Translation Support

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Câmara divulga: Informativo Nikkei da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná

BEISEBOL E SOFTBOL
Dias 3 a 5 de dezembro, o LXII Campeonato Brasileiro de Beisebol Interclube Júnior – Fase única, em Ibiúna, São Paulo.

CONSULADO POR UM DIA
O Consulado Japonês estará atuando por um dia na sede da Escola Japonesa de Maringá no dia 4 de dezembro de 2010. Os interessados em tirar título de eleitor japonês, declarar falecimentos, solicitar passaportes e vistos, etc. devem procura o Consulado Por Um dia na Av. Kakogawa, 50, na Escola Japonesa, em Maringá.

YOKO TOKUE
A premiada pianista Yoko Tokue, natural de Tóquio, Japão, fará um recital beneficente de piano na Capela Santa Maria, em Curitiba. Será às 19 h. do dia 5 de dezembro de 2010, numa promoção do Consulado Geral do Japão em Curitiba.

JANTAR PARA CASAIS
O Departamento Social da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná promove no dia 11 de dezembro (sábado) um jantar dançante especial para casais. O valor de ingresso é de R$ 50,00 por pessoa e será na sede social da Aliança/Liga e contará com a participação de renomados cantores de música popular japonesa do Paraná abrilhantada pela Banda Showa.

TARDE FESTIVA
No sábado dia 12 de dezembro (domingo) com início às 14h na sede social da Aliança/Liga. Uma Tarde Festiva com bingo, tendo ótimos prêmios como um notebook, uma bicicleta e parelho de DVD. Cartelas a ser retirada na sede da Aliança/Liga, na Rua Paranaguá, 1782, em Londrina.

KOHAKU UTAGASEN
A Associação Kayo Aikokai de Londrina promove seu tradicional “Kohaku Utagasen” no dia 12 de dezembro, a partir das 8 horas na sede social da Igreja Nishi Honganji (Oterá), na Rua São Luiz, 85 em Londrina. Será servido almoço aos presentes

ENCERRAMENTO
No dia 12 de dezembro encerram-se as aulas da Escola Modelo de Língua Japonesa, de Londrina, mas a Secretaria estará em funcionamento para as matrículas do próximo ano até o dia 18 de dezembro e reabrindo no dia 10 de janeiro de 2010.

CURSO DE JAPONÊS E CHINÊS
Para 2011. A Escola Modelo de Língua Japonesa mantida pelo Centro de Estudos da Língua Japonesa da Aliança/Liga está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2011. Curso de japonês e de chinês (mandarim) para crianças e adultos. Cursos Básicos, Intermediário e Avançado. Informações com Naomi ou Elza na Rua Paranaguá, 1782, em Londrina ou pelo tel. (43) 3324-6418.

CURSO DE SHAMISEN E...PINTURA
O Departamento de Shamisen da Aliança/Liga está com matrículas abertas para os cursos de “shamisen” e “sanshin”. O Curso de Pintura em tela e tecidos a cargo da professora Walcy de Lucca. Mais informações com Reiko na Rua Paranaguá, 1782, em Londrina ou pelo tel. (43) 3324-6418,

AGENDA NIKKEI / DEZEMBRO
4 Assembléia Geral Ordinária da Acer, na Acer Rolândia
4 Consulado Itinerante Por Um Dia, na Acema Maringá
5 Noriyoku shiken Exame de Proficiência em Língua Japonesa, na PUC, Londrina Londrina
5 Bonenkai da Acer, na Acer Rolândia
11 Encerramento das aulas da Escola Modelo para 2010. Londrina
11 Bonenkai da Ace, na sede social Bandeirantes
11 e 12 Bonenkai do Depto. Old Boys da Acer, na Acer Rolândia
11 Jantar Dançante da Aliança/Liga na sede social Londrina
11 e 12 II Torneio Cidade de Curitiba de Softbol, em Curitiba Curitiba
12 Kohaku Utagasen da Associação Kayo Aikokai de Londrina, na Rua São Luiz, 85 - Sede do Oterá. Londrina
12 Tarde Festiva-Bingo, na sede da Aliança Londrina
12 Bonenkai do Depto. de Taiko da Acer, na Acer Rolândia
18 Férias Coletivas dos funcionários da Aliança/Liga até 09 de janeiro de 2011.
20 a 10 Festival de Moti Tsuki na sede da Acel a partir das 8 h. Londrina

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reunião com sócio-diretor da Consagra Consultoria visa implementação de escritório modelo na sede da câmara

Nesta sexta-feira (26) o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, recebeu a visita do sócio-diretor da Consagra Consultoria, Wagner Vaz, que além de conhecer nossa sede, pôde se familiarizar com os nossos projetos e serviços.

Dentre os projetos debatidos, chamou a atenção de Vaz o novo layout do Business Center da câmara, que no futuro irá abrigar dois workstations que poderão servir de escritório modelo para a implementação de uma mini incubadora empresarial, foco de alguns dos projetos oferecidos pela Consagra junto ao mercado.

"A Consagra vem buscando estabelecer um escritório modelo no formato de uma incubadora empresarial na cidade de Curitiba. Para tanto, estamos buscando parceiros que possam nos conceder uma parceria win/win em que todos possam ser beneficiados. Dentro deste perfil, vejo uma grande possibilidade de estarmos firmando uma parceria com a câmara para implementarmos o projeto já no ano que vem" relatou Vaz.

Novas reuniões foram agendadas tendo como tema principal este projeto.

Conheça os trabalhos da Consagra Consultoria:
41 3333-1394

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Paraná e Hyogo reafirmam tratado de cooperação

Na foto: O governador do Paraná, Orlando Pessuti, juntamente com o governador de Hyogo, Toshizo Ido, e o deputado estadual Teruo Kato

O governador Orlando Pessuti recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio das Araucárias, o governador da província japonesa de Hyogo, Toshizo Ido, acompanhado de autoridades, empresários e lideranças japoneses. A visita faz parte das comemorações de 40 anos da co-irmandade entre Paraná e Hyogo.

Desde 1970, tratado diplomático promove o inercâmbio nas áreas de educação, agronomia, cultura e meio ambiente. Ambos os governos concordaram em reforçar as intenções do tratado inicial, com a assinatura de uma declaração conjunta de parceria.

“Manter sólida a cooperação científica e cultural com Japão, um dos principais parceiros comerciais do nosso Estado, é uma semente muito bem adubada que deixamos como herança para o próximo governo” afirmou Pessuti. Anualmente, são organizadas missões comerciais do Paraná ao Japão, pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.

O presidente e vice-presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro (em destaque) e Hirofumi Nakagiri (ao fundo) em conversa com o governador do Paraná
Orlando Pessuti

Para o Toshizo Ido, as ações e benefícios que a relação de amizade e cooperação trouxe para ambos os estados e países ainda irá gerar benefícios para o Paraná. “Como representantes escolhidos pelo povo do Japão, buscamos fortalecer os laços de amizade que unem os dois países, honrando tudo que foi feito pelos nossos antecessores”, disse o governador da província de Hyogo.

A declaração conjunta de parceria, que reforça as intenções do tratado de 1970, foi assinada também pelos presidentes das câmaras dos deputados de Hyogo, Toshinobu Yamamoto, e do Paraná, Nelson Justus.

COMENDA – A Comenda da Ordem do Pinheiro, classe grã-cruz, foi entregue a Toshizo Ido, como reconhecimento à contribuição que os japoneses têm dado para o Brasil. A comenda é a mais alta homenagem que o Estado presta a personalidades ou instituições que se distinguem pela notoriedade do saber ou por prestar serviços relevantes à comunidade paranaense e fora idealizada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná junto ao governo do Estado através do Deputado Estadual Teruo Kato.

O vice-presidente, Hirofumi Nakagiri, juntamente com o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, em conversa com o governador de Hyogo
Toshizo Ido

Participaram da visita, a comitiva do governador de Hyogo; o cônsul do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi; o deputado estadual Teruo Kato; o deputado federal Hidekazu Takayama; Makoto Yamashita, representante da província de Hyogo no Paraná; Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Hirofumi Nakagiri, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Gilberto Hara, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; e Jorge Yamawaki, presidente da Associação Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e diretor da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.

HYOGO – A província de Hyogo localiza-se no centro do Japão. A capital, Kobe, é ligada a várias metrópoles japonesas por modernas rodovias e ferrovias. Kobe é considerada a porta de entrada do Japão desde a inauguração do porto, em 1868. A cidade foi devastada por um grande terremoto em 1995. Hoje, Kobe é um dos principais destinos dos imigrantes brasileiros. Em 1908, o Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil, partiu daquele porto.

Fotos: Cerimonial da comitiva de Hyogo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ministro da Justiça do Japão pede demissão após gafe

Uma gafe custou o cargo do ministro da Justiça do Japão, Minoru Yanagida. Nesta segunda-feira, Yanagida apresentou seu pedido de demissão diante da polêmica gerada por um comentário realizado no dia 14 deste mês.

O então ministro da Justiça teria afirmado que seu trabalho é fácil, sendo necessário lembrar apenas de duas frases: "não comento casos específicos" e "lidamos com as questões de acordo com as leis e as provas".

A declaração desencadeou uma série de críticas ao governo. A oposição ao primeiro-ministro Naoto Kan chegou cogitar a apresentação de uma moção contra Yanagida no Parlamento e ameaçou boicotar as negociações orçamentárias se Yanagida não entregasse o cargo.

Após anunciar sua saída do Ministério, Yanagida se desculpou publicamente por seus "comentários imprudentes".

Fonte: Valor Online

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nikkei Clube e câmara promovem jantar de confraternização em homenagem ao deputado estadual Teruo Kato

Foi realizado na noite desta terça-feira (16) na sede da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Clube) o jantar de confraternização em homenagem ao único deputado estadual nikkei reeleito nas eleições de 2010, Teruo Kato.

O mesmo fora idealizado pela comunidade nikkei de Curitiba com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e respectiva associação a fim de homenagear e promover uma maior integração entre a colônia e o deputado, que no ano que vem assume pela segunda vez o cargo de deputado estadual.

Para o vice-presidente da câmara, Gilberto Hara, o jantar proposto fora uma maneira de aproximar aqueles que ainda não estão familiarizados com os trabalhos do deputado Kato. "A câmara, por possuir suas origens ligadas ao government affairs, sempre buscou manter alianças com lideranças e autoridades que possuam como principais metas o desenvolvimento e o progresso de nosso Estado. Neste aspecto, para nós é um privilégio termos na Assembléia Legislativa um representante como o Teruo Kato, que além de visar o bem-estar do povo do Paraná, sempre lutou pelo fortalecimento das relações Paraná-Japão".

Vida Pública

Consciente das necessidades da população Teruo foi levado à presidência do Conselho de Segurança Comunitário de Paranavaí em 1989, na gestão em que ajudou a Polícia Militar e Civil a fortalecer com a doação de duas novas viaturas.

Em 1990, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí, onde cumpriu dois mandatos (de 1990 a 1992 e de 1994 a 1996). Dois anos depois, fundou a Coordenadoria das Ações Comerciais e Industriais do Noroeste do Paraná (Cacinpar), sendo seu primeiro presidente.

De 2005 a 2006 foi diretor regional da Associação Brasileira dos Concessionários Chevrolet (Abrac) no Paraná.

Em 1997, foi eleito prefeito de Paranavaí, conquistando o Prêmio Prefeito Criança da Fundação Abrinq/UNICEF em 1999/ 2000. Em 2006, Teruo foi eleito deputado estadual, alcançando em 2010 a reeleição.

Em 2009 foi chefe da 37° Missão Econômica da câmara ao Japão e Sudeste Asiático, onde conseguiu, juntamente com o então presidente da Sanepar, Stênio Jacob, tendo a mediação do nosso presidente de honra, Antonio Ueno, um importante financiamento junto a JICA (Japan International Cooperation Agency) para a viabilização de um projeto de saneamento básico voltado aos municípios de pequeno porte em nosso Estado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Câmara no jantar de boas vindas do novo Cônsul Geral do Japão no Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi

Fora realizado nesta quinta-feira (11) na sede do Nikkei Club em Curitiba, o jantar de boas-vindas proposto pela comunidade nipo-brasileira de Curitiba e Região ao novo casal consular do Japão para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi e Yuko Yamaguchi.

Contando com um público de cerca de 150 pessoas, o evento fora norteado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, que tem como presidente, o diretor da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Jorge Yamawaki. Discursando em japonês, Yamawaki saudou o casal consular, desejando-lhes boa sorte e muita saúde nesta nova jornada, deixando a disposição do consulado toda a estrutura do Nikkei Club para o estabelecimento de novos eventos e parcerias.

Seguindo a introdução cerimonial, discusaram ainda o cônsul-geral das Filipinas e representante da Sociedade Consular do Paraná, Kiyoshi Ishitani, o ex-secretário de governo de Curitiba, Rui Hara, o deputado estadual Teruo Kato, além de é claro, o novo Cônsul Geral Yamaguchi.

Em seu discurso de agradecimento, o Cônsul disse estar satisfeito em voltar ao Brasil pela quinta vez, se estabelecendo neste ano de 2010 na capital mais "verde" da federação, num Estado onde encontra-se atualmente a segunda maior colônia de japoneses e descendentes do país (perdendo apenas para São Paulo). Prometeu empenho e seriedade na manutenção harmoniosa e fortalecimento das relações Brasil-Japão no âmbito do Consulado, deixando claro também, a disponibilidade do escritório a todos os japoneses e descendentes que necessitem de seus serviços.

Para Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, o novo Cônsul Geral deverá manter os bons serviços prestados pelo governo japonês a comunidade nipo-brasileira em nosso Estado. "O Paraná se acostumou com a presença de um consulado forte e atuante perante a nossa comunidade. Com a vinda de Yamaguchi, este reverenciado trabalho tende a melhorar consideravelmente, pois o mesmo conhece como poucos o nosso país, principalmente em função dos trabalhos desenvolvidos junto a embaixada brasileira enquanto esteve primeiro secretário durante o período de 1998-2002".

sábado, 13 de novembro de 2010

Obama chega ao Japão para nova negociação com líderes mundiais

Após participar da cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) em Seul, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama dirigiu-se ao Japão, onde participará neste fim de semana do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês).

O evento deverá contar com cerca de mil representantes da área de negócios e de governos, tendo como objetivo a criação de uma zona de livre comércio no Pacífico. O presidente da China, Hu Jintao, também estará presente, devendo participar das sessões de sábado, segundo informações da agência estatal de notícias chinesa Xinhua.

Barack Obama voltou a criticar a China nesta sexta-feira, em entrevista concedida ao jornal japonês Yomiuri Shimbun. “Nós esperamos que a China assuma responsabilidades na resolução de problemas regionais e globais”, afirmou o presidente americano, destacando ainda que o gigante asiático deveria respeitar o direito internacional na resolução de disputas regionais.

Obama também comentou que gostaria de aprofundar as relações dos Estados Unidos com o Japão e reivindicou que a Coreia do Norte cumpra com o compromisso assumido em 2005 de acabar com suas armas nucleares.

Fonte: Valor Online

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Câmara no Seminário Bilateral Brasil-Japão em Porto Alegre

O Sistema Fecomércio-RS promoveu nesta quarta-feira (10) o Seminário Bilateral Brasil-Japão, simultaneamente com a Expocargo 2010, na Fiergs. O evento reuniu empresários brasileiros e japoneses a fim de estabelecer parcerias de negócios entre os países. O vice-presidente da Fecomércio-RS, Arno Gleisner, que fez a abertura do Seminário, deu boas vindas aos participantes e falou da importância de se fazer negócios com o Japão.

O primeiro painel do evento foi comandado pelo vice-governador de Shiga, Koichiro Yoneda. O vice-governador apresentou a província que se destaca por investir fortemente na industrialização e ser economicamente estabelecida. “Espero muito que as relações entre Brasil e Japão se desenvolvam muito mais e possam se estabelecer. Espero que possamos recebê-los em Shiga e vê-los novamente através de novas parcerias”, finalizou Yoneda.

O diretor da Jetro São Paulo, Rei Oiwa, palestrou sobre as oportunidades para os empresários brasileiros no Japão. Oiwa explicou que os produtos mais exportados pelo Japão são as máquinas, carros e produtos químicos. Entre os produtos mais exportados pelo Brasil para o Japão estão combustíveis minerais, produtos de belezas, alimentos como frango, carne de porco e soja, alumínio, roupas, sapatos, entre outros. Oiwa ainda se colocou à disposição das empresas brasileiras interessadas em fazer negócios, investimentos e exportação para o Japão através do escritório da Jetro.

O último painel do evento, ‘As melhores alternativas de logística para a importação e exportação de produtos para o Japão’, foi ministrado pelo executivo da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Sérgio Kirsch. O executivo apresentou os principais portos japoneses, como Nagoya, Yokkaichi e Kobe que são os principais pontos de entrada e saída de produtos no Japão. Kirsh também afirmou que embora os portos tenham boa estrutura, são os aeroportos japoneses que recebem a maior quantidade de produtos exportados e importado pelo Brasil.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná esteve representada no evento através do seu presidente, Yoshiaki Oshiro, que a convite do vice-presidente Gleisner, além de participar do seminário, pôde conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pela Fecomercio-RS.

Fonte: Fecomercio/RS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Câmara e deputado estadual Teruo Kato na mediação dos interesses comerciais bilaterais Paraná-Japão

Estiveram no gabinete do deputado estadual Teruo Kato nesta manhã (10), os membros da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Gilberto Hara (vice-presidente), Heberthy Daijó (manager) e a sócia-diretora da Gastro-com Fujinon (empresa associada), Thalita Sugisawa.

Na pauta, a solução para problemas que vem atrapalhando as relações comerciais entre o nosso Estado e o Japão, como a cobrança indevida de ICMS em alguns casos isolados.

Como é factualmente difundido, o deputado Kato é um dos legisladores mais atuantes em nosso Estado, sendo seu trabalho, imprescindível na condução e gerenciamento de questões co-relacionadas as relações bilaterais Brasil-Japão, reconhecido e reverenciado pela câmara, principalmente no suporte a serviços que envolvam government affairs.

Foto: Gabinete Teruo Kato

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Diretoria aprova novo layout predial


Em reunião realizada nesta quinta-feira (04), a diretoria da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná aprovou por unanimidade as modificações prediais no segundo andar de sua sede, já visando a implementação de novos projetos, como as incubadoras empresariais e melhor aproveitamento do nosso Business Center.

"'Com o novo layout, serão constituídas mais 3 novas salas, além da criação de uma sala de reuniões isolada, melhorando a privacidade de quem utiliza nossas dependências" disse Heberthy Daijó, idealizador do projeto. Para o diretor Fujo Takamura, co-idealizador e responsável por protocolar o projeto, trata-se de um processo natural de renovação do denominado Palácio Hyogo, prédio que abriga a sede da entidade. "Este é apenas o começo. O palácio (Hyogo) deve passar por outras reformulações nos próximos anos. Estamos trabalhando constantemente para melhorarmos os nossos serviços e isso envolve também melhorarmos nossas estruturas".

Com o projeto aprovado, agora a diretoria parte em busca de arrecadação para a execução das obras que, ao que tudo indica, terão seu início no ano que vem.


sábado, 6 de novembro de 2010

Banco do Japão não altera taxa de juro e detalha compra de ativos

Os formuladores de política monetária do Banco do Japão (BOJ) foram unânimes na decisão de manter a taxa de juro na faixa de zero a 0,1%, posição essa esperada pela maioria dos agentes financeiros.

A autoridade monetária deu detalhes ainda de seu plano de compra de ativos, indicando que pode comprar fundos imobiliários J-REIT (Japan Real Estate Investment Trusts) e ETFs (Exchange Traded Funds, fundos de índice).

A partir da próxima semana, o BOJ informou que vai começar a comprar bônus do governo japonês e dará sequência com a aquisição de outros ativos. A instituição anunciou em outubro um programa de 5 trilhões de ienes para aquirir títulos do governo, títulos do Tesouro e bônus corporativos.

O BC do Japão notou que a economia doméstica ainda dá sinais de uma recuperação moderada, mas parece que esse ritmo está diminuindo.

Fonte: Valor Online

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vice-presidente da câmara visita gabinete do deputado estadual Teruo Kato

活動内容 
訪問

詳細/議題
井戸敏三兵庫県知事への  Ordem do Pinheiro勲章の授与プロセスの完了

参加者
ジルベルト・ハラ(当会議所副会頭)、テルオ・カトウ(パラナ州議会議員)

開催市
クリチバ

開催州/国
パラナ

Na manhã desta sexta-feira (05) o vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil- Japão do Paraná, Gilberto Hara, esteve em reunião com o deputado estadual Teruo Kato para tratar da entrega da Comenda da Ordem do Pinheiro ao governador da província de Hyogo (Japão), Toshizo Ido, que estará em nossa capital nos dias 22 e 23 de novembro.

A comenda faz parte das homenagens programadas em função dos 40 anos de co-irmandade envolvendo ambos os Estados (Paraná-Hyogo), e fora proposta pela câmara em março deste ano junto ao deputado Kato, que compreendendo a relevância desta importante data, se comprometeu a nortear este processo, garantindo assim, a entrega da comenda.

Para saber mais sobre os 40 anos desta harmoniosa co-irmandade, acesse:

Foto: Gabinete Teruo Kato