Translation Support

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Inflação e indústria perdem força em junho no Japão; desemprego sobe

SÃO PAULO – Indicadores econômicos divulgados ontem à noite no Japão referentes a junho apontaram aumento do desemprego, acentuada desaceleração da produção industrial e inflação ao consumidor abaixo do esperado.

A taxa de desemprego do país subiu de 4,5% em maio para 4,6% em junho, informou o departamento de estatísticas, e ficou em linha com as previsões dos analistas.

Já a produção industrial cresceu 3,9% em junho na comparação com maio, na série com ajuste sazonal, de acordo com o ministério de Economia, Comércio e Indústria do país, abaixo da expectativa de analistas, que era de uma expansão entre 4,0% e 4,5%. O resultado também representa forte arrefecimento em relação à expansão de 6,2% registrada em maio, o maior ganho desde 1953.

Junho foi, no entanto, o terceiro mês consecutivo de aumento da produção industrial, à medida que as companhias recuperam-se dos efeitos do terremoto e do tsunami que atingiram o país em março.

As empresas projetam ainda um aumento de 2,2% da produção este mês e de 2,0% em agosto.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do país, por sua vez, que exclui alimentos in natura mas inclui energia, subiu 0,4% em junho ante igual mês do ano passado, o terceiro mês seguido de elevação, mas veio abaixo da previsão de alta de 0,5% e do porcentual de 0,6% apresentado em maio.

O governo japonês informou que vai mudar de 2005 para 2010 o ano utilizado como base de cálculo para a variação dos preços. A nova base valerá já para o IPC de julho, que será anunciado no mês que vem, quando também serão feitas revisões dos índices do período de janeiro a junho deste ano.

Fonte: Marcílio Souza | Valor, com agências internacionais

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Porto de Paranaguá recebe visita da câmara e Consulado Geral do Japão

Nesta quinta-feira (28) a Appa recebeu uma visita de cortesia do cônsul geral do Japão em Curitiba, Noburo Yamaguchi, acompanhado do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro.

O cônsul foi a Paranaguá para conhecer as instalações do porto e colher informações para subsidiar empresas japonesas interessadas em instalar unidades de negócio no Paraná. “Temos grupos que já anunciaram investimentos, como o Sumitono, que vai produzir pneus em Fazenda Rio Grande, e muitos outros que estão com estudos em andamento para vir ao Paraná, ou que estão interessados em grandes operações de transporte que necessariamente passarão pelo Porto de Paranaguá”, disse Yamaguchi. Ele também falou sobre a necessidade de se desenvolver um projeto de longo prazo para o desenvolvimento da cidade de Paranaguá, para suportar as operações portuárias no futuro, daqui 30 ou 50 anos. “É preciso preparar-se para crescer”, disse.

Fonte: Diário do Litoral

Lucros recuperam-se do tsunami no Japão

Menos de cinco meses depois do terremoto de março, muitas indústrias japonesas afirmam agora que devem divulgar lucros sólidos ainda este no ano.

Mas ao mesmo tempo há grandes empresas, como Canon Inc. e Nissan Motor Co., enfrentando um desafio maior causado pela valorização do iene, que chegou ao maior nível em relação ao dólar desde a Segunda Guerra.

Muitas empresas afirmam que estão usando a força do iene como trampolim para aumentar seu investimento em mercados emergentes, mesmo enquanto se comprometem publicamente a manter a base manufatureira no Japão.

O vice-presidente executivo da fabricante de máquinas fotográficas Canon, Toshiko Tanaka, disse ontem que “a recuperação tem sido mais rápida que o esperado”, com a empresa elevando sua previsão de lucro para o ano. Mas alertou que “precisamos estar mentalmente preparados para o dólar a 75 ienes”.

Beneficiando-se da recuperação rápida das cadeias de suprimento, da flexibilidade na capacidade operacional e da ausência de tremores secundários debilitantes, parte das empresas japonesas conseguiu acelerar a produção depois do terremoto e tsunami de 11 de março. Pesos pesados da eletrônica que vão da Sony Corp. à Toshiba Corp. e a fabricante de videogames Nintendo Co. divulgaram hoje os resultados para o período de abril a junho, com as montadoras Toyota Motor Co. e Honda Motor Co. anunciando seus resultados na semana que vem.

Joji Tagawa, um dos vice-presidentes da Nissan, segunda maior montadora do Japão em volume, divulgou ontem os resultados do primeiro trimestre de seu ano fiscal, que termina em junho de 2012, e eles ultrapassaram as previsões dos analistas.

Fonte: Wallstreet Journal

Câmara na inauguração do Complexo Educacional Parque Awaji

Foi uma grande festa a inauguração do Complexo Educacional Parque Awaji, no final da manhã desta quinta-feira, no bairro Parque São João, na véspera do aniversário de 363 anos de Paranaguá. São 3.650 metros quadrados de área construída para atender 700 crianças, com idade entre seis meses e 10 anos, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões, entre a construção e os equipamentos. Esta é a 17.ª escola em tempo integral implantada em Paranaguá desde 2005, quando iniciou a administração do prefeito José Baka Filho. Atualmente, 60% das crianças da rede municipal são atendidas com esta modalidade de ensino, num total de aproximadamente 10 mil vagas.

O espaço conta com 21 salas de aula, laboratório de informática, banheiros adaptados para as crianças e para funcionários, administração, refeitório, auditório, sala multiuso, sala memorial com objetos das visitas com fotos e objetos das visitas oficiais tanto do prefeito José Baka Filho e dos ex-prefeitos José Salmon e Carlos Antonio Tortato ao Japão, assim como de autoridades do país a Paranaguá com quase 20 anos de história, período em que a cidade mantém relações de irmandade com Awaji, na província da Hyogo.

O complexo educacional vai abrigar a Escola Municipal em Tempo Integral Takeshi Oishi, cujas aulas iniciarão em 2012, e também o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Sathie Midorikawa, que entrará em funcionamento na segunda quinzena de agosto, para atender crianças do berçário até o Jardim III. Ambos os nomes emprestados para as duas unidades educacionais são de pessoas que viveram em Paranaguá e que tinham atuação na comunidade japonesa local. Familiares dos dois homenageados participaram do evento.

A cerimônia teve a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, professores da rede municipal e membros da comunidade nipônica local e do Estado, além de representantes da comunidade árabe muçulmana. O cônsul geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, acompanhou o evento e foi recepcionado pelo prefeito José Baka Filho. Também estavam presentes o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, o secretário de Estado da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara, o vereador de Curitiba, Jorge Yamawaki, os vereadores de Paranaguá José da Costa Leite Júnior e João Mendes Filho, o deputado federal Ângelo Vanhoni, o deputado estadual Teruo Kato.

O prefeito José Baka Filho destacou a importância da entrega do primeiro complexo educacional de Paranaguá, que conta com creche e escola. "A criança poderá entrar aqui aos 6 meses de idade e sair aos 14 anos, quando completar o 9.º ano. Teremos aqui também quadra poliesportiva, trapiche e mirante, além de pista para caminhada. Vai melhorar a qualidade de vida da população e aumentar o número de vagas na Educação, com atendimento pleno. Estamos felizes. Foi um esforço enorme de nossa administração para conseguirmos realizar essa obra. A Educação está melhorando cada vez mais", comemorou o prefeito.

O cônsul do Japão no Paraná começou o discurso agradecendo o apoio às vítimas do terremoto e do tsunami em 11 de março deste ano, dia em que, coincidentemente, Paranaguá e outros municípios do litoral foram atingidos pelas fortes chuvas. "As mensagens e o apoio financeiro encorajaram o povo japonês. É uma forte amizade entre o Brasil e o Japão. Parabéns a Paranaguá pelo investimento em Educação, o que é muito importante. O Japão atualmente é uma grande potência econômica do mundo e a educação em tempo integral contribuiu bastante para isso", destacou Noboru Yamaguchi.

A secretária municipal de Educação, Elvira do Rocio, destacou os avanços no setor nos últimos anos. "Essa é a 17.ª escola em tempo integral que implantamos e são mais de 60% de nossas crianças da rede municipal beneficiadas. Temos os centros municipais de educação infantil que também atendem em tempo integral", destacou ela.

O deputado Teruo Kato parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura de Paranaguá em implantar escolas em tempo integral. "Sou um defensor incansável da escola em tempo integral, porque entendo que esse é o grande caminho para nossas crianças e jovens, o que permite que eles se desenvolvam, consigam seu espaço no mercado de trabalho e vivam com qualidade", destacou.

Para o vereador José da Costa Leite Júnior, vice-presidente da Câmara Municipal, o equipamento educacional foi "um grande e belo presente para a cidade nos seus 363 anos". "Tenho acompanhado desde 2005 e sou testemunha dos avanços que a cidade vem tendo com a educação em tempo integral. A entrega dessa escola e de uma creche é muito importante para o futuro de nossa cidade, que são as nossas crianças. A administração do prefeito Baka tem dado uma atenção muito especial à Educação", salientou.

ÁREA VERDE

O prédio fica numa área de 28 mil metros quadrados, dos quais 16 mil são compostos por mata nativa e mata ciliar (manguezal). O local contará com trilhas para prática de caminhadas, já que haverá espaços naturalmente abertos na mata. Apesar de estar numa área densamente habitada, a vegetação está bem conservada e vai propiciar aos parnanguaras um contato direto com a natureza. A expectativa é que o equipamento público seja usado também para atividades ambientais.

O TRATADO DE IRMANDADE

Esta relação de co-irmandade entre o município de Paranaguá e Awaji teve início em 1986, quando o então presidente da câmara e deputado federal, Antônio Ueno, fez a proposição e mediou todo o processo de estreitamento das relações diplomáticas bilaterais, visando o estabelecimento de parcerias que promovessem e celebrassem não só convênios diplomáticos, mas a solidificação de ações conjuntas que tivessem por objetivo o desenvolvimento harmonioso de ambas as cidades.

Já em 2005, durante a 34° Missão Econômica da Câmara ao Japão e Sudeste Asiático, o prefeito Baka teve a oportunidade de visitar o município japonês pela primeira vez, reforçando os laços diplomáticos com o Japão. Na ocasião, a missão contou ainda com as presenças de outras lideranças locais, como o então prefeito de Curitiba, Beto Richa (hoje Governador do Estado) e Alex Canziani, deputado federal.

Reportagem: Prefeitura de Paranaguá
Errata: Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cônsul-Geral do Japão reúne-se com representantes do Iwata Shinkin Bank, Sebrae e câmara

Na manhã desta quarta-feira (27) o Cônsul-Geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Noboru Yamaguchi, reuniu-se com representantes do banco japonês Iwata Shinkin Bank, que em parceria do Sebrae e apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, pretendem realizar em novembro, a primeira missão empresarial do Japão ao Paraná.

O encontro dá sequencia as primeiras reuniões realizadas em abril deste ano em torno do tema.

Para mais sobre a missão, acesse:

Sobre o banco:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Visitas à câmara: Tomoegawa Paper

Nesta semana, Yasushi Kikuchi, representante da empresa japonesa fabricante de papeis, Tomoegawa Paper, esteve visitando a sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

Na pauta, a apresentação da empresa junto à entidade, que desde 1914 atua na manufatura de papeis e derivados.

A EMPRESA

A primeira fábrica da Tomoegawa Paper foi estabelecida em 1914 na cidade de Shimizu, no Japão, as margens do rio Tomoegawa, e desde então a empresa continua a expandir suas operações, contando hoje com mais de 15 instalações em todo mundo.

Hoje, além da fabricação de papeis, a empresa manufatura adesivos, displays para televisores, componentes eletrônicos, toners e derivados, pretendendo expandir seus negócios na América do Sul. Para tanto, além do Paraná, a empresa ainda irá visitar as regiões norte e sudeste do país.

ASSESSORIA DA CÂMARA

Durante a estadia de Kikuchi no Paraná, a câmara proveu toda a assistência necessária à empresa, tanto na obtenção de informações específicas quanto no acompanhamento de reuniões no interior do estado.

Acompanhado pela diretoria da entidade, no dia 26 (terça-feira), Kikuchi teve a oportunidade de viajar até Ponta Grossa, onde conheceu as instalações da Harima do Brasil, empresa japonesa fabricante de derivados químicos para papeis. Já no dia 27 (quarta-feira), a comitiva visitou outra empresa japonesa instalada no estado, a Sysmex do Brasil, sediada em Curitiba, fabricante de equipamentos de hematologia e derivados.

Ambas empresas são associadas da câmara e auxiliaram Kikuchi na obtenção de uma série de informações a respeito da economia e do mercado paranaense, variando desde incentivos fiscais e qualidade da mão-de-obra à compra de matéria-prima no exterior.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Índice de atividade industrial do Japão acelera e sobe 2,0% em maio

SÃO PAULO – O índice de atividade de toda a indústria do Japão apresentou alta de 2,0% em maio frente a abril, acelerando-se frente ao aumento de 1,4% registrado em abril ante março.

O índice para ao setor de construção saiu da queda de 5,7% em abril para uma alta de 4,4% em maio, enquanto o da produção industrial acelerou de 1,6% para 6,2% entre os dois meses. O índice para o setor terciário, ao contrário, desacelerou de 2,5% para 0,9%.

O índice de atividade de toda a indústria exclui dados da agricultura, exploração florestal e pesca.

Fonte: Marcílio Souza | Valor

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Japão surpreende com superávit comercial de US$ 897 mi em junho

SÃO PAULO – O Japão registrou um inesperado superávit comercial de 70,7 bilhões de ienes (US$ 897 milhões) em junho, o primeiro resultado positivo em três meses, segundo informou o Ministério de Finanças do país.

As exportações japonesas caíram apenas 1,6% ao ano em junho, depois de registrar uma queda de dois dígitos em maio e abril, ainda como consequência dos efeitos do terremoto e tsunami que devastaram o país em março. As importações cresceram 9,8% ao ano em junho.

Em maio, o Japão registrou um déficit comercial de 855,8 bilhões de iene e, em abril, a balança teve um resultado negativo de 467,7 bilhões de ienes.

Fonte: Suzi Katzumata | Valor, com agências internacionais

Visitas à câmara: Air Promo

Recebidos pelo diretor Heberthy Daijó, os representantes da agência de publicidade Air Promo, Kenny Tsushima (diretor) e André Paes (Web), estiveram nesta quinta-feira (21) visitando a sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

A visita serviu para integrar a câmara com as ações e atividades desenvolvidas pela empresa, que atua na concepção e promoção de diversos segmentos do ramo, da web à eventos de pequeno e grande porte.

Tsushima expôs o portfólio de clientes e empresas que a Air Promo atende na área de web, propondo soluções corporativas em redes sociais à câmara, como no caso da utilização adequada do Facebook no estreitamento das relações entre os associados, futuros associados, apoiadores e a entidade. "Muitas empresas ainda não sabem como gerenciar as redes sociais ao seu favor. E isso evidencia-se mais ainda diante das empresas que sabem. Há um abismo entre as empresas que possuem esta familiaridade com as ferramentas disponíveis no mercado e as que ainda não sabem como tirar vantagem destas. E é aí que entra nossa empresa".

Interessado nos trabalhos realizados pela Air Promo, Daijó encaminhou a proposta de sociedade junto a mesma, que deve ser a responsável pelo gerenciamento das redes sociais da entidade. "Este encontro foi muito importante para nos esclarecer o que de fato o Facebook pode fazer pela nossa entidade. É claro que o mesmo não faz tudo sozinho, mas utilizando suas ferramentas da maneira correta, este processo poderá agregar e muito a câmara, que vem buscando há alguns anos uma inserção honesta e coesa junto a este nicho (dos internautas)".

Para mais, acesse:

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Contaminação faz Japão vetar carne de Fukushima

O Japão proibiu a comercialização de carne bovina proveniente de áreas próximas à usina nuclear contaminada de Fukushima e parlamentares acusaram o governo de negligência na forma como lidou com a crise, após terem sido encontradas mais vacas contaminadas com radiação.

As autoridades detectaram 637 cabeças de gado de localidades ao norte do país que foram alimentadas com feno contaminado por césio radiativo e, então, comercializadas, segundo uma autoridade da divisão de gado e ração do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca. Quatro meses depois do forte terremoto e tsunami terem danificado a usina Fukushima Dai-Ichi, causando o pior desastre nuclear desde Tchernobil, o secretário-chefe do gabinete japonês, Yukio Edano, disse ontem que o governo suspendeu todas as remessas de gado da área. Feno contaminado foi dado ao gado em 19 fazendas nas municipalidades de Fukushima, Niigata e Yamagata.

Os animais foram enviados para abatedouros em outras municipalidades, como Tóquio, Saitama, Chiba, e 12 casos de contaminação de carne foram detectados em oito municipalidades, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Algumas carnes bovinas continham césio 637 em nível superior ao padrão oficial e foram vendidas a consumidores, disse Kazuyuki Hashimoto, uma autoridade da divisão de monitoração de alimentos do governo metropolitano de Tóquio.

Verificou-se que diversos produtos, como espinafre, cogumelos, brotos de bambu, chá, leite, ameixas e peixes estavam contaminados com césio e iodeto a distâncias de até 360 km da usina Dai-Ichi. A Tokyo Electric Power Co, operadora da usina danificada, anunciou em 14 de junho ter identificado césio no leite testado nas imediações de outra usina nuclear a cerca de 210 km da usina danificada. "A contaminação ocorreu porque o governo não tomou as medidas adequadas", disse Yoko Tomiyama, presidente da União dos Consumidores do Japão, em entrevista por telefone ontem. "Eles precisam assumir a responsabilidade por sua negligência."

Fonte: Valor Econômico

terça-feira, 19 de julho de 2011

Visitas à câmara: Academia Brasileira de Relações Internacionais

Apresentando os trabalhos realizados pela ACBRI - Academia Brasileira de Relações Internacionais, Cícero Oliveira (presidente), esteve na manhã desta terça-feira (09) visitando a sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

A ACADEMIA

A ACBRI - Academia Brasileira de Relações Internacionais é uma associação sem fins lucrativos, que tem por finalidade representar e apoiar os cursos, estudantes e profissionais de Relações Internacionais, bem como incentivar a pesquisa. Fundada por um grupo de acadêmicos, a ideia partiu das dificuldades encontradas ao longo do curso, como a falta de eventos, oportunidades de estágio e trabalho, e como forma de aproximar e integrar estudantes e pesquisadores com a sociedade civil e o meio empresarial, através de encontros, eventos e publicações que promovam a desmistificação das temáticas de Relações Internacionais.

Para mais, acesse:

Visitas à câmara: Emadel Engenharia e Obras

Na tarde desta terça-feira (19) o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu a visita de Luiz Alberto Langer, Diretor-presidente da Emadel Engenharia e Obras Ltda.

Na pauta a apresentação dos trabalhos mais recentes da empresa, que foi a responsável pela construção do Palácio Hyogo, sede do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, instituição que anexa em suas dependências a câmara japonesa do Paraná.

A EMPRESA

A Emadel possui 25 anos de história. Com obras em todo território nacional, a mesma destaca-se pela utilização de estruturas de madeira, nos quais aplicam-se os mais modernos conceitos de engenharia, harmonizando a arte e técnica com o respeito pela natureza.

Além da execução de obras de médio e grande porte, a empresa também atua no assessoramento, orientação e elaboração de projetos e estudos de viabilidade técnica e econômica das obras a serem edificadas.

PRINCIPAIS OBRAS EXECUTADAS

Entre as principais obras executadas, destaque para os trabalhos realizados às empresas Copebrás, Adubos Trevo, Fertibrás, Fertipar, Serrana, Leão Junior, O Boticário, Gafisa, Solvay do Brasil, entre outras, o que solidifica a seriedade e qualidade dos serviços prestados.

Para mais, acesse:
http://www.emadel.com.br

Presidente da câmara reúne-se com prefeito de Ponta Grossa e Cônsul-Geral do Japão em Curitiba

Recebidos pelo Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, reuniram-se na noite desta terça-feira (19) no intuito de debaterem e integrarem objetivos comuns em prol do desenvolvimento industrial da região através da vinda de empresas japonesas ao estado.

Factualmente, Ponta Grossa consolida-se como a cidade que abriga o maior número de indústrias japonesas no estado. Com o recente anúncio da vinda da THK, fabricante de guias lineares, o município irá totalizar 4 empresas japonesas instaladas: Harima, Makita, Kurashiki e THK.

POSSIBILIDADE DE NOVOS INVESTIMENTOS

A câmara japonesa do Paraná vem dialogando com uma série de empresas interessadas em investirem no estado em diversos setores de autopeças à celulose, e Ponta Grossa, claro, seria um dos municípios mais visados, sobretudo pelo alto número de representantes do capital japonês já instalados, o que vem se tornando um grande diferencial em termos de atração de investimentos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Economia do Japão deve retomar expansão em ritmo moderado, prevê BoJ

SÃO PAULO - A economia do Japão deve voltar a crescer em um ritmo moderado, com a recuperação gradual da produção industrial e a redução das restrições de oferta após o terremoto que atingiu o país em março. A avaliação é do Banco do Japão (BoJ), banco central do país, em relatório mensal sobre o desenvolvimento econômico e financeiro recente.

De acordo com o documento, a retomada da oferta já se traduz em um aumento nas exportações, ao mesmo tempo que a demanda doméstica começa a crescer, com a melhora na confiança de consumidores e empresários. Segundo o BC japonês, produção e exportações devem seguir em expansão, como reflexo também de uma melhora nas condições econômicas de outros países.

Os investimentos devem crescer gradualmente no Japão, tanto o público, quanto o privado, incluindo o mercado imobiliário. No que diz respeito à inflação, o índice de preços ao produtor começa a arrefecer com a queda das commodities no mercado internacional, afirma o Banco do Japão no relatório mensal. Com isso, os preços ao consumidor tendem a ficar estáveis no curto prazo.

De acordo com a autoridade monetária, as condições financeiras continuam a apresentar melhora, embora algumas empresas, em especial as de pequeno porte, sigam com dificuldades. A retomada da oferta e da demanda por crédito permite, na avaliação do BC japonês, que as empresas reforcem sua situação financeira.

Fonte: Valor

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Premiê japonês defende fim da dependência de energia nuclear no país

“Devemos buscar uma sociedade que não dependa da energia nuclear”, disse Kan. “Devemos gradual e sistematicamente reduzir a dependência da energia nuclear e eventualmente ter como objetivo uma sociedade na qual as pessoas possam viver sem USINAS NUCLEARES”, acrescentou.

A estratégia nuclear do Japão tem sofrido críticas desde que o terremoto e o tsunami que atingiram o país em março provocaram vazamentos, explosões e derretimentos na usina nuclear de Fukushima.

Kan disse que acreditava que a energia nuclear poderia ser útil, desde que amplas medidas de segurança fossem tomadas, mas que a crise recente o obrigou a mudar seu ponto-de-vista. “Com a experiência do acidente de 11 de março, eu entendi que o risco da energia nuclear é grande demais”, afirmou o premiê japonês. “Ela envolve tecnologia que não pode ser controlada por nosso conceito convencional de segurança.”

Kan negou que esteja propondo o abandono imediato da política de energia nuclear e não deu detalhes sobre como o Japão poderia diminuir sua dependência nuclear enquanto aumenta o uso de fontes alternativas.

O premiê japonês tampouco apresentou prazos para a retomada das operações de 35 reatores nucleares paralisados.

A energia nuclear gera cerca de 30% da eletricidade no Japão. Se os reatores que estão agora fechados para manutenção demorarem a voltar a operar, o país poderá enfrentar um desabastecimento de energia nos próximos meses.

Fonte: Associated Press

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Produção industrial do Japão sobe mais em maio depois de revisão

SÃO PAULO - A produção industrial japonesa aumentou em maio mais do que o previsto inicialmente, comforme dados revisados do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país.

Com a revisão, a atividade fabril cresceu 6,2% no quinto mês deste ano, em relação a abril. Originalmente, o governo apontou expansão de 5,7%.

Os estoques subiram 5,6% em maio, e não 5,1%, e os embarques tiveram alta de 5,3% no período, sem mudança.

Fonte: Valor

Câmara na readaptação do projeto do Parque do Centenário

Visando a readaptação do projeto do Parque do Centenário, originalmente concebido para comemorar os 100 anos da imigração japonesa, estiveram reunidos nesta quarta-feira (13) na Secretaria Estadual do Planejamento em Curitiba, representantes de todas as secretarias (municipais e estaduais) envolvidas no desenvolvimento e constituição deste que promete ser um dos novos cartões postais do estado.

Desde o início de 2008, quando o projeto do parque começou a sair do papel até agora, constata-se que as obras vem progredindo lentamente. Contudo, conforme expôs Luiz Hayakawa, Administrador da Regional Matriz de Curitiba (espécie de sub-prefeitura), um dos responsáveis pelo parque, as obras sofrem este atraso devido a outras prioridades locais que englobam em sua totalidade o projeto em si, como a preservação das nascentes do rio Iguaçu e a reurbanização das vilas ocupadas irregularmente no local, duas situações distintas e que demandam um cuidado e atenção muito maiores que a concepção estética em si.

Como o centenário da imigração japonesa foi celebrado em 2008, ou seja, há três anos atrás, o parque deverá sofrer uma mudança temática. Mesmo assim, poucos pontos do projeto original deverão ser alterados, pois seu verdadeiro foco sempre fora o respeito ao meio ambiente, além de gerar mais qualidade de vida não só aos residentes próximos da área, mas a todos os curitibanos.

O parque estará localizado junto ao Bolsão Audi/União (divisa de Curitiba com São José dos Pinhais), e concentra sete vilas de ocupação irregular onde vivem 3 mil famílias. Em termos de custos, o projeto irá girar em torno de R$ 8,5 milhões — R$ 7,5 milhões, já contigenciados pelo governo federal, e uma contrapartida de R$ 1 milhão da Prefeitura.

VÁRIAS FINALIDADES

Dentro dos seus 500 mil m² previstos, o parque pretende ser uma referência em termos de concepção estética e funcional, e deverá ser um dos mais "verdes" do país, anexando ao máximo componentes que respeitem o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Neste sentido, vale destacar a formação de um grande lago, que além de sua função estética, também ajudará a drenar toda a área, prevenindo enchentes na região.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão foi a única entidade convidada a participar da reunião e fora representada pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro, e pelo seu diretor para Assuntos de Meio Ambiente, Hitoshi Nakamura.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Banco do Japão mantém juro e projeta expansão menor para economia

SÃO PAULO - O Banco do Japão manteve, por unanimidade, a taxa de juro do país perto de zero e reviu sua projeção para o crescimento da economia doméstica em 2011 fiscal, de 0,6% para 0,4%. Ao mesmo tempo, conservou a previsão de expansão da atividade em 2012 fiscal em 2,9%.

Para este calendário fiscal e o próximo, a autoridade monetária espera inflação de 0,7%, excluindo alimentos in natura. A taxa coincide com aquela estimada anteriormente para ambos períodos.

Na nota em que trouxe a manutenção do custo do dinheiro entre zero e 0,1%, o banco central japonês observou que a atividade econômica do país está acelerando, com um abrandamento dos gargalos do lado da oferta causados pelo desastre de 11 de março.

"Após declinar significativamente depois do terremoto, a produção mostrou recentemente claros sinais de aceleração, com uma suavização das limitações do lado da oferta", observou a autoridade monetária.

Também foi observado uma melhoria da demanda privada doméstica, com alguma retomada na confiança do consumidor e dos negócios.

Fonte: Juliana Cardoso | Valor

Presidente do Conselho de Administração da câmara, deputado federal Luiz Nishimori, esteve em 100% das sessões realizadas no 1° semestre

Dos 513 deputados federais que exercem atualmente o mandato na Câmara dos Deputados, apenas 35 compareceram a 100% das sessões deliberativas no primeiro semestre, de acordo com levantamento feito pelo G1 com base em dados de presença em plenário.

A reportagem considerou apenas as sessões deliberativas, ou seja, aquelas em que há propostas para serem votadas no plenário. Os dados, obtidos pelo site da Câmara, consideram as sessões de fevereiro, início da legislatura, até 7 de julho, sexta-feira da semana passada.

O percentual de 100% de presença vale para o total de sessões em que o deputado estava no exercício do mandato. No caso de suplência, por exemplo - quando um deputado se licencia para assumir um cargo no Executivo - o substituto pode ter contabilizado menos sessões deliberativas em seu mandato do que um deputado que está no cargo desde o começo da legislatura.

Entre os deputados com 100% de presença estão Tiririca (PR-SP) e Romário (PSB-RJ). Logo após assumir o mandato, o deputado e ex-jogador Romário foi flagrado jogando futevôlei em uma praia do Rio no mesmo horário de uma sessão na Câmara. No entanto, a sessão não era deliberativa e a presença não era obrigatória.

Veja abaixo a lista dos 35 deputados com 100% de presença das sessões deliberativas do primeiro semestre.

DEPUTADOS PRESENTES EM 100% DAS SESSÕES EM PLENÁRIO

Alexandre Leite (DEM-SP) André Figueiredo (PDT-CE)
Joseli Ângelo Agnolin (PDT-TO)
Arnaldo Faria De Sá (PTB-SP)
Augusto Silveira De Carvalho (PPS-DF)
Carlos Jose De Almeida (PT-SP)
Carmen Emília Bonfá Zanotto (PPS-SC)
Costa Ferreira (PPS-MA)
Edinho Araújo (PMDB-SP)
Edinho Bez (PMDB-SC)
Edivaldo Holanda Junior (PTC-MA)
Fábio Trad (PMDB-MS)
Fernando Francischini (PSDB-PR)
Guilherme Campos (DEM-SP)
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
Jairo Ataíde (DEM-MG)
Jesus Rodrigues (PT-PI)
Jô Moraes (PCdoB-MG)
Lincoln Portela (PR-MG)
Lourival Mendes (PTdoB-MA)
Lúcio Vale (PR-PA)
Luiz Fernando Machado (PSDB-SP)
Luiz Nishimori (PSDB-PR)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Manato (PDT-ES)
Mário De Oliveira (PSC-MG)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Pedro Chaves (PMDB-GO)
Reguffe (PDT-DF)
Roberto de Lucena (PV-SP)
Romário (PSB-RJ)
Salvador Zimbaldi (PST-SP)
Tiririca (PR-SP)
Valadares Filho (PSB-SE)
Vitor Paulo (PRB-RJ)

Para o professor de ética e filosofia política Roberto Romano, o fato de somente 35 parlamentares terem registrado 100% de presença "indica bastante o interesse da Casa inteira pelos projetos a serem discutidos".

"Você tem parlamentos do mundo com presença maior, como Estados Unidos e Itália. Mas, para os padrões brasileiros até que não é um número tão baixo. A presença é sazonal e depende muito do que está sendo discutido, se é a favor ou contra o governo e se tem apoio da base de sustentação", destaca Romano.

O professor pondera, no entanto, que a presença física nem sempre representa que o trabalho do parlamentar é eficaz. "O parlamentar pode estar presente, mas você percebe grupinhos enquanto o orador se esgoela. Só o fato de se estar no plenário não significa quase nada. Às vezes não prestam atenção nem no que o presidente da Mesa está falando."

FALTAS

Conforme os dados sobre presença no site da Câmara, quatro deputados foram a menos da metade das sessões deliberativas no primeiro semestre, ou seja, estiveram em menos de 50% das sessões. Todos justificaram a maioria das faltas.

OS QUATRO DEPUTADOS COM MENOR PERCENTUAL DE PRESENÇA

Nice Lobão (DEM-MA)
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Paulo Maluf (PP-SP)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

A deputada Nice Lobão disse que se ausentou da Câmara porque foi operada da coluna e do joelho e no momento está internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo ela, a maior parte das faltas foi justificada.

Segundo a assessoria de Eduardo Gomes, o deputado é primeiro-secretário da Casa e por isso tem várias atividades externas. Segundo a assessoria, Gomes tem a prerrogativa de não marcar presença em plenário quando exerce atividades representando a Câmara.

A assessoria do deputado Paulo Maluf afirmou que ele justificou as faltas e que os motivos poderiam ser esclarecidos nesta terça-feira (12). A assessoria do deputado Henrique Eduardo Alves disse que, como líder do partido na Câmara, Alves tem diversas funções como participação em reuniões, comissões e audiências. A assessoria destacou, porém, que o deputado está sempre na Casa.

Fonte: globo.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Câmara promove encontro entre representantes do capital japonês e Governo do Estado

Contando com as presenças de empresas como Denso, Furukawa, Kurashiki, Harima, Sysmex, Kayaba, Hamaya e Toshiba, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná realizou ontem, quinta-feira (07), o primeiro encontro entre representantes do capital japonês instalados no estado e o Governo do Paraná.

O encontro teve por objetivo integrar o empresariado japonês com os mais recentes projetos elaborados pelo governo em prol do desenvolvimento da indústria e comércio.

Convidado para palestrar sobre o referido tema, o ex-prefeito de Curitiba por duas ocasiões e atual secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, falou sobre as metas do governo Beto Richa para ambos os setores, abrangendo diversas áreas como infraestrutura, logística, educação, evolução demográfica, economia e comércio exterior.

Taniguchi, que também é conselheiro da câmara japonesa do Paraná, destacou ainda o período de bônus demográfico em que o estado estará inserido entre os anos de 2019-2022, quando passaremos por um aumento na população economicamente ativa em detrimento a diminuição de idosos e crianças, momento crucial para o desenvolvimento da nossa economia. "O chamado "bônus demográfico" é um fenômeno populacional que acontece apenas uma vez na história de uma determinada nação. Por isso uma das principais metas da atual gestão é dar pleno enfoque à educação e a qualificação das crianças e jovens paranaenses, para que até lá estejamos preparados para aproveitar ao máximo este singular cenário, transformando e melhorando não só a vida dos nossos cidadãos, mas toda a nossa economia".

Hiroshige Shinbo, presidente da Denso do Brasil, salientou a importância do evento para a empresa e demais investidores japoneses no estado, incentivando novos encontros. "O evento proposto pela câmara japonesa do Paraná é extremamente válido, pois abre um canal de diálogo entre os representantes do capital japonês e Governo do Estado. Espero que novos encontros como este sejam promovidos no futuro".

Já o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, parabenizou a câmara pela iniciativa. "Esta ação promovida pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná é mais um exemplo dos trabalhos realizados pela entidade na busca pelo estreitamento das relações bilaterais Paraná-Japão. Registro aqui os meus parabéns a todos os envolvidos na realização deste belo evento".

Para o diretor da câmara, Fujio Takamura, o sucesso deste tornou-se um pré-requisito para a realização de novos encontros. "Apesar da expressiva presença de representantes das empresas japonesas instaladas em nosso estado, muitos não puderam comparecer por uma questão de indisponibilidade de agenda. Contudo, deixaram claro o interesse neste tipo de promoção, e relevando este acentuado grau de receptividade, já estamos considerando a realização de novos encontros com outras secretarias".

De acordo com o deputado estadual e diretor para Assuntos Governamentais da câmara, Teruo Kato, o evento cumpriu seu objetivo. "Até em função das disparidades culturais, o empresário japonês não consegue estreitar relações com o governo do estado e seus representantes. E é aí que insere-se o trabalho desenvolvido pela câmara. Por isso, esta ação vai de encontro com as necessidades de ambos os setores, tanto do público quanto do privado, na manutenção harmoniosa desta relação que, sem dúvida, continua gerando boas oportunidades comerciais para as empresas japonesas e emprego e renda para os paranaenses" completou.

O evento contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinone, do presidente da Comec, Rui Hara, e do vereador Jorge Yamawaki.

Japão fará testes de estresse em suas usinas nucleares, diz NHK

SÃO PAULO – O governo do Japão anunciou ontem que planeja conduzir testes de estresse em todas as usinas de energia nuclear do país. A instrução foi dada na terça-feira pelo primeiro-ministro, Naoto Kan, ao ministro das Indústrias, Banri Kaieda.

De acordo com informações do site da NHK, o governo japonês planeja conduzir testes de estresse em todas as usinas nucleares, em resposta a preocupações das pessoas que moram perto das unidades que ainda não estão operando depois das inspeções regulares.

Os testes terão como base simulações criadas pela União Europeia para suas usinas depois do acidente nuclear de Fukushima. Os testes têm como objetivo determinar a capacidade da usina de passar por situações de estresse, como o terremoto e o tsunami ocorridos no Japão em março deste ano.

Fonte: Marcílio Souza | Valor

Superávit em conta corrente do Japão cai apenas 51,7% ao ano em maio

SÃO PAULO – O superávit em conta corrente do Japão caiu a US$ 7,27 bilhões em maio, uma queda de 51,7% sobre igual mês de 2010, refletindo a queda das exportações em consequência dos devastadores terremoto e tsunami de 11 de março, segundo informou o Ministério de Finanças do país. Contudo, o resultado ainda superou as expectativas dos economistas que previam um declínio de mais de 70% no superávit em conta corrente.

Em maio, as exportações de bens japoneses caíram 9,8% em comparação com igual mês de 2010, enquanto as importações cresceram 14,7% ao ano.

Fonte: Suzi Katzumata / Valor, com agências internacionais

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pedidos de máquinas no Japão invertem direção e sobem em maio

SÃO PAULO - Os pedidos de máquinas do setor privado no Japão aumentaram 3% em maio, na comparação com um mês antes, em uma base ajustada sazonalmente, em linha com as projeções de alguns economistas.

O dado exclui as encomendas do setor naval e de energia e representa uma mudança de direção uma vez que, em abril, houve queda de 3,3%, ainda efeito do terremoto e tsunami de 11 de março.

A pesquisa do Departamento do Gabinete japonês trouxe ainda que o valor total dos pedidos de máquinas recebidos pelos 280 industriais operando no Japão declinou 2,3% entre abril e maio, com ajuste sazonal.

Fonte: Juliana Cardoso | Valor

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Encomendas de máquinas voltam a crescer no Japão; +3,0% ao mês em maio

SÃO PAULO – A economia japonesa deu mais um sinal de recuperação do devastador terremoto de março nesta quarta-feira. O Gabinete do governo informou que as encomendas de máquinas cresceram 3,0% em maio em comparação com abril, refletindo um aumento nos pedidos da indústria automobilística e de telecomunicação. Em abril, houve uma queda de 3,3% nas encomendas de máquinas em relação a março.

Na comparação anual, as encomendas de máquinas deram um salto de 10,5% em maio. Contudo, esse dado é considerado altamente volátil por não considerar o ajuste dos fatores sazonais.

Fonte: Suzi Katzumata / Valor, com agências internacionais

terça-feira, 5 de julho de 2011

Economia dá sinais de recuperação após terremoto, diz BC do Japão

SÃO PAULO - A economia do Japão tem dado sinais de recuperação após os estragos causados pelo terremoto e pelo tsunami no início de março, apontou um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo banco central do país (BOJ).

Segundo a autoridade monetária, em comparação com o relatório anterior, publicado em abril, sete das nove regiões, que na época haviam feito avaliações econômicas cautelosas por causa do desastre, informaram que vêm sinais de recuperação em suas economias.

“Enquanto isso, as regiões de Kinki e Shikoku informaram que suas economias continuaram recuperando como uma tendência, o que está mais ou menos em linha com a avaliação do relatório anterior”, aponta o BOJ.

A região de Kanto-Koshinetsu, onde se localiza Tóquio, aponta que “embora a economia continue sob condições severas, tem havido sinais de uma recuperação, ainda que com diferenças entre áreas e setores, já que as restrições do lado da oferta amainaram e o sentimento de empresas e famílias melhorou.

Tohoku, onde se localiza Fukushima, também relata aumento do nível de produção e sinais disseminados de recuperação, mas destaca que a situação do emprego segue piorando, ainda que em um ritmo mais moderado, em parte por causa do aumento da oferta de novos empregos.

Fonte: Marcílio Souza | Valor

sábado, 2 de julho de 2011

Japão raciona energia para evitar apagões

SÃO PAULO – O Japão se viu obrigado a racionar energia, em meio a uma grave crise energética decorrente do terremoto que devastou parte do país em março. A partir de hoje, empresas que utilizam eletricidade em larga escala terão seu consumo reduzido, na tentativa de se evitar apagões.

A medida é válida para o leste e o nordeste do país, incluindo as regiões de Tokyo e Tohoku. Os grandes consumidores localizados nas áreas atendidas pela Tokyo Electric Power (Tepco) e pela Tohoku Electric Power terão de diminuir o consumo de energia em 15% em relação ao mesmo período do ano passado. A multa para quem não cumprir a medida chega a mais de 1 milhão de ienes (US$ 12.400).

O governo pediu também que, voluntariamente, pequenas empresas e consumidores domésticos cortem o uso da eletricidade em 15%.

Fonte: Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Câmara na rodada de negócios Paraná-África

Homenageados pela prefeitura de Curitiba no Memorial Africano, trinta embaixadores africanos estiveram ontem em Curitiba para estreitarem relações diplomáticas e comerciais com os estados do Paraná e Santa Catarina. É a primeira vez que a região recebe a visita de uma comitiva africana com este expressivo número de representantes.

A ideia do encontro surgiu do Cônsul Geral e presidente da Câmara do Comércio e Indústria do Senegal no Paraná, Ozeil Moura dos Santos, que com o apoio e promoção da Fecomércio/PR viabilizou o evento.

Ainda pela manhã, o plenário da Fecomércio foi o palco de um seminário na qual os representantes africanos puderam expor as potencialidades econômicas e comerciais do continente aos empresários paranaenses.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, representada pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro, fora uma das instituições citadas na introdução do evento pelo presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana. Piana lembrou que a câmara japonesa do Paraná é uma das mais atuantes do estado e vem auxiliando a federação na celebração de projetos co-relacionados ao setor.

Já o embaixador de Moçambique, Murado Murargy, relatou a importância da câmara japonesa do Paraná no estreitamento das relações trilaterais Brasil-Japão-Moçambique, uma vez que o país vem recebendo suporte técnico da Embrapa e investimentos do Japão em projetos de infraestrutura, como no caso da mecanização de suas florestas.

A missão contou com a presença dos representantes da África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Malaui, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Senegal, Sudão, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

De janeiro a maio deste ano, o Paraná exportou US$ 386 milhões para a África, importando no mesmo período US$ 1,121 bilhão.

Foto: Bem Paraná

Índice de preços ao consumidor no Japão sobe pelo segundo mês

SÃO PAULO - O índice de preços ao consumidor no Japão, sem alimentos, teve alta de 0,6% em maio, na comparação com o quinto mês de 2010, ligeiramente acima das expectativas de alguns economistas, que previam incremento de 0,5%.

O indicador subiu pelo segundo mês consecutivo. Em abril, foi a primeira vez em quase dois anos que houve uma leitura positiva. Na passagem de abril para maio, houve inflação de 0,1%.

O indicador geral, por sua vez, apresentou acréscimo de 0,3% no confronto anual e de 0,1% na base mensal.

Fonte: Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais