrgica Paraná

Na busca por parceiros internacionais o empresário Carlos Alberto Hladii esteve nesta quarta-feira (03) reunido com a diretoria da câmara para apresentação do projeto "Siderúrgica Paraná".

O projeto, que prevê a fabricação de tarugos, lingotes, e vergalhões de metal a partir de sucata de ferro, deverá contar uma produção anual de 302.400 toneladas/ano, gerando um faturamento bruto anual de cerca de R$654 milhões.

A cidade escolhida para a implantação do projeto é Castro, no interior do estado, e gerará cerca de 130 empregos diretos.

O diretor de projetos da câmara, Fujio Takamura, entende a importância do projeto para o estado e o capital japonês, sobretudo àqueles dispostos em investir em projetos que tenham como fundamento a manutenção do meio ambiente. "O projeto da Siderúrgica Paraná transcende simplesmente a questão corporativa (mercado), pois possui suas bases na reciclagem de metais pesados, material extremamente difícil de se decompor. Por isso, o mesmo possui um forte apelo em termos de captação de capital estrangeiro".

Para o dia 20 de setembro, a câmara agendou reuniões em São Paulo junto a empresas e bancos japoneses que já investem em empreendimentos privados no país para apresentação do projeto.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maringá Franchising Business 2011

Clique para visualizar todas as informações.